Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transformação Pontual: Homotetia

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:
Conceituar Homotetia;
Identificar os elementos da Homotetia ;
Transformar elementos e figuras geométricas por meio da homotetia.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Figuras semelhantes.

Estratégias e recursos da aula

Professor, oriente os alunos que a homotetia é uma transformação.Ela indica um tipo de transformação de figuras em figuras semelhantes ampliadas ou reduzidas.
Nosso estudo inicial só irá tratar da homotetia direta.

Para esta transformação precisamos de uma figura, um centro O de homotetia e uma razão k.

Se utilizarmos uma razão k = 2

k > 0 a homotetia é direta ou seja positiva.

A partir do centro de homotetia O, é traçado semi-retas aos vértices da figura.

Utilizaremos a razão k = 2 e a partir do centro O de homotetia, transportaremos duas vezes a distância de cada vértice, obtendo novos vértices.

Oriente os alunos que agora só precisamos unir os novos vértices e obteremos a figura homotética correspondente.

Atividade 1: 

Professor, distribua imagens de figuras diferentes, com centro O de homotetia e com opções de razão k = 3, k = 2 e k = 4. Os alunos poderão escolher qual razão trabalhar as figuras.

Atividade 2:

 Professor, distribua papel formato A4 para os alunos e peça para representarem figuras geométricas. Exemplo:

 

Em cada figura, o aluno vai determinar o centro de homotetia e uma razão direta e vai representar graficamente as figuras homotétias de cada uma.

Atividade 3:

Professor, solicite que os alunos a partir de uma imagem, façam as figuras homotéticas, sendo que as mesmas vão apresentar centro de homotetia em três diferentes posições.
Exemplo:

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:   

Os alunos souberam conceituar Homotetia?

Os alunos identificaram os elementos da homotetia?

Os alunos souberam desenhar e transformar figuras geométricas por meio da homotetia?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Serge Magno Brasil, Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite e Escola de Ensino Fundamental Roberto Símonsen - SESI , Sergipe - disse:
    sergemagno@hotmail.com

    19/01/2012

    Cinco estrelas

    Parabés profesora, aula simples e completa!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.