31/07/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Discutir sobre as responsabilidades da mulher e do homem na decisão sobre uma gravidez.
Discutir a importância de, ao iniciar sua vida sexual, se ter a consciência de que a possibilidade de uma gravidez está presente a cada relação sexual, se não for utilizado nenhum método contraceptivo.
Compreender as diferentes formas de ser mãe e as expectativas sociais e culturais relacionadas à maternidade.
Refletir sobre os sentimentos, como o de desconfiança dos homens jovens (negação da paternidade) e rejeição à gravidez.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
Uso da sala de vídeo e/ou de informática.
ATIVIDADE 1: Aprendendo sobre Maternidade, paternidade e contracepção em “Minha vida de João”. Guia de discussão disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/H-Guia-Joao-PORT.pdf
Este é um desenho animado que conta a história de João, um garoto que, como tantos outros, vive numa sociedade machista, que se pauta por padrões rígidos de gênero. Com frequência, a violência intrafamiliar, a violência entre homens, a homofobia, a desinformação sobre doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez não planejada estão relacionadas a estes padrões tradicionais de masculinidade. O vídeo apresenta três partes, enfocando-se os temas: socialização de gênero (infância), primeiros planos e experiências (adolescência) e conflito e buscas de resolução. Para as nossas aulas sugerimos a exibição das parte II e III. (Figuras 1 e 2). Disponível em: http://www.promundo.org.br/audiovisuais/para-jovens-e-adultos/dvd-minha-vida-de-joao/
Figura 1: Minha vida de João - Parte II
O vídeo Minha vida de João integra a “Série Trabalhando com Homens Jovens”, Foi elaborado pelas ONGs Instituto Promundo (Rio de Janeiro), Instituto PAPAI (Recife), ECOS (São Paulo) e Salud y Género (México) desenvolveram esta proposta de intervenção a partir da sistematização de oficinas com grupos de homens jovens em comunidades de baixa renda. Se você quiser explorar o vídeo em atividades educativas, aproveite! Ele atrai a audiência, facilita a introdução do assunto, motiva e estimula para o conhecimento, aproxima o tema do cotidiano das pessoas e informa, entretendo.
Figura 2: Minha vida de João - Parte III
Como introduzir o vídeo:
Dicas gerais para a discussão:
Discussão em grupo:
Parte II: Os primeiros planos e experiências
Parte III: Conflitos e a busca de soluções
ATIVIDADE 2: As expectativas sociais de ser mãe - Dinâmica adaptada do manual “Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/trabalhando-com-mulheres-jovens.pdf
Professor/a essa atividade tem como objetivo refletir sobre as diferentes formas de ser mãe e as expectativas sociais e culturais relacionadas à maternidade.
Materiais necessários: Papéis e canetas.
Procedimentos:
1. Divida os/as participantes em dois grupos.
2. Peça a cada grupo que construa a história de uma mãe. Enfatize que a única informação que receberão é de que a personagem é mãe. Todo o resto sobre a vida da personagem deve ser criado e discutido pelo grupo. Distribua as seguintes questões para ajudar na discussão:
• Qual é o nome? E a idade?
• Onde ela mora?
• Com quem ela parece?
• O que ela gosta de fazer?
• Ela planejava ser mãe?
• Ela tem outros filhos?
• Ela estuda ou trabalha fora?
• Ela mora com um companheiro?
• O que ela fará nos próximos 5 anos? E em 20 anos?
• O que ela sente sendo mãe?
3. Peça a cada grupo que apresente a história para o outro grupo. Eles/as podem escrevê-la e ler em voz alta ou representá-la.
4. Após a apresentação das histórias, use as questões abaixo para facilitar a discussão.
Perguntas para discussão:
ATIVIDADE 3: Trabalhando com relatos acerca da Gravidez na adolescência
Professor/a, como atividade final das aulas, sugerimos que apresente um vídeo, com duração de cinco minutos e trinta e três segundos, intitulado “Gravidez na adolescência” (Figura 3). Disponível em: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=193035. A autoria dessa produção, bem como os parceiros estão presentes mencionados ao longo do vídeo.
