23/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Identificar o modelo de corpo divulgado pela mídia em geral;
Discutir a concepção e as características de corpos perfeitos colocados pela sociedade;
Repensar sobre como estamos percebendo nosso corpo nesse contexto;
Avaliar se a globalização está interferindo em sua identidade corporal.
Acessar a aula publicada no Portal do Professor “Você tem um corpo ou você é um corpo?” Disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21588.
Reunir os alunos na sala de vídeo da escola para assistirem, por 15 minutos, qualquer programa de televisão.
Solicitar aos alunos que fiquem atentos, aos corpos presentes no filme, novela, telejornal, propaganda ou em qualquer outro programa que está sendo transmitido no momento.
Solicitar que registrem na memória, o tipo de corpo mostrado na TV, durantes os 15 minutos assistidos.
Organizar os alunos em círculo e iniciar debate, utilizando as respostas dadas às perguntas abaixo:
A) Que corpos aparecem com maior frequência na televisão?
B) Qual é a característica desses corpos?
C) Qual é o modelo de corpo mostrado pela televisão?
Ao final, solicitar que os alunos apresentem suas conclusões sobre o debate.
Após a fala dos alunos, questionar se eles:
Apresentar o filme do poema “Eu, etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=nUtOvvY0zfo, acesso em 18 jul. 2010.
Após apresentação desse filme, iniciar o debate, relacionando-o com o modelo de corpo, que esteve presente nas observações realizadas na aula anterior, refletindo sobre as seguintes questões:
Cada aluno deverá, ao final do debate, registrar em um texto de no máximo 30 linhas, as questões mais importantes e significativas que, na sua opinião, estiveram presentes no debate sobre o corpo.
Sugestões de textos:
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1994. Disponível em: < http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=JoOsY1qNnCIC&oi=fnd&pg=PA9&dq=corporeidade&ots=LbC_B2p71Y&sig=Wb-kOMv7ssc5p4G54S3oHt6U-_Q#v=onepage&q&f=false >. Acesso em 14 ago. 2010.
BLESSMANN. E. J. Corporeidade e envelhecimento: o significado do corpo na velhice. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 6, p. 21-39, 2004. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4737/0>. Acesso em 14 ago. 2010.
Avaliar se os alunos conseguiram registrar no texto, os diferentes modelos de corpo divulgados pela mídia, as implicações da globalização em nossa identidade corporal e, como percebe seu corpo frente as discussões realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!