Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Razões Trigonométricas (Seno, cosseno e tangente) no Triângulo Retângulo - Atividade Concreta

 

24/01/2010

Autor e Coautor(es)
THAIS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O Aluno poderá confrontar informações pesquisadas com os seus próprios dados, que serão obtidos através desta atividade experimental. Irão manipular objetos como transferidor e calculadora e, ainda, organizar dados em tabelas. São várias habilidades exploradas numa mesma atividade que pode ser enquadrada como atividade experimental;

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos; Duas destas aulas serão de produção dos alunos e a quarta aula é para o
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Triângulos retângulos; ângulos; Medida de comprimento, medida de ângulos;

Estratégias e recursos da aula

Esta é uma aula experimental com a seguinte proposta:

  • Os alunos irão manipular instrumentos de medidas como régua, transperidor e calculadora;
  • Irão organizar os dados em tabelas para facilitar sua análise;
  • Irão confrontar informações já registradas da Tabela Trigonométrica com os dados observados neste experimento e fazer cálculo de erros e conjecturar porque eles acontecem;
  • Irão procurar regularidades em Trigonometria;      

Cada aluno deverá ter seu próprio material:

Material Necessário:
Régua, Transferidor, Calculadora, Lápis e Borracha e tabela trigonométrica.


Instruções gerais:

Divida a classe em grupos de 3 alunos.

Cada aluno terá o dever de colaborar com a produção do grupo e, no final, cada grupo deverá entregar um relatório para o professor (com a maior quantidade de registros produzidos e organizados com a separação das questões que já foram respondidas, bem como as conjecturas e dúvidas levantadas, incluindo aquelas para as quais não foram encontradas justificativas).

Peça para os alunos:
 Sempre registre o raciocínio utilizado!
 Cada aluno deve calcular e registrar no próprio triângulo as medidas de seus três ângulos e de seus três lados usando para isso régua e transferidor;
CUIDADO!! Isso é um experimento, logo quanto maior o cuidado mais preciso serão os dados coletados. Observe sempre se estes dados são coesos, por exemplo:
- Qual o valor da soma dos ângulos internos de um triângulo?
- Qual é o maior lado de um triângulo retângulo?
Sempre confiram as medições!

Cada grupo deve receber fichas com as figuras abaixo:

Questões sobre a Atividade
1. Avalie se os valores que o seu grupo encontrou coincidem com os valores consultados nas tabelas? Houve alguma variação? Se sim, justifique por quê?

2. Quais conclusões podemos estabelecer das relações encontradas na Atividade 1? Algumas perguntas-dicas:
 Existe alguma relação entre os ângulos agudos de um triângulo retângulo?
 Existe alguma relação entre os triângulos retângulos com mesmos ângulos internos, porém lados diferentes?
 Do que dependem as razões trigonométricas? Do triângulo retângulo ou do ângulo agudo considerado? Como podemos usar isso a nosso favor?
 Como seu grupo imagina que foi construída a tabela trigonométrica? Para que ela foi construída? Ela precisava ir até 89o como a tabela trigonométrica apresentada aqui?


3. Como o grupo avalia a atividade? De que maneira ela contribui para dar um significado à teoria estudada em sala de aula?

Objetivo da Atividade
Os principais objetivos desta atividade são: o trabalho em equipe; a manipulação de instrumentos como régua, transferidor, calculadora, tabela trigonométrica; a familiarização com as razões trigonométricas e o contato com a História da Matemática. Tem como foco principal que o aluno vivencie elementos teóricos estudados na sala durante as aulas de Matemática.

Avaliação

Professor, avalie o trabalho feito por seu aluno durante a atividade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.