24/08/2010
Elisabet Resende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Ø Apreciar obras de arte contemporânea em exposição;
Ø Conhecer uma galeria - espaço cultural e promotor de arte, saber os modos de se proceder dentro de uma galeria de arte, transitar de forma adequada no espaço físico da galeria e respeitar as regras para visitação;
Ø Alargar o conhecimento sobre obra, artista, autoria, exposição;
Ø Descobrir a fotografia como linguagem plástica contemporânea;
Ø Trabalhar de forma interdisciplinar com outras áreas de conhecimento;
Ø Relatar a visita monitorada à galeria através de filmagens, fotografias e apresentação para a comunidade escolar.
· Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras.
Aulas 1, 2 e 3
Ø Providencie anteriormente:
*o ônibus e a autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos para o trabalho de campo na Galeria Ido Finotti, no Centro Administrativo;
*a troca de horários com os demais professores e a possível participação destes no trabalho de campo;
*a autorização da direção escolar para a proposta extraescola;
*a aprovação da visita às dependências da Galeria Ido Finotti, pelo responsável por este espaço (se possível, convide um dos artistas com obra exposta na galeria para dialogar com os alunos);
*Fale com os alunos sobre o local escolhido para a pesquisa;
*Envolva professores de outras áreas de conhecimento a fim de trabalhar de forma interdisciplinar nesta proposta. Ex. Ciências – Vida e Ambiente (a questão da não preservação e cortes ilegais de árvores); História – Relações Sociais - a natureza e a terra (a miséria e a pobreza dividindo o espaço da cidade); Geografia - Ambientalismo: pensar e agir (poluição visual urbana nas placas de propaganda); Língua Portuguesa - Língua oral e escrita (a escrita equivocada nas placas que poluem a cidade (postes e muros);
Ø Organize a/s turma/s e professores acompanhantes para a entrada no ônibus;
Ø Acompanhe os alunos no trajeto da escola à galeria, ressaltando a importância da proposta e as possibilidades de construção de novos conhecimentos;
Ø Favoreça o diálogo dos alunos com os artistas e/ou monitores da Ação Educativa (os artistas expositores Manuel Rocha Neto e Francesca Matarazzo aceitaram o convite para receber os alunos e falar sobre suas poéticas);
Ø Proponha o registro através de filmagem ou gravação do diálogo com os artistas;
Ø Trabalhe de forma interdisciplinar com outras áreas de conhecimento (História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa) aproveitando o enfoque dado pelos artistas expositores;
Ø Destaque o foco da pesquisa desenvolvida pelos artistas Beatriz Rauscher, Francesca Matarazzo e Manuel Rocha Neto: a pobreza, a miséria, a destruição, o corte ilegal de árvores a falta de preservação e indiferença dos poderes públicos com os problemas sociais da cidade e da população;
Ø Fale sobre as diferentes formas utilizadas pelos artistas para trabalhar a linguagem artística da fotografia (computação gráfica, plotagens, montagens, fotos artísticas e com interferência na imagem - fotomontagem, manipulação digital);
*Algumas imagens do espaço galeria visitado, obras e artistas:
Diálogo com o artista plástico Manuel Rocha Neto - Alunos do 4º Ano 2008/ESEBA-UFU
Galeria Ido Finotti – Exposição Inventários Urbanos
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Beatriz Rauscher (25 fotografias de 80 x 35 cm cada, impressas em papel fotográfico, justapostas e coladas na parede acima de 160 cm).
http://www.anpap.org.br/2008/artigos/146.pdf
Diálogo com a artista plástica Francesca Matarazzo - Alunos 4º Ano 2008/ESEBA-UFU
Galeria Ido Finotti – Exposição Inventários Urbanos
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
*Obra ao fundo da imagem:
Francesca Gargiulo, bedroom e playground; fotografias digitais impressas sobre vinil adesivo com laminação fosca, 80 x 210 cm, 2006.
http://www.anpap.org.br/2008/artigos/146.pdf
Manuel Rocha Neto, fotografia e manipulação digital, projeção aproximada de 100 x 220 cm, 2007.
http://www.anpap.org.br/2008/artigos/146.pdf
Ø Organize as turmas para o retorno à escola.
