24/01/2010
Pedro Luiz Aparecido Malagutti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
O Aluno poderá confrontar informações pesquisadas com os seus próprios dados, que serão obtidos através desta atividade experimental. Irão manipular objetos como transferidor e calculadora e, ainda, organizar dados em tabelas. São várias habilidades exploradas numa mesma atividade que pode ser enquadrada como atividade experimental;
Triângulos retângulos; ângulos; Medida de comprimento, medida de ângulos;
Esta é uma aula experimental com a seguinte proposta:
Cada aluno deverá ter seu próprio material:
Material Necessário:
Régua, Transferidor, Calculadora, Lápis e Borracha e tabela trigonométrica.
Instruções gerais:
Divida a classe em grupos de 3 alunos.
Cada aluno terá o dever de colaborar com a produção do grupo e, no final, cada grupo deverá entregar um relatório para o professor (com a maior quantidade de registros produzidos e organizados com a separação das questões que já foram respondidas, bem como as conjecturas e dúvidas levantadas, incluindo aquelas para as quais não foram encontradas justificativas).
Peça para os alunos:
Sempre registre o raciocínio utilizado!
Cada aluno deve calcular e registrar no próprio triângulo as medidas de seus três ângulos e de seus três lados usando para isso régua e transferidor;
CUIDADO!! Isso é um experimento, logo quanto maior o cuidado mais preciso serão os dados coletados. Observe sempre se estes dados são coesos, por exemplo:
- Qual o valor da soma dos ângulos internos de um triângulo?
- Qual é o maior lado de um triângulo retângulo?
Sempre confiram as medições!
Cada grupo deve receber fichas com as figuras abaixo:
Questões sobre a Atividade
1. Avalie se os valores que o seu grupo encontrou coincidem com os valores consultados nas tabelas? Houve alguma variação? Se sim, justifique por quê?
2. Quais conclusões podemos estabelecer das relações encontradas na Atividade 1? Algumas perguntas-dicas:
Existe alguma relação entre os ângulos agudos de um triângulo retângulo?
Existe alguma relação entre os triângulos retângulos com mesmos ângulos internos, porém lados diferentes?
Do que dependem as razões trigonométricas? Do triângulo retângulo ou do ângulo agudo considerado? Como podemos usar isso a nosso favor?
Como seu grupo imagina que foi construída a tabela trigonométrica? Para que ela foi construída? Ela precisava ir até 89o como a tabela trigonométrica apresentada aqui?
3. Como o grupo avalia a atividade? De que maneira ela contribui para dar um significado à teoria estudada em sala de aula?
Objetivo da Atividade
Os principais objetivos desta atividade são: o trabalho em equipe; a manipulação de instrumentos como régua, transferidor, calculadora, tabela trigonométrica; a familiarização com as razões trigonométricas e o contato com a História da Matemática. Tem como foco principal que o aluno vivencie elementos teóricos estudados na sala durante as aulas de Matemática.
Professor, avalie o trabalho feito por seu aluno durante a atividade.
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14/01/2015
Quatro estrelasÓtimo para consulta