Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Navegando na diversidade textual com hipertextos

 

20/01/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Regina Gomes de Lira
imagem do usuário

ACARI - RN ESCOLA MUNICIPAL PROFª TEREZINHA DE LOURDES GALVAO

Lúcia de Fátima Souza Morais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

Refletir sobre a importância do ensino dos gêneros textuais na sala de aula como forma de participação social;

Ampliar e desenvolver no educando, competências linguística e discursiva;

Desenvolver comportamentos leitores e escritores familiarizando-se com diferentes gêneros textuais;

Produzir diferentes textos, considerando as características dos gêneros e suas finalidades nas práticas sociais;

Estimular os educandos a mudanças de comportamentos e atitudes frente às questões ambientais a partir de um folheto educativo.

Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção do conhecimento;

Organizar e registrar informações, fazendo uso de artes visuais, música e expressão corporal;

Promover discussões e socialização das atividades produzidas pelos alunos utilizando alguns recursos didático-pedagógicos e tecnológicos.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem estar familiarizados com diferentes gêneros textuais e apresentar habilidades lingüísticas.

Estratégias e recursos da aula

MOMENTO 1

Para iniciar as aulas, foi proposta uma roda de conversa com mediação do professor, propiciando um intercâmbio oral entre os alunos, instigando-os para que compartilhem saberes sobre o meio ambiente. Em seguida, foi explorado um texto enigmático sobre “A árvore”, provocando reflexões a partir de questionamentos e desafiando os educandos a decifrarem os enigmas.

MOMENTO 2

A turma foi dividida em grupos para produzirem coletivamente textos: paródia, relatório, poema e outros que contemplem o tema e suas abordagens. Os textos foram revisados junto ao professor orientador, visando aprimorar aspectos relacionados a linguagem que se usa para escrever cada gênero. Ainda nesse momento, os grupos, sob a orientação e algumas sugestões do professor, são motivados a usar a sua criatividade para planejarem suas apresentações e assim socializaram para apreciação de toda a turma, os textos produzidos. Dando continuidade, fizemos uma coletânea dos textos dos discentes, organizamos e estruturamos um folheto educativo “Navegando na Diversidade Textual – Embarque Nessa! Depois dos textos editados no folheto, foi reproduzido exemplares para todos os alunos da referida turma que foram utilizados como suporte de “arte educação“, os quais viraram pequenas obras de arte, sendo valorizadas numa pequena exposição na sala de aula.

MOMENTO 3 -O professor discute um pouco mais a temática com a música “Planeta Azul”, de Guilherme Arantes. As crianças ouvem, cantam e debatem a letra da música. Para concluir as atividades planejadas, foi aberto um espaço de reflexão final com o texto “Na Sala da Consciência, proporcionando um momento de interatividade. Ouvir as opiniões e ideias dos alunos, reforçando o assunto estudado e analisando o que aprenderam no decorrer das aulas.

Recursos Complementares

Sugere-se também que o professor reproduza mais cópias do folheto educativo para divulgar na comunidade escolar, atingindo um maior número de leitores, bem como, realize exercícios de leitura crítica, aprimoramentos de textos e reescrita.

Utilizou-se de materiais didático-pedagógicos como: livros, papéis, canetas, entre outros, aparelho de som com CD, computador com impressora, caixa amplificadora de som e microfone, câmera digital fotográfica e pen-drive.

Avaliação

A aprendizagem dos alunos se efetiva a partir da participação de todos no processo de descoberta e construção do conhecimento. Sendo assim, será realizado em todos os momentos das atividades desenvolvidas, observando-se a participação, o interesse, o envolvimento e o desempenho dos alunos durante as aulas propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.