29/07/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Não há necessidade de conhecimentos para a efetuação destas aulas.
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
Uso da sala de vídeo e/ou de informática.
ATIVIDADE 1: Prevenção e transmissão da AIDS.
Professor/a, como atividade inicial das aulas sugerimos que apresente um vídeo, com duração de quatro minutos e quarenta e três segundos, intitulado “Prevenção e transmissão da AIDS”, produzido pelo Ministério da Saúde (Figura1). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4WNLHMPPwe0
Figura 1: Prevenção e Transmissão da AIDS.
Após assistirem o filme faça uma socialização com os alunos, principais pontos para discussão:
O/a professor/a poderá concluir essa atividade pontuando a importância de se notar outros aspectos da vida de um portador de HIV, além da doença e do sexo, considerando o avanço tecnológico da medicina e os debates sobre direitos humanos e civis. A prevenção é contra o vírus, não contra a pessoa.
ATIVIDADE 2: Assinaturas - Dinâmica extraída do manual “Prevenindo e vivendo com HIV/AIDS – série trabalhando com homens jovens. Disponível em: http://www.promundo.org.br/
Professor/a essa atividade tem como objetivo mostrar a rapidez e a forma de propagação do HIV/AIDS bem como de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis e de que maneira a nossa socialização está relacionada com isso.
Materiais necessários:
fichas de cartolina e canetas
Dicas de planejamento: antes das fichas serem distribuídas é necessário marcar três delas com um “C”, outras três com a mensagem “Não participe da atividade e não siga as minhas instruções até que voltemos a nos sentar” e uma ficha com um “H”. Nas fichas restantes escreva a mensagem “Sigam todas as minhas instruções” incluindo as que foram marcadas com um “C” e com um “H”.
Etapas:
Após o término dessas etapas o/a professor/a discutirá as seguintes questões:
Observação:
É importante o/a professor/a verificar os estereótipos em relação à pessoa contaminada pelo HIV e mostrar, baseado nas próprias falas do grupo, que a infecção pelo HIV não é exclusiva de um determinado grupo. Também é interessante ressaltar a importância do exame anti HIV e como é fundamental para evitar a transmissão do HIV, além do uso de preservativos.
A partir disso propomos outra atividade intitulada “Quero... não quero... Quero... não quero...” como forma de recriar as situações que se dão na negociação do sexo seguro incorporando os argumentos a favor e contra o uso do preservativo, bem como reforçar as ferramentas para negociar as condições de segurança.
ATIVIDADE 3: Dinâmica “Quero... não quero... Quero... não quero...”, extraída do manual “Prevenindo e vivendo com HIV/AIDS – série trabalhando com homens jovens. Disponível em: http://www.promundo.org.br/
Materiais necessários:
Pedaços grandes de papel (cartolinas ou papel pardo), canetas coloridas e fitas adesivas.
Procedimento:
GRUPOS |
TEMAS A DISCUTIR |
H1 |
As razões por que os homens querem usar o preservativo |
H2 |
As razões por que os homens não querem usar o preservativo |
M1 |
As razões por que as mulheres querem usar o preservativo |
M2 |
As razões por que as mulheres não querem usar o preservativo |
3. A negociação: sem saber de antemão com quem vão negociar, indica-se a cada grupo que deve utilizar os argumentos que forem lembrando. Os grupos que ficaram com as razões das mulheres têm que personificá-las. Assim, se dá a primeira negociação: H1 (homens que querem usar) negocia com M2 (mulheres que não querem usar). Colocam-se os dois subgrupos para negociar, supondo que ambos querem ter relações sexuais. Depois da negociação pergunta-se como se sentiram e de que se deram conta. Logo se pede comentários das outras equipes que estiveram observando. É apresentada a segunda negociação: H2 (homens que não querem usar) negocia com M1 (mulheres que querem usar). Se discute da mesma forma. Em ambos os casos, o/a professor/a escreve em pedaços de papel os argumentos mais importantes tanto para o uso como para o não-uso.
