02/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Objetivos:
Diferenciar quarta e terceira proporcional;
Identificar questões que envolvam a aplicação de terceira proporcional;
Resolver problemas gráficos utilizando a terceira proporcional.
Segmentos Proporcionais, quarta proporcional
Professor, explique para os alunos:
Em uma proporção onde os meios são iguais, um dos extremos é a terceira proporcional do outro extremo:
a/b = b/c
Na proporção acima a é a terceira proporcional de c e vice-versa.
Exemplo prático:
Professor, contextualize a situação com os alunos levando para a sala de aula os canudos(feitos de jornal) e solicite a ajuda deles para determinarem a terceira proporcional entre os segmentos.
Os canudos rosa e roxo serão as retas concorrentes. Coloque os canudos b e a sobre o canudo rosa e no canudo roxo novamente o canudo a.
Trace os segmentos CE e uma paralela a ele por A determinando o ponto R no canudo roxo. Figura 2
O segmento x é a representação gráfica da terceira proporcional entre dois segmentos dados.
Atividade 1:
Professor, elabore um jogo para os alunos de forma que eles resolvam graficamente questões de terceira proporcional.
Exemplo:
Os alunos deverão construir os moldes de circunferências em cartolina colorida para a confecção de um jogo de botões.
Dados:
Circunferência de centro em A e com raio de medida r, sendo r = s² / t;
s = 24 mm, t = 22 mm.
Distribua cartolinas coloridas e tesouras sem ponta.
Os alunos deverão observar que para determinarem o raio r da circunferência será necessário resolver graficamente a terceira proporcional entre s e t.
t/s = s/r
Atividade 2:
Peça para os alunos determinarem o lado de um quadrado, sabendo que seu lado é a terceira proporcional entre os segmentos s = 2 cm e n = 4 cm.
Assim que os alunos determinarem graficamente o lado do quadrado forneça a eles a imagem de um cubo planificado.
Exemplo: Oriente-os para construirem a planificação do cubo conforme o lado determinado da figura.
Deverá ficar assim:
Atividade 3:
Foi solicitado a turma criar uma estampa para uma camiseta. Foram apresentadas as camisetas e a estampa.
Para completar a estampa cada aluno deverá criar um triângulo resolvendo graficamente uma terceira proporcional. Figura 1
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
O aluno soube diferenciar a quarta proporcional e terceira proporcional?
O aluno identificou questões que envolviam a aplicação de terceira proporcional?
O aluno soube resolver questões de resolução gráfica de terceira proporcional?
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