14/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Conhecer alguns contos de fadas tradicionais em espanhol.
Contos de fada tradicionais.
1º MOMENTO:
Levante a seguinte discussão com os seus alunos:
a) O que são contos de fadas?
b) Que contos vocês conhecem?
c) Como se chamariam essas estórias em espanhol?
2º MOMENTO;
Exiba trechos de alguns contos de fadas em espanhol. Sugerimos Los tres chanchitos, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PzP4CGnzeqM&feature=related>, e EL PATITO FEO CORTOS DISNEY LOS MEJORES, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jYI5Pflots0&feature=related>, acessados em: 20 de julho de 2010.
Após a exibição, converse com os alunos sobre as semelhanças e diferenças de enredo, de pronúncia, enfim, sobre o que acharam do visto.
3º MOMENTO:
Em grupos, os alunos pesquisarão, na Internet, vídeos e textos com versões dos contos clássicos. Cada grupo ficará com um título, para que tenha condições de compará-los nos diversos suportes.
Em seguida, apresentarão as suas conclusões sobre a análise do material para a turma inteira.
4º MOMENTO:
Após esse momento de apreciação, os grupos se reunirão novamente e farão uma versão do conto estudado, que poderá ser lido, dramatizado, musicado, etc.
Contos de fadas - Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas>. Acesso em: 20 de julho de 2010.
Os alunos farão, com o auxílio do professor, uma autoavaliação da aula, quando dirão:
a) O que mais gostei? Por quê?
b) O que não gostei? Por quê?
c) O que sugiro? Por quê?
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/08/2012
Quatro estrelasAchei muito interessante, otima aula, vou aplica-la. Obrigada. WILMA GOMES.
17/10/2010
Cinco estrelasExcelente metodologia desenvolvida, abrange todos os tipos de inteligência que os alunos possuem:verbal, lógica, visual, corporal, musical interpessoal e pessoal. Se acreditarmos no potencial ilimitado do ser humano e esperarmos o melhor dos nossos alunos, teremos isso com certeza.