Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ÂNGULOS CENTRAL, INSCRITO E ÂNGULO DE SEGMENTO

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Reconhecer e representar ângulos central, inscrito e de segmento.
  •  Reconhecer que a medida de um arco é a medida do ângulo correspondente.
  •  Estabelecer relação entre ângulo central e ângulo inscrito.
  •  Estabelecer relação entre ângulo central e ângulo de segmento.
  •  Resolver problemas gráficos envolvendo circunferência.
Duração das atividades
DUAS AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos de uma circunferência.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula fazendo uma pequena revisão sobre os elementos de uma circunferência. Desenhe no quadro, utilizando os materiais de Desenho Geométrico, três circunferências. Em uma delas, desenhe um ângulo central e faça a relação entre a medida do arco e do ângulo. Na segunda circunferência, um ângulo inscrito e na terceira, um ângulo de segmento.

Atividade 1

Proponha aos alunos que tracem, numa circunferência, um ângulo inscrito de 90º e anotem a medida do ângulo central correspondente.

.

Em outra circunferência, eles devem traçar um ângulo central de 120º e três ângulos inscritos correspondentes, medindo-os com o auxílio do transferidor.

Questione sobre a que conclusão eles chegaram e demonstre as propriedades geométricas envolvidas. Você encontra uma boa demonstração em http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngulo_inscrito  

http://www.colegioweb.com.br/matematica/Angulos-na-circunferencia-  

Atividade 2

No laboratório de informática, os alunos devem utilizar o programa livre Geogebra para criarem uma animação que represente a propriedade demonstrada na sala de aula. Um bom exemplo você pode encontrar no site: http://ava.ead.ftc.br/conteudo/circuito1/Circuito_Novo/Periodo_02/matematica/03-fundamentos_da_geometria/bloco2/tema3/applets-tema3/propo-11-94.html    

Para baixar o programa Geogebra:

http://www.geogebra.org/download/install.htm 

Atividade 3

Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo deve elaborar uma pesquisa para ser passada na sua turma ou turmas da escola. Em um segundo momento, os alunos devem converter os resultado da pesquisa em graus e apresentá-los em uma tabela e num gráfico circular.

Por exemplo:

  http://mat7anoest.no.sapo.pt/ex1_pag21.html  

Recursos Complementares

Material complementar sobre ângulos na circunferência.

http://www.colegioweb.com.br/matematica/Angulos-na-circunferencia-   

Avaliação

Avalie a aula pelas atividades propostas, observando se os alunos reconhecem as relçações envolvidas entre ângulos da circunferência.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • m, ... , São Paulo - disse:
    blogsmeh@gmail.com

    24/11/2012

    Três estrelas

    Eu gostei mas falta exemplos de exercicios


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.