24/11/2010
Elizabet Rezende de Faria, Lucas Barbosa Resende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Conceituar deficiência;
Conhecer as diferentes categorias de deficiência, as limitações e possibilidade presentes em cada uma delas;
Conhecer como é que as pessoas lidam com suas limitações e quais estratégias utilizam para superá-las;
Ampliar o conceito de deficiência;
Avaliar a vivência desta realidade nas aulas de educação física e na escola.
Nenhum.
1º momento: Identificar o conhecimento dos/as alunos/as sobre o tema:
A) Introduzir o tema da aula utilizando vídeos, figuras e/ou desenhos que mostrem pessoas com algum tipo de deficiência física, visual, auditiva e mental.
B) Em seguida, perguntar aos alunos o que viram e perceberam. Conversar a respeito do tema “Deficiência”, através da resposta às seguintes perguntas:
Sugestões de sites, figuras e/ou desenhos de pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental:
http://www.henriqueafonso.com/release/imagens/deficiencia12%5B1%5D.jpg. Acesso em 16 de jul.2010.
http://www.inacio.com.br/imagens/noticias/428220080728044801.jpg. Acesso em 16 de jul.2010.
http://3.bp.blogspot.com/_E7AmEhoKpZ0/R1Rz5sz6N8I/AAAAAAAAAF0/v8NOBZUR4Io/s1600-R/preconceito2.jpg. Acesso em 16 de jul.2010.
http://api.ning.com/files/VemoGQCDYIc6rDX5J8ipzKkrEG2jZHoi-Jak-*bChvY_/viva704144.jpg. Acesso em 16 de jul.2010.
http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/7221.jpg. Acesso em 16 de jul.2010.
http://www.maristas.org.br/pcd/images/surdos.jpg. Acesso em 16 de jul.2010.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,15443216,00.jpg. Acesso em 16 de jul.2010.
http://br.kindernothilfe.org/multimedia/de/kmdb/%5B051%5D/51836_800x999_1149x1436_40x125-width-800-height-999.jpg. Acesso em 16 de jul.2010.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=ANFu9gcIQho. Acesso em 16 de jul.2010.
http://www.youtube.com/watch?v=d_0r2xW9iYA. Acesso em 16 de jul.2010.
http://www.youtube.com/watch?v=-F0xVVxJcOQ&feature=related. Acesso em 16 de jul.2010.
http://www.youtube.com/watch?v=sFUacatn0IM&feature=related. Acesso em 16 de jul.2010.
http://www.youtube.com/watch?v=eqnofNjLaFA&feature=related. Acesso em 16 de jul.2010.
2º momento: Construir o conceito coletivo de deficiência e de suas diferentes categorias:
Dividir a sala em grupos de trabalho com no mínimo de 3 e máximo de 5 alunos.
Cada grupo deve discutir e registrar por escrito, a resposta das seguintes questões:
Socializar as respostas de cada grupo. Para isso, o/a professor/a deverá organizar um painel, no qual, serão fixadas as respostas de cada grupo.
Reunir toda a turma para discutir e construir um conceito coletivo sobre o termo pessoa com deficiência, suas categorias e classificações.
3º momento: Identificar qual é a percepção que os/as alunos/as tem sobre as limitações e possibilidades de cada categoria de deficiência:
Reunir os/as alunos/as novamente em grupo, e solicitar que cada um, escolha uma categoria de deficiência, dentre as que foram apontadas anteriormente (se necessário o/a professor/a deve acrescentar as que faltarem).
Discutir e registrar por escrito, ou com desenhos e fotos, qual é a percepção que o grupo tem sobre as limitações e as potencialidades presentes na vida cotidiana da pessoa portadora da categoria de deficiência que escolheu.
Socializar e avaliar com a turma, se os registros realizados pelo grupo condizem com a categoria de deficiência escolhida.
