Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transformações pontuais: Translação

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

Conceituar Translação;

Identificar os elementos da Translação;

Aplicar a translação para transformar figuras e elementos geométricos.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Figuras semelhantes.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se orientar os alunos com noções básicas da Transformação pontual: Translação.

Translação

Professor, apresente a imagem de um polígono e de um vetor.

1. Pergunte aos alunos o que significa translação.

2. Oriente-os que a palavra vem de translado, deslocar...

3. Como poderemos deslocar a figura já que utilizaremos um vetor?

Os alunos deverão observar que o vetor dá a direção e distância entre as figuras.

Ao observarmos que a figura apresenta um deslocamento e com uma distância determinada por um vetor temos a aplicação da transformação pontual Translação.

Na transformação pontual a figura mantém suas formas iniciais, apenas se desloca para uma direção.

Atividade 1: 

Professor, utilize a figura abaixo para que os alunos determinem a translação. Oriente-os no surgimento de dúvidas.

Atividade 2:

Solicite que os alunos pesquisem sobre vetores e façam um trabalho escrito e com resoluções gráficas da transformação pontual translação.

Atividade 3:

Proponha a criação de um painel com figuras temáticas, no caso “veículos” e solicite  a translação das figuras.
As figuras abaixo são sugestões para os alunos.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:   

Os alunos souberam conceituar translação?

Os alunos identificaram os elementos da translação?

Os alunos souberam desenhar e transformar figuras através da translação?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.