Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meu corpo é perfeito?

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o modelo de corpo divulgado pela mídia em geral;

Discutir a concepção e as características de corpos perfeitos colocados pela sociedade;

Repensar sobre como estamos percebendo nosso corpo nesse contexto;

Avaliar se a globalização está interferindo em sua identidade corporal.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Acessar a aula publicada no Portal do Professor “Você tem um corpo ou você é um corpo?” Disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=21588

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Reunir os alunos na sala de vídeo da escola para assistirem, por 15 minutos, qualquer programa de televisão.

Solicitar aos alunos que fiquem atentos, aos corpos presentes no filme, novela, telejornal, propaganda ou em qualquer outro programa que está sendo transmitido no momento.

Solicitar que registrem na memória, o tipo de corpo mostrado na TV, durantes os 15 minutos assistidos.

Organizar os alunos em círculo e iniciar debate, utilizando as respostas dadas às perguntas abaixo:

A) Que corpos aparecem com maior frequência na televisão?

  1. Homens ou mulheres?
  2. Bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos?
  3. Negros, brancos, índios, pardos etc.?
  4. Portadores de deficiência física, visual, auditiva, mental?

B) Qual é a característica desses corpos?

  1. Magros, gordos, bonitos, feios, doentes, saudáveis?
  2. Estáticos ou em movimento?
  3. Nus, seminus, vestidos?
  4. Cansados, dispostos, animados, desanimados, felizes, tristes?
  5. Empregados, desempregados, rico, pobre, miserável?

C) Qual é o modelo de corpo mostrado pela televisão?

Ao final, solicitar que os alunos apresentem suas conclusões sobre o debate.

Após a fala dos alunos, questionar se eles:

  1. Conhecem o seu corpo?
  2. Estão felizes com seu corpo? Por quê?
  3. Quais são as limitações de seu corpo?
  4. Quais são as possibilidades de seu corpo?
  5. Se você pudesse, mudaria algo em seu corpo? O que? Por quê?

Aula 3

Apresentar o filme do poema “Eu, etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=nUtOvvY0zfo, acesso em 18 jul. 2010.

Após apresentação desse filme, iniciar o debate, relacionando-o com o modelo de corpo, que esteve presente nas observações realizadas na aula anterior, refletindo sobre as seguintes questões:

  1. Quais mudanças a sociedade globalizada vem trazendo para nosso corpo?
  2. O seu corpo está dentro do modelo proposto pela mídia? Por quê?
  3. Você tem um corpo perfeito? Por quê?

Cada aluno deverá, ao final do debate, registrar em um texto de no máximo 30 linhas, as questões mais importantes e significativas que, na sua opinião, estiveram presentes no debate sobre o corpo. 

Recursos Complementares

Sugestões de textos:

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1994. Disponível em: < http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=JoOsY1qNnCIC&oi=fnd&pg=PA9&dq=corporeidade&ots=LbC_B2p71Y&sig=Wb-kOMv7ssc5p4G54S3oHt6U-_Q#v=onepage&q&f=false >. Acesso em 14 ago. 2010.  

BLESSMANN. E. J. Corporeidade e envelhecimento: o significado do corpo na velhice. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 6, p. 21-39, 2004. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4737/0>. Acesso em 14 ago. 2010. 

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram registrar no texto, os diferentes modelos de corpo divulgados pela mídia, as implicações da globalização em nossa identidade corporal e, como percebe seu corpo frente as discussões realizadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.