Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é importante saber sobre Qualidade de Vida?

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Ana Paula Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar qualidade de vida;

Identificar o sentido e significado do termo qualidade de vida no seu cotidiano;

Conhecer os fatores que caracterizam a noção de Qualidade de Vida e a relação com a sua vida cotidiana.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio será necessário para realizar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Reunir os alunos na sala de aula e apresentar o tema que será estudado. Instigue-os a falar sobre o que conhece sobre o termo Qualidade de Vida.

Proponha que respondam as seguintes questões:

  1. O que é Qualidade de Vida?
  2. Quais fatores interferem na sua Qualidade de Vida?

No momento em que os alunos estão socializando suas respostas, o professor construirá, em cartolinas, dois quadros. No primeiro registrará o conceito de qualidade de vida e no segundo, quais fatores interferem na sua Qualidade de Vida.

Discutir e definir com todos os alunos o conceito provisório de Qualidade de Vida e quais são os fatores que, nesse momento, entendem que interferem em sua Qualidade de Vida.

Para a próxima aula, solicitar aos alunos que tragam uma pesquisa sobre como outros autores conceituam a Qualidade de Vida e quais são os fatores que, para eles, interferem na qualidade de vida das pessoas. Para realizar esta pesquisa deve consultar livros, internet ou perguntar à pessoas de sua família.

Aula 2

Reunir os alunos para assistirem um filme sobre qualidade de vida. Solicitar que identifiquem o conceito e quais são os fatores que interferem na qualidade de vida das pessoas evidenciados no filme apresentado.

Sugestões de vídeos:

Motivação para a Viver - Qualidade de Vida. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=vNGYjCEqin4. Acesso em 18 jul. 2010. 

Filtro Solar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-wTbW0hEQTk&feature=related. Acesso em 18 jul. 2010.  

Organizar os alunos em grupos de trabalho com quatro participantes e:

  1. Resgatar as discussões e reflexões realizadas na aula anterior (conceitos individuais e quadro);
  2. Respeitando os conceitos individuais sobre qualidade de vida, construir o conceito de seu grupo para esse tema;
  3. Avaliar e redefinir quais são os fatores que interferem na qualidade de vida das pessoas;
  4. Apresentar e debater as conclusões de seu grupo com os demais colegas de sala.

Durante a apresentação dos grupos, o professor deverá intervir e sintetizar o debate, explicitando ao final:

  1. Os principais pontos abordados;
  2. As aproximações e distanciamentos e, se necessário, redefinir os conceitos construídos na aula anterior;
  3. Os fatores que interferem na qualidade de vida das pessoas em categorias, que, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são manifestadas em seis domínios – físico, psicológico, nível de independência, relações sociais, ambiente e espiritual/religião/crenças pessoais.

Sugestão de texto e site para o professor:

BRANDÃO, M. G. C. Educação Corporal voltada para a Qualidade de Vida. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 2 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23-48.

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998. Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html#1. Acesso em 18 de jul. 2010.   

Informar aos alunos que, na próxima aula, irão preencher um diagrama e responder um questionário para avaliação e reflexão sobre a qualidade de suas vidas. 

Aula 3

Convidar o aluno, a preencher o diagrama e, após refletir sobre o mesmo, responder um questionário que será entregue pelo professor.

Sugestão de roteiro de trabalho (ALVES, 2004): Preencher o diagrama a baixo, respeitando as seguintes orientações:

A) De segunda a sexta-feira, escolha um dia da semana para preencher este diagrama: ________________

B) Utilize lápis de cor para colorir as atividades que você desenvolveu neste dia e, logo após, marque a quantidade de horas na legenda abaixo. Para isso, respeite as orientações abaixo:

  1. Imagine que você escolheu o dia de segunda-feira. Comece a colorir a partir de 00:00. Se você estiver dormindo entre 00:00 até às 06:00, todos os espaços deverão ser preenchidos com a cor azul escuro;
  2. Faça o mesmo com todas as outras atividades desenvolvidas ao longo de seu dia, colorindo com as cores correspondentes, os tempos destinados a elas;
  3. Se você realiza mais de uma atividade num determinado momento, colora o espaço de hora, com todas as cores sugeridas e registre em minutos na legenda.

Fonte: ALVES, V. de F. N. A. A construção dos sentidos de corpo na sociedade ocidental. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 1 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.27.

Transcreva, para a legenda abaixo, o total de horas em cada atividade presente em seu diagrama:

COR

ATIVIDADE

Nº DE HORAS

Preto

Alimentação

Laranja

Atividade Doméstica

Roxo

Atividade Religiosa

Vermelho Escuro

Atividades Físicas

Cinza 

Atividades Políticas

Azul Claro

Descanso

Amarelo Ouro

Doença / Médico / Dentista / Psicólogo / Fisioterapeuta

Verde Escuro

Estudos complementares: Computação, Música etc.

