Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lazer: uma pesquisa em minha escola

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Ana Paula Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o que é lazer e sua influência na vida cotidiana da comunidade escolar;

Pesquisar o conceito, o sentido e o significado do lazer, bem como sua relação e interferência na vida cotidiana das pessoas;

Avaliar qual é a interferência do lazer na qualidade de vida das pessoas;

Falar sobre o que pensa e sente e saber ouvir as opiniões dos outros colegas.

Duração das atividades
Nove aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio será necessário para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 ,  2  e 3

Organizar os alunos em duplas e solicitar que respondam cada questão em uma folha de papel separada, as seguintes perguntas:

  1. O que é lazer?
  2. O lazer é importante para a vida das pessoas? Por quê?
  3. Você tem momentos de lazer? Quais?
  4. O que sente quando está no seu momento de lazer?

A partir dos registros de cada dupla coletados, organize quatro painéis, um para cada questão. Veja a sugestão de painel abaixo:

Solicitar que cada dupla leia suas respostas e as coloque no seu respectivo painel.

Propor aos alunos que se organizem em quatro grupos. Solicitar a cada grupo que:

  1. Escolha uma pergunta do painel para realizar seus trabalhos.
  2. Classifique e hierarquize as categorias presentes nas respostas da pergunta escolhida pelo seu grupo. Para isso é necessário que identifiquem as diferentes respostas presentes no painel e quantifique as respostas que repetem, classificando primeiramente as que tiveram uma maior incidência.
  3. Faça uma rápida leitura de todos as respostas expostas nos painéis. Cada grupo terá 5 minutos para realizar essa leitura;
  4. Retornem para seus lugares e discuta com seus colegas de grupo o conceito de Lazer.
  5. Prepare e apresente este conceito aos colegas utilizando a dramatização como forma de comunicação;
  6. Receba do professor um pincel e papel craft para registrar, em letra bem grande, o conceito de Lazer construído pelo grupo, e entregue ao professor para que seja fixado no quadro da sala (ou na parede da quadra).

Após assistir a apresentação dos grupos, o professor deverá apresentar os conceitos elaborados pelos grupos aos alunos para que identifiquem os princípios que são consensuais, os que são contraditórios e quais deverão fazer parte do conceito de lazer.

Definir com os alunos qual princípio estará presente no conceito de lazer que será construído coletivamente. Feito isso, construir o conceito de lazer e avaliar em conjunto com os alunos, se o mesmo contempla todos os princípios destacados durante a discussão.

Selecionar conceitos de lazer de outros autores, apresentar aos alunos e confrontar com o conceito construído pelo grupo, identificando suas aproximações, distanciamentos e se há necessidade de ampliação do conceito construído anteriormente.

Sugestões de textos conceituais:

Wikipédia. Lazer. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lazer. Acesso em 17 jul. 2010.  

OLEIAS, V. J. Conceito de lazer. Disponível em: http://www.cds.ufsc.br/~valmir/cl.html. Acesso em 17 jul. 2010.  

MARCELLINO, N. C. O conceito de lazer nas concepções da educação física escolar: o dito e o não dito. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/dcefs/Prof._Adalberto_Santos2/13-o_conceito_de_lazer_nas_concepcoes_da_ef_escolar-o_dito_e_o_nao_dito10.pdf. Acesso em 17 jul. 2010. 

Aulas 4 e 5

Propor aos alunos a realização de uma pesquisa com as pessoas da comunidade escolar (pais, alunos, professores e servidores técnicos administrativos) para que possam verificar o conceito, o sentido e significado do lazer, bem como sua relação e interferência na vida cotidiana em cada um.

Distribuir papel e pincel para cada aluno e pedir que escreva duas questões que gostaria de perguntar para essas pessoas. Solicitar que as fixem no quadro negro.

Categorizar e hierarquizar as questões pontuadas pelos alunos.

Coletivamente, construir o questionário para coleta de dados junto à comunidade escolar.

Sugestão de perguntas importantes que devem fazer parte deste questionário:

  1. Identificação do gênero, idade e profissão do entrevistado.
  2. O que é lazer?
  3. De quer forma ocupa seu tempo livre?
  4. O lazer é importante para sua vida cotidiana? Por quê?
  5. Qual é seu lazer preferido?
  6. Quais são os locais que você utiliza para o seu lazer?
  7. O que você sente quando está no seu momento de lazer?
  8. Qual é o lazer que você não faria?
  9. Como você se sente quando não tem lazer?
  10. Em sua opinião, existe relação entre lazer e qualidade de vida?
  11. Esse assunto é importante para você? Por quê?

Imprimir o questionário e organizar três grupos para realizar a coleta de dados da pesquisa. Cada grupo deverá realizar essa pesquisa com um segmento da comunidade escolar: alunos, pais ou funcionários da escola.

Fazer um cronograma para realização da pesquisa contendo as data de início e término, bem como os horários de realização da coleta de dados e a quantidade de questionários a serem preenchidos por cada segmento da comunidade escolar.

Sugerimos:

  1. Dividir os/as alunos/as em quatro grupos contendo de seis a oito componentes em cada;
  2. Realizar a coleta de dados durante o horário do recreio e da aula educação física;
  3. Dividir a quantidade de questionários destinados aos funcionários da escola entre as diferentes funções: professor, secretário, porteiro, vigilante, cozinheiro, serviços gerais etc.;
  4. Dividir a quantidade de questionários destinados aos alunos entre as faixas etárias presentes na escola: 7 a 9 anos, 10 e 11 anos, 12 a 13 anos, acima de 14 anos;
  5. Enviar os questionários dos pais pelos alunos com data de devolução definida;
  6. Coletar dados de no mínimo cinco por cento do número total de cada segmento da comunidade escolar. Definir junto aos alunos a forma de abordar as pessoas quando for solicitar que respondam o questionário.

