13/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
§ Conhecer algumas características do tango
§ Discutir algumas características do país
§ Identificar o contexto do surgimento do tango
- A Argentina como um país vizinho ao Brasil.
- A Argentina enquanto parte da América do Sul e da América Latina
- O tango: linguagem e expressão artística argentina.
1º MOMENTO:
Visando fazer o levantamento do conhecimento prévio e despertar a curiosidade dos alunos para o tema da aula, o professor iniciará fazendo algumas provocações ao grande grupo, tais como:
a) O que vocês sabem sobre a Argentina?
b) Alguém já esteve nesse país?
c) Já ouviram falar no tango?
d) Como se dança o tango?
e) De que falam as letras dessas músicas?
f) Quem geralmente as canta?
g) Como as canta?
Outro recurso é levar imagens, como as sugeridas abaixo, e perguntar aos alunos de onde são, do que tratam, etc. e, em seguida, utilizar as perguntas sugeridas anteriormente.
O professor organizará as falas, fazendo novos questionamentos aos alunos, a partir do conteúdo que surgir. Deverá fazer uma síntese dessas ideias iniciais no quadro negro, na lousa ou numa folha de cartolina ou papel madeira.
2º MOMENTO:
Os alunos serão divididos em grupos, com quatro ou cinco componentes, para que pesquisem aspectos da cultura argentina e do tango. Os temas devem surgir tendo como base as falas do 1º momento da aula. O professor lerá, com os alunos, a síntese das falas que ele fez e sublinhará os temas que serão trabalhados.
Podem surgir temas do tipo: Maradona, futebol argentino, crise econômica, Bariloche, tango, gastronomia, etc. Cada grupo deverá ficar livre para escolher a forma que melhor reflita o conteúdo de sua pesquisa (dramatizações, seminários, slides, etc.). O professor deverá orientar os grupos em suas propostas, delimitando um tempo máximo e igualitário para todos, que poder gerar entre 20 e 30 minutos de apresentação do resultado final.
3º MOMENTO:
Os grupos farão as suas apresentações, quando os demais alunos farão anotações dos aspectos que considerarem relevantes. Ao fim de cada apresentação, o professor deverá levar os alunos apresentadores a relacionar o seu tópico com os outros que já foram apresentados e/ou com o tango.
Ao fim das apresentações, os alunos farão um texto sobre os aspectos da cultura argentina. Tal tarefa poderá ser realizada individual ou coletivamente. No caso da segunda opção, os alunos devem se reunir novamente em grupos, discutir as anotações que fizeram e, a partir disso, construir um texto que contemplem as aprendizagens de todos os componentes.
4º MOMENTO:
Tendo contemplado alguns aspectos da cultura argentina, por meio das apresentações e dos textos síntese, que possibilitarão um ampliação do conhecimento acerca do país, bem como o entendimento da origem e do tango, os alunos assistirão ao vídeo Al Pacino - Scent of a Woman, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dBHhSVJ_S6A>, com acesso em: 20 de julho de 2010.
O professor discutira com o grupo as imagens, levantando questionamentos do tipo:
a) O que é o tango?
b) O que é necessário para dançá-lo?
c) Quais os passos básicos?
d) Qual a intenção transmitida na postura corporal dos dançarinos?
e) Como surgiu o tango?
f) Que relações vocês estabelecem entre o tango e os demais elementos da cultura argentina?
Em seguida, poderão experimentar dançar um tango, imitando os passos do vídeo. Pode-se também convidar um professor de dança, ou um casal, para ensinar os passos e, se possível, dançar ao vivo para os alunos assistirem.
Para a consulta do professor:
O professor retomará as ideias iniciais que os alunos apresentaram no 1º momento, comparando-as com a leitura dos textos escritos e com o vídeo exibido.
No caso dos textos coletivos, os grupos elegerão um representante para lê-lo; em relação aos textos individuais, caso tenha sido essa a opção feita pelo professor, cada aluno dirá um aspecto citado em seu texto, de preferência algo não citado pelos demais colegas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/05/2011
Cinco estrelasPROFESSOR, SUA AULA É DIVINA! VAMOS DANÇAR E APRENDER CULTURA. ABRAÇOS