14/10/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Objetivos:
Conceituar reflexão;
Identificar os elementos da reflexão;
Refletir elementos geométricos e figuras.
Figuras semelhantes.
Professor, sugere-se orientar os alunos com noções básicas da Transformação Pontual: Reflexão.
Reflexão
Apresente a imagem de um triângulo com uma reta.
O triângulo apresenta vértices e a reta representa um eixo de reflexão. Na reflexão desse triângulo, teremos a seguinte imagem.
1. Pergunte aos alunos o que observaram na reflexão do triângulo.
Os alunos deverão observar e responder que a nova imagem do triângulo apresenta a mesma forma e distância em sentido contrário, em relação ao eixo de reflexão.
2.Pergunte quais são os elementos que determinam a reflexão de uma figura.
Para se obter a reflexão de uma figura é necessário um objeto e um eixo de reflexão.
Atividade 1:
Professor, com as imagens abaixo, solicite aos alunos que façam a reflexão e distância das figuras em relação ao eixo.
Atividade 2:
Elabore na turma uma proposta de representarem o rosto de cada um, utilizando um espelho como eixo de reflexão.
Atividade 3:
Professor, proponha que os alunos idealizem a criação de figuras “dançando”, utilizando imagens e o estudo de reflexão.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos perceberam o conceito de reflexão?
Os alunos demonstraram identificar os elementos da reflexão?
Os alunos foram capazes de resolver questões de reflexão?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!