31/07/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Desmistificar os valores e crenças, da questão do HIV, que estão embutidas no grupo.
Compreender que existe um leque mais amplo possível de informações a respeito de possibilidades, direitos, pressões, preconceitos e discriminações que pessoas vivendo com HIV possuem.
Discutir com os jovens a discriminação social e o preconceito de que são vítimas os portadores do HIV e os doentes da AIDS, despertando a solidariedade para com essas pessoas.
Refletir que a informação é a chave para diminuição do preconceito e da melhoria da qualidade de vida para homens e mulheres em geral.
Entender que a vida continua para quem é HIV+, e que atualmente, com o avanço da medicina em relação aos tratamentos oferecidos, houve um aumento não só na expectativa de vida, mas também na qualidade de vida de pessoas soropositivas.
Explorar os mitos que ainda existem em relação à Aids como, por exemplo, que só as pessoas “promíscuas” podem ter o vírus da Aids ou que Aids é coisa de “homossexual”;
Refletir que o apoio psicológico, afetivo dos amigos e da família são fundamentais para superar o choque inicial e tocar a vida adiante, então devemos valorizar o potencial de superação que cada pessoa, oferecendo o apoio necessário para o enfrentamento desta nova etapa da vida.
Esclarecer que as informações sobre as doenças devem ter sempre como foco a promoção da saúde e de condutas preventivas, enfatizando-se a distinção entre as formas de contato que propiciem risco de contágio daquelas que, na vida cotidiana, não envolvem risco algum.
Não há necessidade de conhecimentos para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
Uso da sala de vídeo e/ou de informática.
Atividade 1: Dinâmica – Tribunal do Júri – adaptado do manual ZIG ZAIDS da fundação FIOCRUZ, disponível em: http://www.fiocruz.br/piafi/zigzaids/index.html
Professor/a esta atividade tem como objetivo entender que as pessoas com HIV e AIDS podem ter vidas mais satisfatórias e produtivas, se contarem com a solidariedade da família e da comunidade onde vivem, bem como eliminar os mitos e a desinformação sobre o tema.
Dessa forma, para realizá-la vamos dramatizar um julgamento, no qual a problemática será a questão: “As escolas devem aceitar, sem restrições, pessoas (alunos/as, professores/as, funcionários/as) portadores do HIV.”
Para montarmos o tribunal, sugerimos que o/a professor/a trabalhe em quatro grupos, tais como:
. Grupo de defesa
. Grupo de acusação . As testemunhas
. O júri
Para preparar a tarefa, os grupos, da Defesa e Acusação deverão:
Júri:
1. Estabelecer quais serão os critérios para julgar a problemática. São exemplos de critérios: consistência das argumentações, veracidade dos exemplos etc.
Testemunhas:
1. Levantar argumentos de defesa e acusação. As testemunhas trabalharão com o improviso. Serão solicitadas pela defesa/acusação identificadas e deverão assumir o papel que lhes for delegado. Assim, improvisarão seus depoimentos de defesa/acusação.
Regras de Funcionamento do Tribunal:
Observação:
Propostas de algumas questões que podem ser desenvolvidas tanto pela acusação, quanto pela defesa:
É seguro conviver com o portador do vírus HIV?
O que fazer ao saber que alguém tem AIDS na escola?
O portador do vírus precisa de uma atenção especial?
Quais os riscos do portador de HIV ao frequentar a escola?
Quem deve saber da existência de um portador de HIV na escola?
Todos os membros da escola devem fazer o teste anti-HIV? O contato social pode transmitir a AIDS?
Que direitos legais têm o portador de HIV?
Como proceder quando um portador de HIV sofrer um sangramento? Será que a vida "acaba" quando alguém se torna soropositivo (portador do vírus HIV)?
Que possibilidades essa pessoa tem?
O que muda na vida de um soropositivo (na escola, na família, na comunidade, na vida profissional)?
Que sentimentos afloram em cada um (vergonha, desespero, raiva, mágoa, solidariedade, outros)?