Algumas questões para discussão com a turma:
Professor/a durante a condução da atividade, destacar que negociar não quer dizer ganhar a todo custo sem buscar a melhor situação para ambas as partes e, sim, dizer onde ambas as partes ganham. No terreno da sexualidade as coisas podem ser muito complexas por todos os aspectos do humano que aparecem. Entre uma pessoa que está segura de desejar sexo seguro e outra que não aceita pode chegar o momento em que uma das partes (ou as duas) decida não ter relações sexuais.
ATIVIDADE 4: Trabalhando com a música “Alerta contra as DSTs”
Tendo em vista trabalhar de forma mais descontraída esta temática, e, buscando, sobretudo instigar o senso crítico e a reflexão dos/as alunos/as, o/a professor/a pode veicular um vídeo que apresenta a letra de tal música. Este esta disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FpRl8QKR-f8&feature=related
Figura 2: Vídeo da música educativa sobre Alerta contra as DSTs
Cada aluno/a terá como atividade analisar a letra da música, presente no vídeo, tentando apontar os principais aspectos tratados. Feito isso, cada aluno/a deverá expor de forma oral os principais aspectos elencados. É importante que o/a professor/a indague os/as alunos/as se a conhecia, se gostaram, o que acharam do que ouviram, entre outros. É fundamental que resgate os seguintes pontos para uma discussão:
Professor/a comente com os/as alunos/as que as DSTs, incluindo a infecção pelo HIV, podem ser evitadas por um comportamento preventivo.
Dica interdisciplinar: Estratégias e apontamentos para promoção de diálogo da temática com outras áreas do saber:
Professor/a devido o caráter interdisciplinar da temática da aula, acreditamos que é possível um diálogo entre as disciplinas de História e Geografia podem contribuir na qualificação do debate. Dessa forma, apontamos algumas contribuições e (inter)relações entre áreas do saber com a temática DSTs/AIDS, tais como:
Sugestões de vídeos:
1. AIDS pra quê? Vídeo de prevenção à AIDS. Vídeo combina as diversas faces da epidemia da AIDS e os seus métodos de prevenção para jovens. Mostra as diversas opiniões e dúvidas de jovens brasileiros que, de uma forma muito particular dão o seu recado. Produção: CN DST/AIDS, Ministério da Saúde, s/d Onde adquirir: Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA - http://www.abiaids.org.br
2. Amor, vida. Viva! Voltado para jovens e adolescentes, com informações básicas sobre HIV/AIDS, depoimentos de adolescentes infetados pelo vírus através de transfusão de sangue e compartilhamento de seringas em uso de drogas injetáveis e de relações sexuais. Participação de Paulo Betti, Cristiana de Oliveira, Débora Bloch, Paulo Ricardo, Paulo Gorgulho e Miguel Fallabela, apresentando também depoimento de Herbet Daniel sobre solidariedade e vida. Produção: ABIA e VER E OUVIR (1990) Onde adquirir: Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA - http://www.abiaids.org.br
3. DST/AIDS na mira - O vídeo aborda e esclarece as dúvidas mais frequentes sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a AIDS, dos jovens que se apresentam às comissões de seleção do serviço militar obrigatório e dos que já ingressaram na vida militar. 1999 Produção: Ministério do Exército, Ministério da Saúde Onde adquirir: Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA - http://www.abiaids.org.br
4. Sexo e Maçanetas - Vídeo sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) que enfoca a importância de as pessoas buscarem diagnósticos e tratamentos adequados para cada doença. Enfatiza também a importância de comunicar ao(à) parceiro(a) quando uma pessoa descobre que tem uma doença sexualmente transmissível. Ano de Realização: 1996 Onde adquirir: Ecos - Comunicação em Sexualidade - http://www.ecos.org.br
Website e centro de Referência:
Instituto PROMUNDO
PROMUNDO é uma organização não governamental brasileira, filiada ao John Snow Research and Training Institute que colabora com várias organizações nacionais e internacionais nas áreas de saúde pública, direitos humanos, desenvolvimento social e prevenção de HIV/AIDS.
Website: http://www.promundo.org.br/
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades.
Para isso, indicamos alguns critérios:
Dica: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
Cinco estrelas 1 classificações
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20/10/2010
Cinco estrelasMuito show, adorei o trabalho e a iniciativa de compartilha o mesmo, esse é um grande exemplo de que o homem não pode se querer se tornar um unico detentor do saber . Parabéns