Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transformações pontuais: Reflexão

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

Conceituar reflexão;

Identificar os elementos da reflexão;

Refletir elementos geométricos e figuras.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Figuras semelhantes.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se orientar os alunos com noções básicas da Transformação Pontual: Reflexão.

Reflexão
Apresente a imagem de um triângulo com uma reta.

O triângulo apresenta vértices e a reta representa um eixo de reflexão. Na reflexão desse triângulo, teremos a seguinte imagem.

1. Pergunte aos alunos o que observaram na reflexão do triângulo.
Os alunos deverão observar e responder que a nova imagem do triângulo apresenta a mesma forma e distância em sentido contrário, em relação ao eixo de reflexão.

2.Pergunte quais são os elementos que determinam a reflexão de uma figura.
Para se obter a reflexão de uma figura é necessário um objeto e um eixo de reflexão.

Atividade 1: 

Professor, com as imagens abaixo, solicite aos alunos que façam a reflexão e distância das figuras em relação ao eixo.

Atividade 2: 

 Elabore na turma uma proposta de representarem o rosto de cada um, utilizando um espelho como eixo de reflexão.  

Atividade 3:

Professor, proponha que os alunos idealizem a criação de figuras “dançando”, utilizando imagens e o estudo de reflexão.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:   

Os alunos perceberam o conceito de reflexão?

Os alunos demonstraram identificar os elementos da reflexão?

Os alunos foram capazes de resolver questões de reflexão?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.