30/11/2010
Elizabet Rezende de Faria, Ana Paula Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Compreender o que é lazer e sua influência na vida cotidiana da comunidade escolar;
Pesquisar o conceito, o sentido e o significado do lazer, bem como sua relação e interferência na vida cotidiana das pessoas;
Avaliar qual é a interferência do lazer na qualidade de vida das pessoas;
Falar sobre o que pensa e sente e saber ouvir as opiniões dos outros colegas.
Nenhum conhecimento prévio será necessário para essa aula.
Organizar os alunos em duplas e solicitar que respondam cada questão em uma folha de papel separada, as seguintes perguntas:
A partir dos registros de cada dupla coletados, organize quatro painéis, um para cada questão. Veja a sugestão de painel abaixo:
Solicitar que cada dupla leia suas respostas e as coloque no seu respectivo painel.
Propor aos alunos que se organizem em quatro grupos. Solicitar a cada grupo que:
Após assistir a apresentação dos grupos, o professor deverá apresentar os conceitos elaborados pelos grupos aos alunos para que identifiquem os princípios que são consensuais, os que são contraditórios e quais deverão fazer parte do conceito de lazer.
Definir com os alunos qual princípio estará presente no conceito de lazer que será construído coletivamente. Feito isso, construir o conceito de lazer e avaliar em conjunto com os alunos, se o mesmo contempla todos os princípios destacados durante a discussão.
Selecionar conceitos de lazer de outros autores, apresentar aos alunos e confrontar com o conceito construído pelo grupo, identificando suas aproximações, distanciamentos e se há necessidade de ampliação do conceito construído anteriormente.
Sugestões de textos conceituais:
Wikipédia. Lazer. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lazer. Acesso em 17 jul. 2010.
OLEIAS, V. J. Conceito de lazer. Disponível em: http://www.cds.ufsc.br/~valmir/cl.html. Acesso em 17 jul. 2010.
MARCELLINO, N. C. O conceito de lazer nas concepções da educação física escolar: o dito e o não dito. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/dcefs/Prof._Adalberto_Santos2/13-o_conceito_de_lazer_nas_concepcoes_da_ef_escolar-o_dito_e_o_nao_dito10.pdf. Acesso em 17 jul. 2010.
Propor aos alunos a realização de uma pesquisa com as pessoas da comunidade escolar (pais, alunos, professores e servidores técnicos administrativos) para que possam verificar o conceito, o sentido e significado do lazer, bem como sua relação e interferência na vida cotidiana em cada um.
Distribuir papel e pincel para cada aluno e pedir que escreva duas questões que gostaria de perguntar para essas pessoas. Solicitar que as fixem no quadro negro.
Categorizar e hierarquizar as questões pontuadas pelos alunos.
Coletivamente, construir o questionário para coleta de dados junto à comunidade escolar.
Sugestão de perguntas importantes que devem fazer parte deste questionário:
Imprimir o questionário e organizar três grupos para realizar a coleta de dados da pesquisa. Cada grupo deverá realizar essa pesquisa com um segmento da comunidade escolar: alunos, pais ou funcionários da escola.
Fazer um cronograma para realização da pesquisa contendo as data de início e término, bem como os horários de realização da coleta de dados e a quantidade de questionários a serem preenchidos por cada segmento da comunidade escolar.
Sugerimos:
Reunir os quatro grupos de pesquisa e solicitar a cada grupo que organize os questionários respondidos para:
A) Confirmar a quantidade de questionários respondidos por cada segmento.
B) Registrar como o grupo se organizou, quais foram a dificuldades e facilidades encontradas durante a realização da entrevista.
C) Copilar os dados coletados junto ao segmento pesquisado. Para isso é necessário:
D) Cada grupo deverá organizar o resultado da pesquisa em Power Point e eleger um representante para apresentar este resultado na Mesa Redonda que acontecerá na próxima aula.
E) Utilizar a dinâmica da Mesa Redonda para apresentar a pesquisa. Essa apresentação deverá ser organizada contendo as seguintes informações:
Realizar a Mesa Redonda para a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa de cada grupo. Nesse sentido, cada representante terá dez minutos de fala para socializar o resultado da pesquisa de acordo com as seguintes orientações:
O professor exercerá a função de coordenador dessa mesa redonda e, ao final da mesma, deverá fechar o debate fazendo um breve comentário sobre a temática do Lazer, os resultados da pesquisa realizada, bem como da participação, envolvimento e postura dos alunos durante todo o processo.
Sugestão de site que explica a dinâmica da mesa redonda: http://celso-gomes.blogspot.com/2008/01/dinmicas-em-grupo-mesa-redonda.html. Acesso em 17 jul. 2010.
Encerrado o debate, apresentar os resultados da pesquisa para a comunidade escolar através de cartazes, mural, jornal, página internet etc.
Sugestões de leitura sobre o tema Lazer:
OLIVEIRA, C. B. de. Sobre lazer, tempo e trabalho na sociedade de consumo. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/dcefs/Prof._Adalberto_Santos2/21-_sobre_lazer_tempo_e_trabalho_na_sociedade_de_consumo.pdfAcesso em 17 jul. 2010.
FARIA, E. R. de; et. all. Educação, exercício, lazer e qualidade de vida nas séries iniciais do ensino fundamental: teoria e prática. Revista Especial de Educação Física. Uberlândia: UFU/FAEFI/NEPECC/PROEX. v. 2, n. 2. p. 241-253, 2005. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2004/4.exerc_lazer_qualid/4.4_educ_exercicio_lazer.pdf. Acesso em: 17/07/2010.
A avaliação acontecerá através da observação do professor, durante todo o processo de coleta de dados, de análise dos dados, da apresentação e discussão do resultado da pesquisa realizada pelos grupos. Deverá ser observado:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!