Figura 3: Vídeo Gravidez na Adolescência
Após a apresentação do vídeo, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um texto dissertativo como temática “Gravidez na Adolescência, abordando as seguintes problematizações:
Lembrar os/as alunos/as que devem construir um título para o texto bem criativo, esta atividade poderá ser realizada em conjunto com a área de Português da escola, ficando o/a professor/a de Língua Portuguesa responsável para explicar como estruturar e escrever um texto dissertativo. Após as correções feitas pelos/as professores/as, os/as alunos/as poderão fazer a socialização (exposição oral) de suas produções com a turma.
Manual H
O manual traz cerca de 70 atividades participativas para serem desenvolvidas em grupos de homens jovens, estimulando uma reflexão crítica sobre “o que significa ser homem”. Seus principais temas são: Sexualidade e Saúde Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Da Violência para Convivência, Razões e Emoções, e Prevenindo e Vivendo com HIV/AIDS.
Sexualidade e Saúde Reprodutiva - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/SexualidadeeSaudeRep.pdf
Paternidade e cuidado - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PaternidadeeCuidado.pdf
Da violência para a convivência - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/DaViolenciaparaConvivencia.pdf
Razões e emoções - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/RazoeseEmocoes1.pdf
Prevenindo e vivendo com AIDS/HIV - Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PrevenindoeVivendocomHIVAIDS.pdf
Manual M
O Programa M promove o empoderamento e a saúde de mulheres jovens de 15 e 24 anos por meio do engajamento em reflexões críticas a respeito do seu processo de socialização. Isso significa discutir como o desenvolvimento afetivo e social e a saúde das mulheres são influenciados pelas “normas de gênero”, ou seja, mensagens da sociedade que ditam o que é apropriado ou previsto para homens e mulheres. Esse projeto é feito por meio de oficinas educativas e de campanhas comunitárias que estimulam a autonomia das mulheres jovens nas relações pessoais, familiares e profissionais. Os materiais educativos do Programa M incluem um vídeo e um manual. Também foi elaborada uma Escala de Eqüidade de Gênero para Mulheres. Esta ferramenta serve para avaliar o impacto das ações do Programa M nas atitudes femininas no que diz respeito à saúde, auto-estima e autonomia. As atividades do Programa M foram elaboradas e validadas no Brasil, Jamaica, México e Nicarágua. Adaptações já foram feitas na Índia e na Tanzânia. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/trabalhando-com-mulheres-jovens.pdf
Minha Vida de João
O desenho animado “Minha vida de João” foi criado para gerar questionamento entre homens jovens sobre a forma como foram socializados e sobre os papéis de gênero que foram levados a assumir. O filme acompanha a história de João e ilustra sua educação no contexto familiar, retratando situações como violência doméstica, primeira experiência sexual, gravidez da namorada e primeiro emprego. Disponível em: http://www.promundo.org.br/
Professor/a para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:
A avaliação também será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos/as estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente às questões apresentadas. Então o/a professor/a acompanhará e avaliará a participação e envolvimento de seus/suas alunos/as, bem como os as produções escritas e conhecimentos construídos por eles/as, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/04/2012
Quatro estrelasaula está muito rica e fácil de ser trabalhada.
26/03/2012
Cinco estrelasRíquissimo conteúdo para ser trabalhado inclusive a partir do 8º ano, quando, na disciplina de ciÊncias os estudantes aprendem sobre reprodução, sexualidade, dst´s, entre outros. Parabéns e obrigada pelas dicas.
29/08/2011
Cinco estrelasAchei a aula muito interessante com questionamentos que levam à reflexão. Retrata a realidade com uma certa dose de criatividade para que os alunos possam fazer suas próprias escolhas.
06/05/2011
Cinco estrelasadorei temos que falar muito sobre esse assunto.
21/09/2010
Quatro estrelasgostei das sugestões , nossos adolescentes sempre precisam de apoio e orientaçõe sobre esse assunto .