4º momento: Realizar pesquisa:
No laboratório de informática ou na biblioteca da escola, solicitar que os/as alunos/as pesquisem, individualmente (ou em grupo quando o número de computadores e/ou livros não for suficiente), na internet ou em jornais, revistas e outras fontes, quais estratégias a pessoa com deficiência, utiliza para superar suas limitações.
O/A aluno/a deverá fazer um relatório identificando as categorias de deficiência e as estratégias utilizadas para superar suas limitações, bem como a fonte bibliográfica utilizada.
Na sala de aula e com o auxílio dos/as alunos/as, o/a professor/a deverá organizar três painéis (pode ser no próprio quadro).
No primeiro painel, colocar o conceito construído coletivamente sobre o termo pessoa com deficiência, suas categorias e classificações.
No segundo painel, o/a professor/a deve colocar uma síntese das percepções que os grupos tiveram sobre as limitações e as potencialidades presentes na vida cotidiana de cada categoria de deficiência que cada grupo escolheu.
Orientar aos/às alunos/as a analisar os dois painéis expostos e confrontar suas informações com a pesquisa realizada.
Feita essa avaliação, solicitar aos/às alunos/as que construam um terceiro painel, registrando quais foram os dados presentes em sua pesquisa que contradizem ou ampliam as informações presentes nos painéis anteriores.
O/a professor/a deve apresentar uma síntese dos conceitos e categorias de deficiência propostos pela Organização Mundial da Saúde. Sugestão de sites para elaboração dessa síntese:
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DA SAÚDE. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Disponível em: http://www.who.int/classifications/icf/en/index.html. Acesso em: 17 jul. 2010.
BRASIL. Decreto Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/decreto3298.pdf. Acesso em: 17 jul. 2010.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Tipos de deficiência. Disponível em: http://www.nei.ufop.br/dicas6.php. Acesso em 17 jul. 2010.
BENGALA LEGAL. Deficiências: tipos e tratamentos. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/deficiencias.php#2f. Acesso em 17 jul. 2010.
Discutir e avaliar se houve aproximações ou não, entre o conhecimento produzido pelos/as alunos/as, registradas nos três painéis e a apresentação realizada pelo/a professor/a.
Organizar a turma em grupos de quatro integrantes para vivência de atividade nas próximas aulas. Cada integrante representará uma categoria de deficiência (Física/Cadeirante, Auditiva, Visual, Mudez/Afonia).
Reunir os grupos e propor a realização de uma Gincana Diferente. Essa atividade tem como objetivo levar o/a aluno/a reproduzir as limitações de uma categoria de deficiência frente à necessidade de superar algumas situações e obstáculos presentes na vida cotidiana.
Informar sobre as principais regras da Gincana Diferente:
A) A pontuação das atividades será distribuída em função:
B) Cada grupo ganha três pontos extras quando todos/as integrantes respeitarem e manterem suas limitações.
C) Os grupos que não respeitarem suas limitações serão penalizados com a perda de 02 pontos por cada falta cometida. Ex: Se o aluno que representa o deficiente visual retirar a sua venda durante as atividades o grupo, será penalizado com a perda de dois pontos.
D) A representação de cada classificação de deficiência ocorrerá desde o início até o final desta aula.
E) Cada grupo deverá representar as seguintes classificações de deficiências:
O/A professor/a deverá escolher um espaço, para realizar a Gincana Diferente, que não tenha obstáculos que coloquem em risco a integridade física dos/as alunos/as. Sugerimos, que seja feita numa quadra com piso nivelado sem muretas, mesas, postes ou degraus.
1ª Atividade: Corrida às cegas
Será realizado exclusivamente para o/a aluno/a que estiver com seus olhos vendados. O grupo escolherá outro componente para acompanhá-lo e auxiliá-lo.
A atividade consiste em fazer um percurso demarcado e com a presença de obstáculos, buscar o objeto, que se encontra no final e trazê-lo de volta para o início, sem utilizar a visão para fazer o percurso.
O grupo deve tentar realizar o percurso no menor tempo possível e no caso de não cometer as faltas de “tocar” nos obstáculos, recebe a maior pontuação.
