Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O prazer de viver: adolescência saudável

 

04/10/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Discutir a vulnerabilidade das mulheres jovens ao HIV/AIDS e a importância da negociação e diálogo entre parceiros sexuais para a adoção de comportamentos mais saudáveis.   
  2. Estimular a discussão sobre os cuidados com o corpo, explorando a relação existente entre higiene e saúde sexual.   
  3. Refletir sobre as diversas maneiras de viver a sexualidade de forma prazerosa e sem risco de contágio de DSTs ou HIV/AIDS, e de gravidezes não desejadas.  
Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos das formas de transmissão de DSTs e do HIV.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

Aula interativa.

Socialização das produções dos/as alunos/as.

Uso da sala de vídeo e/ou de informática.   

Atividade 1: Animação: Sexo não é brincadeira   

Como início para as aulas, sugerimos que o/ professor/a apresente o vídeo intitulado “Sexo não é brincadeira” (Figura 1 e 2), disponível em:  http://www.youtube.com/abiaids#p/u/5/LaLT1WYDU0A 

Figura 1: Cenas do curta-metragem "Sexo não é brincadeira"

O curta-metragem produzido pela Companhia da Saúde, do grupo de teatro circense da ABIA formado por adolescentes e jovens moradores da periferia do Rio de Janeiro, narra a história de um casal de adolescentes que se encontram em um baile no Rio de Janeiro e descobrem os riscos de uma transa sem o uso de camisinha.

Figura 2: Cenas do curta-metragem "Sexo não é brincadeira"

Após o término do vídeo, sugerimos que o/a professor/a solicite aos alunos/as preparem uma frase e/ou um texto que procure sensibilizar as pessoas viver a sexualidade de forma prazerosa e sem risco de contágio de DSTs ou HIV/AIDS, e de gravidezes não desejadas   

Atividade 2: Eu e meu corpo: higiene e saúde sexual para uma adolescência saudável – Dinâmica adaptada do manual Prevenindo e vivendo com AIDS/AIDS. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PrevenindoeVivendocomHIVAIDS.pdf     

Professor/a essa atividade tem como objetivo estimular a discussão sobre os cuidados com o corpo, explorando a relação existente entre higiene e saúde sexual, de forma que os/as adolescentes despertem para o cuidado do corpo de maneira saudável.   

Materiais necessários:

canetas hidrocor, folhas de papel 40 Kg (ou folhas de ofício coladas de modo que no conjunto tenham dimensão maior que um corpo humano), revistas velhas.   

Dicas para o/a professor/a: Sugerir ao grupo que crie um nome e outras características para o corpo do homem e jovem desenhado. Se os participantes do grupo não se sentirem à vontade para desenhar a genitália, o facilitador pode desenhá-la, com naturalidade, permitindo inclusive maior descontração ao grupo.   

Procedimentos:   

1- Coloque no chão uma ou mais folhas de papel do tamanho de um corpo humano.

2- Peça a um voluntário do grupo que deite no papel para um/a outro/a desenhar o contorno do seu corpo.

3- Peça a outro voluntário que acrescente, ao desenho, a genitália masculina.

4- Em seguida, estimule o grupo a colocar pedacinhos de revista (picotada ou em bolinhas) nos locais onde pode ser acumulada sujeira no corpo. Por exemplo, o/a professor/a diz "a pessoa tomou sorvete e não lavou as mãos: onde acumulará sujeira?" Então, as pessoas colocam os pedacinhos de papel naquela região que sujou.

5- Estimule o grupo a fazer isso com as várias partes do corpo, discutindo quais as consequências da falta de higiene para a saúde.

6- Depois, questione quais as alternativas encontradas para evitar ou corrigir o que aconteceu com a pessoa em questão. O grupo deve então remover os papéis, parte por parte, até deixar o corpo limpo novamente.

Após finalizar esses procedimentos, é necessário que o/a professor/a faça alguns questionamentos para o grupo, tais como:   

  • O que é higiene?
  • Qual a importância da higiene em nossa vida?
  • Qual a importância da higiene em nossa vida sexual?
  • Além da higiene, o que é necessário para cuidar da sua saúde sexual?
  • Homens e mulheres cuidam do seu corpo do mesmo modo? Por que?
  • Falta de higiene pode resultar em maior possibilidade de adquirir DST?   

Importante:   Ao final o/a professor/a deve destacar a importância do cuidado com o corpo e do acompanhamento especializado para a saúde sexual, aproveitando as falas do próprio grupo que surgiram durante a atividade, destacando as possíveis relações entre falta de higiene e DST.  

ATIVIDADE 3: O prazer de viver e a prevenção – Dinâmica adaptada do manual “Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/trabalhando-com-mulheres-jovens.pdf   

A sugestão dessa atividade foi em virtude promover uma discussão sobre a prevenção das DSTs/ AIDS através de relações sexuais prazerosas, e o papel do diálogo diante da possibilidade de uma gravidez, de infecção por DSTs/HIV/AIDS e o uso do preservativo.

Materiais necessários:   

Quadrados de papel no tamanho de embalagem de camisinhas (femininas e masculinas); camisinhas (femininas e masculinas).   

