Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


No mundo dos contos de fada: elementos estruturantes dos contos de fada

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber os contos de fadas como uma narrativa em que algo mágico acontece e transforma a realidade;
  • Reconhecer as características dos contos de fadas;
  • Conhecer alguns dos recursos lingüísticos dos contos de fadas (era uma vez, de repente, certo dia, num lugar muito distante, viveram felizes para sempre), passando a identificá-los nos contos lidos em sala de aula;
  • Compreender a leitura e a escrita como prática social
Duração das atividades
A atividade será dividida em quatro momentos com duração de 10 a 15 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o aluno conheça alguns contos de fada.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Leitura de um conto de fada

O professor deverá iniciar a aula fazendo a leitura de um conto e, em seguida, realizar alguns questionamentos como:

  • Vocês já conheciam essa história? Do que ela trata?
  • Como ela começa? Como termina?
  • Quais os personagens?

 À medida que as crianças forem respondendo o professor registra em uma folha para que essas respostas sejam retomadas ao final da aula.

2º Momento: Conhecendo a estrutura de um conto de fada

O professor deverá, então, apresentar aos alunos algumas características comuns a esses contos.

Estrutura básica dos contos de fadas:

Início - nele aparece o heroi (ou heroína) e sua dificuldade ou restrição. Problemas vinculados à realidade, como estados de carência, penúria, conflitos etc., que desequilibram a tranquilidade inicial, como por exemplo, uma proibição é imposta ao heroi ;

Ruptura - é quando o heroi se desliga de sua vida concreta, sai da proteção e mergulha no completo desconhecido;

Confronto e superação de obstáculos e perigos - busca de soluções no plano da fantasia com a introdução de elementos imaginários, como por exemplo, quando são dados poderes mágicos ao heroi ou são introduzidas fadas ;

Restauração - início do processo de descobrir o novo, possibilidades, potencialidades e polaridades opostas;

Desfecho - volta à realidade. União dos opostos, germinação, florescimento, colheita e transcendência, como por exemplo, o heroi se casar.

3º Momento: Produzindo um conto

Após as crianças conhecerem as estruturas básicas de um conto de fadas, o professor irá propor que elas criem e/ou recriem um conto de fadas que  posteriormente será utilizado para a construção de um livro com as ilustrações também das crianças. Nesse momento o professor além de mediador na construção da história, também assumirá o papel de escriba, sempre salientando a importância da leitura e da escrita como prática social.

Como o custo para a impressão da história seria alto, o professor poderá utilizar o programa de power point para que a história seja contada também para outras salas de aula.

4º Momento: Ilustrando o texto

Em seguida, o professor irá fazer a leitura oralmente para que as crianças analisem o texto e caso seja necessário acrescentem falas e ações. Com o texto concluido, as crianças irão se dividir me grupos para ilustrar a história.

Fonte: Arquivo pessoal

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar:

  • O envolvimento das crianças na atividade;
  • se elas reconhecem as estruturas básicas de um conto de fadas;
  • se conseguiram desenvolver atitudes de cooperação no trabalho durante a construção da história.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.