Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Espanhol e os contos de fada

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer alguns contos de fadas tradicionais em espanhol.

Duração das atividades
2 encontros com 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contos de fada tradicionais.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Levante a seguinte discussão com os seus alunos:

a) O que são contos de fadas?

b) Que contos vocês conhecem?

c) Como se chamariam essas estórias em espanhol?

2º MOMENTO;

Exiba trechos de alguns contos de fadas em espanhol. Sugerimos Los tres chanchitos, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PzP4CGnzeqM&feature=related>, e EL PATITO FEO CORTOS DISNEY LOS MEJORES, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jYI5Pflots0&feature=related>, acessados em: 20 de julho de 2010.

Após a exibição, converse com os alunos sobre as semelhanças e diferenças de enredo, de pronúncia, enfim, sobre o que acharam do visto.

3º MOMENTO:

Em grupos, os alunos pesquisarão, na Internet, vídeos e textos com versões dos contos clássicos. Cada grupo ficará com um título, para que tenha condições de compará-los nos diversos suportes.

Em seguida, apresentarão as suas conclusões sobre a análise do material para a turma inteira.

4º MOMENTO:

Após esse momento de apreciação, os grupos se reunirão novamente e farão uma versão do conto estudado, que poderá ser lido, dramatizado, musicado, etc.

Recursos Complementares

Contos de fadas - Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas>. Acesso em: 20 de julho de 2010. 

Avaliação

Os alunos farão, com o auxílio do professor, uma autoavaliação da aula, quando dirão:

a) O que mais gostei? Por quê?

b) O que não gostei? Por quê?

c) O que sugiro? Por quê?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Wilma Gomes, ESC MUL STO ANTONIO DA CACHOEIRA , Tocantins - disse:
    wilmaeguilherme@hotmail.com

    15/08/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante, otima aula, vou aplica-la. Obrigada. WILMA GOMES.


  • Deunilda do Carmo Pinheiro de Carvalho, Escola Estadual Pedro Teixeira , Pará - disse:
    deunildacarvalho@yahoo.com.br

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente metodologia desenvolvida, abrange todos os tipos de inteligência que os alunos possuem:verbal, lógica, visual, corporal, musical interpessoal e pessoal. Se acreditarmos no potencial ilimitado do ser humano e esperarmos o melhor dos nossos alunos, teremos isso com certeza.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.