Rosa

Estudos: escola e tarefas escolares

Verde Bandeira

Ficou mal humorado, nervoso, desesperado, ansioso etc.

Amarelo

Higienização

Vermelho

Lazer / Ócio / Fazer o que quiser

Sépia

Passear / Visitas / Reunir com amigos, parentes etc.

Azul Escuro

Dormir

Marrom

Trabalho Remunerado

Verde Claro

Trabalho Voluntário

Branco

Transporte / Locomoção

Após preencher a legenda acima, responda o questionário abaixo:  

A) Como anda sua qualidade de vida? Existe algum aspecto, que você está sentindo necessidade de mudar? Qual?

B) Durante o preenchimento desse diagrama:

  1. Que sensações e sentimentos você teve?
  2. Você resistiu a algum desejo ou necessidade de seu corpo?
  3. Você se preocupou com seu corpo? O que você fez?
  4. Teve esta atitude por prazer, obrigação ou influenciado por outros fatores?

 C) Na última semana:

  1. Você tem tido algum tipo de dor, desconforto, fadiga ou falta de sono?
  2. Como você percebeu sua autoestima e aparência?
  3. Teve algum tipo de dependência para se locomover, trabalhar, medicar-se?
  4. Teve um bom relacionamento com seus amigos, familiares e/ou conhecidos?
  5. Teve algum tipo de aborrecimento com o local em que mora?
  6. Em algum momento você recorreu a suas crenças pessoais para superar alguma dificuldade?

Aula 4 e 5

Solicitar a cada o aluno que,  após analisar o seu diagrama, o apresente aos demais colegas e o entregue ao professor, juntamente com o questionário respondido.

Durante a apresentação dos diagramas e respostas das questões presentes no questionário, o professor deverá intervir para fomentar a reflexão sobre os dados e/ou características em comuns, com relação ao tempo destinado a satisfação:

  1. Das necessidades básicas (fisiológicas, comer, dormir, beber) no momento em que se manifestam;
  2. Das necessidades do trabalho, do estudo, do lazer etc.;
  3. Das necessidades de afeto, carinho;
  4. Do prazer em cuidar de si mesmo;
  5. Da necessidade de movimento, alongamento, e realização de atividades físicas.

Aula 6

Sugerir que o aluno reflita e faça uma autoavaliação de sua qualidade de vida, propondo ações que propiciem um novo planejamento de suas atividades, com vistas a melhorar sua qualidade de vida.

Comparar esse novo planejamento com o diagrama construído anteriormente e avaliar em que aspectos esse planejamento, contribui para melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Recursos Complementares

Sugestões de textos:

MARCELLINO, N. C. Lazer e qualidade de vida. MOREIRA, W. W. Qualidade de vida: complexidade e educação. Campinas: Ed. Papirus, 2001, p. 45-59.

MOREIRA, W. W. Qualidade de vida: complexidade e educação. Campinas: Ed. Papirus, 2001.

ALVES, V. de F. N. A. A construção dos sentidos de corpo na sociedade ocidental. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 1 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.21-52.

Sugestões de sites sobre Qualidade de Vida:

Qualidade de Vida. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_vida. Acesso em: 18 jul. 2010.

Qualidade de vida - QV: O que é qualidade de vida? Revisado em Ago. 2007. Disponível em: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/21620. Acesso em 18 de jul. 2010.

Desafio da qualidade de vida. Disponível em: http://www.pime.org.br/missaojovem/mjecologiavida.htm. Acesso em 18 jul. 2010.   

Sobre os instrumentos de avaliação da qualidade de vida segundo a OMS:

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998: WHOQOL – 100 (OMSQDV-100). Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol-100.html. Acesso em: 18 jul. 2010.

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998: WHOQOL – abreviado. Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol84.html. Acesso em 18 jul. 2010.

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998: Steps for checking and cleaning data and computing facet and domain scores. Disponível em: http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol86.html. Acesso em 18 jul. 2010.  

         

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu se posicionar frente às discussões, emitindo sua opinião, ouvindo a opinião dos colegas e respeitando as definições aprovadas coletivamente;

Avaliar se o aluno conseguiu perceber como anda sua qualidade de vida, se as atividades que realiza interferem nesse quesito e, como ele pode reorganizá-las, com vistas a uma melhora.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • norma terezinha garcia rosar, IFSC , Santa Catarina - disse:
    normarosar@hotmail.com

    01/05/2012

    Cinco estrelas

    QUALIDADE DE VIDA...aula super legal, usei todas as ideias sugeridas e realmente ficou muito interessante,a diversidade de conhecimentos e opinioes fizeram a diferença,sendo os alunos de uma comunidade muito carente e outros de uma comunidade com poder aquisitivo melhor,a questao ser humano se destacou no sentido, atitudes referentes aos relacionamentos E PRINCIPALMENTE a questao de tolerancia e segurança que se sobressairam e que nao estavam em tanta evidencia, os videos do you tube foram super


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.