2ª Atividade: Falando, mas usando o corpo
Em envelopes preparados de acordo com a quantidade de grupos, o professor deverá colocar 10 figuras de animais, objetos, pessoas famosas etc. Os grupos devem ficar sentados em áreas destinadas a eles, e os envelopes distantes dos grupos.
Assim que for dado o sinal, o aluno que representa a mudez deverá pegar uma das figuras no envelope e comunicar o que viu ao grupo, sem usar a fala. O grupo deve anotar em uma folha de papel o que o aluno “mudo” entendeu.
Ao final da atividade, o/a professor/a, deve a conferir o que tinha no envelope e o que cada grupo escreveu. Distribuir a pontuação conforme o número de acertos.
3ª Atividade: A estória que me contaram
Separar algumas histórias, de preferência aquelas pouco conhecidas na cultura popular, e sortear uma para cada grupo.
Cada grupo terá 10 minutos para contar essa história, para seu integrante que representa a surdez. Para isso, cada um dos demais integrantes do grupo escolherá um parágrafo dessa história, para transmiti-la ao companheiro que representa a surdez.
Após contar a história, o integrante que representa a surdez, responderá por escrito as seguintes questões: Do que se trata a história? Onde se passa? Quem são os personagens principais? Existem heróis? Quem? E vilões? Quais?
Os grupos que responderem corretamente cada pergunta, ganha pontuação.
4ª Atividade: Caça ao Tesouro
Todos/as integrantes do grupo deverão participar da Caça ao Tesouro, não podendo ficar nenhum integrante separado do grupo.
O/A professor/a escolherá um tema e um nível para que as perguntas, pistas e/ou charadas sejam compatíveis com o perfil de quem for procurar o tesouro. Pensar no número de perguntas para que não fique cansativo realizar a procura. E não deixar as pistas em locais de difícil acesso. O grupo que conseguir encontrar o tesouro primeiro, ganhará essa atividade.
Sugestão de site para organizar a Caça ao Tesouro: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Fazer&ID=83. Acesso em 17 jul. 2010.
Terminada a vivência da Gincana Diferente, reunir os/as alunos/as para discutir e explicitar quais foram os sentimentos, as dificuldades e as estratégias utilizadas para superar as situações vivenciadas e/ou colocadas pela limitação física, visual, auditiva e/ou mudez/afonia.
Convidar pessoas com diferentes classificações de deficiência para dialogar com os alunos, sobre suas dificuldades, suas histórias e suas estratégias para superar suas limitações e como lidam com suas deficiências.
Para esta atividade convidar associados de Instituições e/ou Associações de Pessoas Portadoras de Deficiência Física, Visual, Auditiva e Mental.
É recomendado que em cada aula tenha uma ou duas pessoas com deficiências diferentes e que possam contar suas histórias e suas experiências aos alunos.
No caso de não conseguir pessoas dispostas a conversar com os/as alunos/as, apresentar vídeos e reportagens que abordem as estratégias utilizadas por portadores de alguma classificação de deficiência para superar as limitações. Sugestão de vídeos:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Adulto, cidadão e diferente: Educação especial: deficiência física. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18944. Acesso em 17 jul. 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Apenas diferentes: Educação especial: deficiência física. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18947. Acesso em 17 jul. 2010.
Ao final de cada diálogo, iniciar o debate entre a turma e o/s palestrante/s abordando a temática, as estratégias utilizadas pelos/as alunos/as e as apresentadas pelos palestrantes.
Avaliar coletivamente a vivência desta realidade na escola e nas aulas de Educação Física, explicitando e registrando os principais aspectos vivenciados nas atividades.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 164p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf. Acesso em 17/07/2010.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 146p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em 17/07/2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o/a aluno/a conseguiu identificar as diferentes classificações e categorias da deficiência, participando e se posicionando frente às atividades e discussões, emitindo sua opinião e ouvindo a opinião dos/as colegas.
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