14/10/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Reconhecer e representar ângulo circunscrito.
Construam retas tangentes à circunferências e vice-versa com base nas suas propriedades.
Resolvam problemas gráficos aplicando as propriedades de tangência.
Circunferência, ângulo inscrito, ângulo central e ângulo de segmento.
"Quem dirige um carro deve saber que nem todas as curvas podem ser feitas a uma certa velocidade. Isto porque o veículo não consegue continuar "colado" na pista e sai pela tangente."
http://ciencianotransito.blogspot.com/2009/11/centripeta-forca-presente-nas-curvas.html
Como motivação, coloque no quadro a frase acima e discuta com os alunos o que quer dizer “sair pela tangente”.
Desenhe no quadro uma circunferência e uma reta tangente a ela. Explore as propriedades envolvidas.
Defina ângulo circunscrito e enuncie a seguinte propriedade: Se os dois lados de um ângulo de vértice P são tangentes a um círculo nos pontos A e B, então: (a) a medida do ângulo P é
igual a 180º menos a medida do arco menor determinado por A e B; (b) PA = PB.
Se possuir um computador ligado a um projetor, explore a propriedade com o Applet: http://ava.ead.ftc.br/conteudo/circuito1/Circuito_Novo/Periodo_02/matematica/03-fundamentos_da_geometria/bloco2/tema3/applets-tema3/propo-11-100.ht e estimule os alunos a perceberem que como a figura AOBP é um quadrilátero, a soma dos ângulos internos é 360º e como, pela propriedade da tangência, os ângulos PAO e PBO são retos, temos
ATIVIDADE 1: NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - EM DUPLAS
Peça que os alunos acessem o site http://www.dm.ufscar.br/~caetano/SiteDG/ICSilvia/RetaTangente.htm
e observem a construção geométrica do seguinte exercício:
Dado um círculo de centro O e um ponto P, traçar a reta tangente à circunferência que passa por P.
Eles devem registrar, em seus cadernos, um esboço da resolução e as etapas de construção, justificando-as pelas propriedades de tangência. É importante que ao analisarem a construção geométrica, eles percebam a relação entre ângulo inscrito e ângulo central. Para isso, eles devem solicitar sua ajuda. Seria interessante que você não dê a resposta e sim estimule-os a procurarem propriedades conhecidas.
A seguir, solicite uma pesquisa sobre outros tipos de tangência, incluindo tangência entre circunferências, e sua aplicação na construção de espirais.
ATIVIDADE 2
Em sala de aula, com o auxílio dos materiais de Desenho Geométrico (compasso e par de esquadros), os alunos devem resolver o primeiro exercício apresentado no laboratório de informática, usando os registros feitos nos cadernos. A seguir, proponha a resolução de outro exercício, que pode ser encontrado no site:
http://pcc2100.pcc.usp.br/COL/exerciciosDG.html
ATIVIDADE 3
A partir da pesquisa realizada pelos alunos, discuta com os alunos sobre a aplicação de tangência na construção de concordâncias e sua aplicação prática.
Arcos da Lapa, Rio de Janeiro
http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2009/01/arcos_da_lapa.jpg
Catedral de Amiens, França
Escada Em espiral do Vaticano
http://www.fotosphotos.com/images/arch02.jpg
Proponha como trabalho pratico a confecção de um sino de vento. Você encontra instruções de como fazer no link abaixo:
Apostila de Desenho Geométrico:
http://www.scribd.com/doc/271620/apostila-de-desenho-geometrico
Avalie a aula pelos registros feitos pelas discussões feitas com os alunos e pelos registros das atividades.
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