Professor/a ao longo dessa atividade, propomos algumas mensagens que precisam serem desenvolvidas com os/as alunos/as:
Atividade 2 : Sou soropositivo: e agora? Dinâmica extraída do manual “Prevenindo e vivendo com HIV/AIDS – série trabalhando com homens jovens. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PrevenindoeVivendocomHIVAIDS.pdf
Professor/a o objetivo dessa atividade é refletir sobre a construção de projetos de vida para jovens soropositivos, incluindo as rupturas necessárias e as conquistas possíveis nesta etapa da vida.
Materiais necessários:
sala ampla ou espaço tranquilo e criatividade.
Dicas para auxiliar o desenvolvimento da atividade: Muitas pessoas imaginam que a partir do momento que se sabe soropositivo a vida acaba: a vida profissional, acadêmica, pessoal, afetiva, sexual, familiar etc. Certamente se reconhecer soropositivo produz um forte impacto emocional, mas não acaba com a vida. Projetos podem e devem ser iniciados na construção de uma nova etapa de vida onde, de fato, algumas rupturas são necessárias para que se possam adquirir as conquistas possíveis dentro dos limites de cada um. O apoio psicológico, afetivo dos amigos e da família são fundamentais para superar o choque inicial e tocar a vida adiante. Atualmente, em grande parte da região das Américas e, em outras regiões também, existe uma série de serviços governamentais e não governamentais para pessoas vivendo com HIV e AIDS, oferecendo todo um suporte psicológico, jurídico, clínico e familiar na sua própria comunidade. Neste sentido, cabe explorar e valorizar o potencial de superação que cada pessoa, oferecendo o apoio necessário para o enfrentamento desta nova etapa da vida.
Etapas da atividade:
Após o término da atividade o/a professor/a elencará algumas questões para discussão, tais como:
Figura 1: AIDS: qual seria a melhor prevenção?
Fonte: http://galpaoredativo.blogspot.com/2009/06/aids-qual-seria-melhor-prevencao.html
Como fechamento dessa atividade, o/a professor/a poderá perguntar ao grupo como se sentiram ao imaginar a possibilidade de serem soropositivos ou de saber que sua/seu namorada/ o é soropositivo. Aponte para o grupo que a vida continua para quem é HIV+, e que atualmente, com o avanço da medicina em relação aos tratamentos oferecidos, houve um aumento não só na expectativa de vida, mas também na qualidade de vida de pessoas soropositivas. Se possível, traga exemplos positivos de pessoas conhecidas da sua comunidade ou de seu país ou região.
ATIVIDADE 3: Prevenindo e convivendo com HIV/AIDS
Professor/a, como continuidade das aulas sugerimos que apresente um vídeo (Figura 2) com duração de um minuto e três segundos, da série: Viver com AIDS – MTV Pública: AIDS. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=H5UhcsL9Q0g
Figura 2: Vídeo da série - Viver com AIDS
Após assistir ao vídeo, o/a professor/a perguntará aos/as alunos/as o que sabem sobre os preconceitos associados ao HIV/AIDS, e, posteriormente indagá-los/as sobre o que acharam do vídeo. Após os relatos dos/as alunos/as, sugerimos que o/a professor/a faça algumas perguntas:
Professor/a não deixe de explorar que, apesar da AIDS estar constantemente sendo discutida pela mídia, inclusive com relatos de experiências de pessoas convivendo com o vírus há mais de uma década, ainda é bastante forte o preconceito com relação às pessoas contaminadas.
Websites e centros de Referências
Instituto PROMUNDO
PROMUNDO é uma organização não governamental brasileira, filiada ao John Snow Research and Training Institute que colabora com várias organizações nacionais e internacionais nas áreas de saúde pública, direitos humanos, desenvolvimento social e prevenção de HIV/AIDS.
Website: http://www.promundo.org.br/
Sociedade Viva Cazuza
A S.V.C. é uma ONG de caráter filantrópico, com título de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal e Certificado de Filantropia destinada a prestar ajuda em várias instâncias aos portadores do vírus da AIDS e realizar programas de prevenção ao HIV.
Website: http://www.vivacazuza.org.br/
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
Dica:
O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
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