Aula 4
Ø Converse com os alunos sobre a visita à Galeria Ido Finotti e comente as obras em exposição;
Ø Projete as filmagens feitas na pesquisa de campo – visita monitorada à Galeria Ido Finotti, proporcionando aos alunos uma retrospectiva para subsidiar as reflexões (é importante retomar o trabalho também para contemplar os alunos faltosos na atividade);
Ø Comente o trabalho de visita à galeria de forma apreciativa e avaliativa;
Ø Promova um momento para a troca de fotografias entre alunos e professor: seleção, organização e montagem de um arquivo visando a construção coletiva de um Banco de Imagens em CD (Peça ajuda aos professores e/ou técnicos do Laboratório de Informática).
Aula 5
Ø Leia com os alunos o artigo de jornal: Galeria Ido Finotti recebe exposição Inventários Urbanos
http://www.uberlandia.mg.gov.br/noticia.php?id=2277
Ø Destaque a Arte Contemporânea como foco das obras expostas na Galeria Ido Finotti. Sugestão:
Ø Proponha aos alunos a exibição para a comunidade escolar das imagens da atividade desenvolvida , montando com a turma uma apresentação do trabalho durante o recreio;
Ø Confeccione com os alunos os cartazes para convite a todos os alunos do turno, objetivando a divulgação do recreio cultural junto à comunidade escolar.
Aula 6
Ø Organize com os alunos a apresentação do trabalho e divida as funções, prevendo o tempo de duração (10 minutos);
Ø Solicite aos alunos a construção de placas com dizeres contrários aos da exposição: "Corta-se árvores 9987 6542"
Ø Realize o ensaio e providencie os encaminhamentos necessários para a apresentação do trabalho no Recreio Cultural da escola ,na data agendada/combinada.
FOTOGRAFIA – Técnica industrial de captação e reprodução, em emulsões sensíveis de imagens formadas no interior de uma câmara escura. O processo fotográfico foi inventado nos anos trinta do século XIX, por Talbot, na Inglaterra, Niepce e Daguerre, na França. A primeira máquina fotográfica, o daguerreótipo, patenteada por Daguerre em 1839, tornou-se um instrumento –preciso e acessível de reprodução de imagens, que foi usado por importantes artistas fotógrafos como Nadar, Carjat e Lê Gray. O fotógrafo Disdéri foi o primeiro a difundir a fotografia como produto de cultura em massa, inventando o cartão de visita, que substituiu a pintura do retrato convencional. A fotografia foi questionada por artistas acadêmicos, que julgaram esse instrumento de captação da realidade como uma ameaça à pintura. Mas a fotografia foi usada pelos artistas impressionistas e pelos artistas da vanguarda européia (cubistas, dadaístas e surrealistas). Os dadaístas alemães inventaram a fotomontagem (colagem de fragmentos de fotografias), usada como provocação e instrumento artístico de ação política e de crítica social. Posteriormente, a fotografia foi utilizada também pelos artistas pop e hiperrealistas, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a fotografia explodiu nos setenta do século passado, afirmando-se como obra de arte autônoma ou como audiovisual, através do trabalho de Miguel Aun, Beatriz Dantas, George Helt, entre outros. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.84)
O trabalho de campo em museus e galerias de arte como ação educativa é um instrumento rico para a construção de um percurso criador informado e contextualizado à produção artística e ao ensino-aprendizagem em arte. Neste sentido, a avaliação se dá através de diálogos e autoavaliação à luz das atividades e reflexões propostas a fim de se verificar o grau de interesse e apreensão do conteúdo investigado, a capacidade de trabalho em grupo e o comportamento adquirido dentro e fora do espaço escolar, bem como, avançar nas possibilidades de interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!