04/10/2010
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Conhecimentos das formas de transmissão de DSTs e do HIV.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
Uso da sala de vídeo e/ou de informática.
Atividade 1: Animação: Sexo não é brincadeira
Como início para as aulas, sugerimos que o/ professor/a apresente o vídeo intitulado “Sexo não é brincadeira” (Figura 1 e 2), disponível em: http://www.youtube.com/abiaids#p/u/5/LaLT1WYDU0A
Figura 1: Cenas do curta-metragem "Sexo não é brincadeira"
O curta-metragem produzido pela Companhia da Saúde, do grupo de teatro circense da ABIA formado por adolescentes e jovens moradores da periferia do Rio de Janeiro, narra a história de um casal de adolescentes que se encontram em um baile no Rio de Janeiro e descobrem os riscos de uma transa sem o uso de camisinha.
Figura 2: Cenas do curta-metragem "Sexo não é brincadeira"
Após o término do vídeo, sugerimos que o/a professor/a solicite aos alunos/as preparem uma frase e/ou um texto que procure sensibilizar as pessoas viver a sexualidade de forma prazerosa e sem risco de contágio de DSTs ou HIV/AIDS, e de gravidezes não desejadas
Atividade 2: Eu e meu corpo: higiene e saúde sexual para uma adolescência saudável – Dinâmica adaptada do manual Prevenindo e vivendo com AIDS/AIDS. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PrevenindoeVivendocomHIVAIDS.pdf
Professor/a essa atividade tem como objetivo estimular a discussão sobre os cuidados com o corpo, explorando a relação existente entre higiene e saúde sexual, de forma que os/as adolescentes despertem para o cuidado do corpo de maneira saudável.
Materiais necessários:
canetas hidrocor, folhas de papel 40 Kg (ou folhas de ofício coladas de modo que no conjunto tenham dimensão maior que um corpo humano), revistas velhas.
Dicas para o/a professor/a: Sugerir ao grupo que crie um nome e outras características para o corpo do homem e jovem desenhado. Se os participantes do grupo não se sentirem à vontade para desenhar a genitália, o facilitador pode desenhá-la, com naturalidade, permitindo inclusive maior descontração ao grupo.
Procedimentos:
1- Coloque no chão uma ou mais folhas de papel do tamanho de um corpo humano.
2- Peça a um voluntário do grupo que deite no papel para um/a outro/a desenhar o contorno do seu corpo.
3- Peça a outro voluntário que acrescente, ao desenho, a genitália masculina.
4- Em seguida, estimule o grupo a colocar pedacinhos de revista (picotada ou em bolinhas) nos locais onde pode ser acumulada sujeira no corpo. Por exemplo, o/a professor/a diz "a pessoa tomou sorvete e não lavou as mãos: onde acumulará sujeira?" Então, as pessoas colocam os pedacinhos de papel naquela região que sujou.
5- Estimule o grupo a fazer isso com as várias partes do corpo, discutindo quais as consequências da falta de higiene para a saúde.
6- Depois, questione quais as alternativas encontradas para evitar ou corrigir o que aconteceu com a pessoa em questão. O grupo deve então remover os papéis, parte por parte, até deixar o corpo limpo novamente.
Após finalizar esses procedimentos, é necessário que o/a professor/a faça alguns questionamentos para o grupo, tais como:
Importante: Ao final o/a professor/a deve destacar a importância do cuidado com o corpo e do acompanhamento especializado para a saúde sexual, aproveitando as falas do próprio grupo que surgiram durante a atividade, destacando as possíveis relações entre falta de higiene e DST.
ATIVIDADE 3: O prazer de viver e a prevenção – Dinâmica adaptada do manual “Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Disponível em: http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/03/trabalhando-com-mulheres-jovens.pdf
A sugestão dessa atividade foi em virtude promover uma discussão sobre a prevenção das DSTs/ AIDS através de relações sexuais prazerosas, e o papel do diálogo diante da possibilidade de uma gravidez, de infecção por DSTs/HIV/AIDS e o uso do preservativo.
Materiais necessários:
Quadrados de papel no tamanho de embalagem de camisinhas (femininas e masculinas); camisinhas (femininas e masculinas).
Etapas para o desenvolvimento da atividade:
Pontos para discussão:
Professor/a como fechamento da atividade deixe bem claro para os/as alunos/as que as mulheres, têm o direito de tomar decisões sobre seus corpos. Isso inclui a obtenção de informações e o acesso a métodos de prevenção, além de habilidades para negociar o uso desses métodos com os parceiros.
Sugestões para consulta:
ABIA/GRUPO PELA VIDA - Tudo Dentro, Rio de Janeiro/ São Paulo, 1995. Dirigida para o público em geral esta publicação, diferenciando-se dos tratados médicos, procura informar de forma geral sobre o que são, quais são e o que é preciso fazer para evitar as DST e a AIDS. Acesso: http://www.abiaids.org.br/
Ministério da Saúde/Coordenação Nacional de DST/AIDS – Manual do Multiplicador - Adolescente, Brasília, 1997, 2 (edição. Este manual foi desenvolvido para proporcionar aos educadores as ferramentas metodológicas para o desenvolvimento de um programa de capacitação de monitores adolescentes em atividades educativas de prevenção às DST/AIDS.
Para saber mais:
Para a avaliação o/a professor/a deve considerar as avaliações críticas e produções dos/as alunos/as, levando em conta as leituras, as interpretações e as intervenções de cada um nas atividades propostas.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/05/2011
Cinco estrelasMuito relevante este plano de aula
08/11/2010
Quatro estrelaseu gosto muito de trabalhar com esse tema,pois alunos neste período de descobertas tem muitas duvidas e curiosidades e isso é muito bom para se desenvolver um bom trabalho por isso, sugiro que você utilize textos relacionados ao tema sexualidade e também procure trabalhar com grupos de alunos. em minhas atividades com esse tema tenho obtido bons resultados.