Aulas 6, 7 e 8

Reunir os quatro grupos de pesquisa e solicitar a cada grupo que organize os questionários respondidos para:

A) Confirmar a quantidade de questionários respondidos por cada segmento.

B) Registrar como o grupo se organizou, quais foram a dificuldades e facilidades encontradas durante a realização da entrevista.

C) Copilar os dados coletados junto ao segmento pesquisado. Para isso é necessário:

  1. Reunir com cada grupo no laboratório de informática;
  2. Utilizem o programa Word ou Excel para realizar a compilação dos dados;
  3. Solicitar que reescrevam cada pergunta numa página;
  4. Solicitar que abaixo da pergunta construam uma tabela com três colunas: uma para a resposta, a outra para quantificar a incidência de respostas e a última para o valor porcentual de todas as respostas;
  5. Solicitar que os alunos façam a leitura da resposta de cada pergunta, transcrevendo-a para suas respectivas tabelas;
  6. Ao final, solicite que os alunos calculem o valor percentual de cada uma dos dados coletados.
  7. Solicitar que analisem e reflitam sobre os dados coletados na pesquisa, construindo um relatório que sintetize esse resultado e entregá-lo ao professor;
  8. Comparar e avaliar se o conceito construído anteriormente se aproxima ou não dos conceitos presentes na pesquisa realizada.

D) Cada grupo deverá organizar o resultado da pesquisa em Power Point e eleger um representante para apresentar este resultado na Mesa Redonda que acontecerá na próxima aula.

E) Utilizar a dinâmica da Mesa Redonda para apresentar a pesquisa. Essa apresentação deverá ser organizada contendo as seguintes informações:

  1. Como o grupo se organizou para realizar a entrevista;
  2. Quais foram às dificuldades e facilidades encontradas;
  3. A síntese da pesquisa contendo o resultado de cada pergunta;
  4. A reflexão do grupo sobre o sentido e o significado do lazer no cotidiano da vida das pessoas pesquisadas;
  5. A relação do lazer com a qualidade de vida das pessoas pesquisadas e;
  6. A avaliação da contribuição, da pesquisa realizada, para a ampliação do conceito de lazer construído pelos alunos durante as aulas de Educação Física.

Aula 9

Realizar a Mesa Redonda para a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa de cada grupo. Nesse sentido, cada representante terá dez minutos de fala para socializar o resultado da pesquisa de  acordo com as seguintes orientações:

  1. Informar como o grupo se organizou para realizar a entrevista;
  2. Informar quais foram às dificuldades e facilidades encontradas;
  3. Apresentar a síntese da pesquisa contendo o resultado de cada pergunta;
  4. Apresentar o resultado das discussões do grupo sobre o sentido e o significado do lazer no cotidiano da vida das pessoas pesquisadas;
  5. Identificar a relação do lazer com a qualidade de vida das pessoas pesquisadas e;
  6. Avaliar se a pesquisa realizada contribuiu para ampliar o conceito de lazer construído pelos alunos durante as aulas de Educação Física.

O professor exercerá a função de coordenador dessa mesa redonda e, ao final da mesma, deverá fechar o debate fazendo um breve comentário sobre a temática do Lazer, os resultados da pesquisa realizada, bem como da participação, envolvimento e postura dos alunos durante todo o processo.

Sugestão de site que explica a dinâmica da mesa redonda: http://celso-gomes.blogspot.com/2008/01/dinmicas-em-grupo-mesa-redonda.html. Acesso em 17 jul. 2010.

Encerrado o debate, apresentar os resultados da pesquisa para a comunidade escolar através de cartazes, mural, jornal, página internet etc. 

Recursos Complementares

Sugestões de leitura sobre o tema Lazer:

OLIVEIRA, C. B. de. Sobre lazer, tempo e trabalho na sociedade de consumo. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/dcefs/Prof._Adalberto_Santos2/21-_sobre_lazer_tempo_e_trabalho_na_sociedade_de_consumo.pdfAcesso em 17 jul. 2010. 

FARIA, E. R. de; et. all. Educação, exercício, lazer e qualidade de vida nas séries iniciais do ensino fundamental: teoria e prática. Revista Especial de Educação Física. Uberlândia: UFU/FAEFI/NEPECC/PROEX. v. 2, n. 2. p. 241-253, 2005. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2004/4.exerc_lazer_qualid/4.4_educ_exercicio_lazer.pdf. Acesso em: 17/07/2010.

 

Avaliação

A avaliação acontecerá através da observação do professor, durante todo o processo de coleta de dados, de análise dos dados, da apresentação e discussão do resultado da pesquisa realizada pelos grupos. Deverá ser observado:

  1. A participação dos alunos, individualmente e em grupo, em todas as etapas das aulas;
  2. A postura e envolvimento dos alunos antes e durante a realização da pesquisa e da mesa redonda;
  3. A capacidade de cada aluno e/ou do grupo de saber falar e saber ouvir a opinião do outro, bem como de resolver os problemas surgidos durante as aulas;
  4. Se houve ampliação do conhecimento do aluno sobre o conceito, sentido e significado do lazer na vida cotidiana das pessoas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.