Etapas para o desenvolvimento da atividade:   

  1. Faça uma tempestade de ideias sobre o significado e a importância do sexo seguro. Se necessário, faça uma revisão de como as DSTs e o HIV são transmitidos (veja dicas de sites em recursos complementares).
  2. Divida os/as participantes em 3 grupos e peça que pensem em situações que já passaram ou ouviram falar, sobre meninas que levam camisinhas na bolsa e de meninos que levam na carteira. Dê 10 minutos para esta discussão.
  3. Peça para que os grupos apresentem, ou socializem, seus relatos.
  4. Peça que elejam uma história que considerem positiva e outra que considerem negativa. Divida então, os/as participantes em dois grupos e peça que cada um faça uma encenação das histórias identificadas, para montar a encenação da experiência. Se for possível, estimule a interpretação de um antagonista, ou seja, alguém que não concorde com as ações da protagonista, a mulher que carrega o preservativo na bolsa.
  5. Depois de encenadas as histórias, use as questões abaixo para facilitar a discussão sobre o que foi feito.   

Pontos para discussão:   

  • Uma mulher deveria carregar preservativos na bolsa? Por que sim ou por que não?
  • Quando é importante usar preservativos?
  • Quem se espera que inicie uma discussão sobre o uso do preservativo, o homem ou a mulher? Por quê?
  • O que vocês acham da mulher que propõe o uso do preservativo?
  • O que os homens costumam achar da mulher que propõe o uso do preservativo? Por quê?
  • É difícil para uma mulher falar sobre o uso do preservativo com seu parceiro? Por quê ou por que não?
  • Se o parceiro recusa o uso do preservativo, o que uma mulher deveria fazer?
  • O que acontece na vida real?
  • Os casais costumam conversar sobre uso do preservativo? Por que sim ou por que não?
  • Quais são as principais dificuldades que as mulheres encontram para conversar sobre preservativo com seus parceiros? Como ela pode vencer essas dificuldades?
  • Como é vista uma mulher que tem mais de um parceiro sexual? Tem alguma diferença quando é o homem que tem mais de uma parceira?
  • Que argumentos uma mulher pode usar para carregar um preservativo em sua bolsa?
  • De que forma uma mulher pode vencer as dificuldades de diálogo para o uso e obter prazer com o preservativo com seu parceiro?
  • O que você aprendeu com esta atividade?
  •  Você aprendeu alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?   

Professor/a como fechamento da atividade deixe bem claro para os/as alunos/as que as mulheres, têm o direito de tomar decisões sobre seus corpos. Isso inclui a obtenção de informações e o acesso a métodos de prevenção, além de habilidades para negociar o uso desses métodos com os parceiros.

Recursos Complementares

Sugestões para consulta:   

ABIA/GRUPO PELA VIDA - Tudo Dentro, Rio de Janeiro/ São Paulo, 1995. Dirigida para o público em geral esta publicação, diferenciando-se dos tratados médicos, procura informar de forma geral sobre o que são, quais são e o que é preciso fazer para evitar as DST e a AIDS. Acesso: http://www.abiaids.org.br/    

Ministério da Saúde/Coordenação Nacional de DST/AIDS – Manual do Multiplicador - Adolescente, Brasília, 1997, 2 (edição. Este manual foi desenvolvido para proporcionar aos educadores as ferramentas metodológicas para o desenvolvimento de um programa de capacitação de monitores adolescentes em atividades educativas de prevenção às DST/AIDS.   

Para saber mais:   

  1. Fala Educadora! Fala Educador! - material didático realizado pelo Laboratório Organon, com o apoio do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; GTPOS e NEPAIDS. Pode ser conseguido gratuitamente pelos professores junto aos laboratório Organon.
  2. Sexualidade, prazer em conhecer. Livro do professor. – material didático realizado pela Fundação Roberto Marinho, apoio Schering, Concepção do Projeto e Autoria ECOS. Este livro pode ser conseguido gratuitamente pelos professores junto à Fundação Roberto Marinho.   
  3. Uolteen Sexo Site dirigido ao público adolescente sob coordenação da psicóloga Rosely Sayão. Disponível em: http://www.uol.com.br/sexo/    
  4. Saúde Pública Site do Ministério da Saúde com biblioteca virtual de pesquisa sobre corpo humano e sexualidade. Disponível em: http://www.saudepublica.bvs.br/ 
Avaliação

Para a avaliação o/a professor/a deve considerar as avaliações críticas e produções dos/as alunos/as, levando em conta as leituras, as interpretações e as intervenções de cada um nas atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cicero pereira , Sec de Educação Muncipal , Rio Grande do Norte - disse:
    ciceropereira1962@bol.com.br

    21/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito relevante este plano de aula


  • girlene bacelar, escola pestana , Amapá - disse:
    girlene-bacelar@bol.com.br

    08/11/2010

    Quatro estrelas

    eu gosto muito de trabalhar com esse tema,pois alunos neste período de descobertas tem muitas duvidas e curiosidades e isso é muito bom para se desenvolver um bom trabalho por isso, sugiro que você utilize textos relacionados ao tema sexualidade e também procure trabalhar com grupos de alunos. em minhas atividades com esse tema tenho obtido bons resultados.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.