14/10/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Objetivos:
Conceituar Translação;
Identificar os elementos da Translação;
Aplicar a translação para transformar figuras e elementos geométricos.
Figuras semelhantes.
Professor, sugere-se orientar os alunos com noções básicas da Transformação pontual: Translação.
Translação
Professor, apresente a imagem de um polígono e de um vetor.
1. Pergunte aos alunos o que significa translação.
2. Oriente-os que a palavra vem de translado, deslocar...
3. Como poderemos deslocar a figura já que utilizaremos um vetor?
Os alunos deverão observar que o vetor dá a direção e distância entre as figuras.
Ao observarmos que a figura apresenta um deslocamento e com uma distância determinada por um vetor temos a aplicação da transformação pontual Translação.
Na transformação pontual a figura mantém suas formas iniciais, apenas se desloca para uma direção.
Atividade 1:
Professor, utilize a figura abaixo para que os alunos determinem a translação. Oriente-os no surgimento de dúvidas.
Atividade 2:
Solicite que os alunos pesquisem sobre vetores e façam um trabalho escrito e com resoluções gráficas da transformação pontual translação.
Atividade 3:
Proponha a criação de um painel com figuras temáticas, no caso “veículos” e solicite a translação das figuras.
As figuras abaixo são sugestões para os alunos.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam conceituar translação?
Os alunos identificaram os elementos da translação?
Os alunos souberam desenhar e transformar figuras através da translação?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!