01/10/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Os alunos devem saber identificar fórmulas moleculares e estruturais e, ainda, reconhecer moléculas.
Professor nesta prática tem como objetivo identificar e reconhecer a aplicação da adrenalina no cotidiano. Os alunos devem dialogar/debater sobre as diferentes situações em que se pode ter a presença da adrenalina. Utilize um dos recursos tecnológicos e ambientes indicados para mostrar imagens como a que apresentamos abaixo (se necessário traga outra imagens para a aula):
Crie situações para debater sobre a bioquímica das emoções dentre elas: o medo, a euforia, a alegria, sobre a sensação de prazer experimentada pelos praticantes de exportes radicais e ainda das situações que estão ligadas à produção de neurotransmissores e outros tipos de transmissores químicos (enzimas, endorfinas, adrenalinas etc.). Sugerimos as seguintes perguntas:
Após dialogarem, explique que as situações de emoções, sentimentos e sensações como medo, euforia, estresse emocional ou de qualquer natureza estão relacionadas à ação dos hormônios secretados pelas moléculas das glândulas supra-renais presentes na Adrenalina.
Quando levamos um susto ou praticamos um esporte radical, que estruturas são liberadas em nossa corrente sanguínea?
A Adrenalina (também denominada epinefrina) é classificada como hormônio e neurotransmissor. Este foi isolado pela primeira vez pelo cientísta e bioquímico Jokichi Takamine que se inspirou na localização do hormônio no organismo: ad- (prefixo que indica proximidade), renalis (relativo aos rins) e o sufixo -ina, (referente a classe pertencente, ao grupo funcional Aminas).
No laboratório de informática, explique aos alunos que a Adrenalina é um neurotransmissor importante e necessário na manutenção da vida. No corpo humano grande quantidade desse hormônio é secretado em milhares de estruturas quando passa a atuar sobre sistema nervoso simpático: coração, pulmões, vasos sanguíneos, órgãos genitais, pernas, músculos, braços etc. no sentido de preparar o corpo para exercer esforços físicos como pular, correr e ou executar movimentos que exigem reflexos rápidos. Tem a função de aumentar os batimentos cardíacos, estimular a vaso constrição, liberar a glicose armazenada no fígado, elevar a pressão arterial, relaxar e ou contrair alguns músculos involuntários. Enquanto medicamento serve de estímulo ao coração em caso de parada cardíaca, na prevenção de hemorragias e dilatação dos bronquíolos dos pulmões.
Os alunos devem conhecer a fórmula da molécula da Adrenalina. Explique como ocorrem as ligações entre seus elementos. Na sequência, utilize a TV Multimídia ou os computadores do Laboratório de Informática e mostre a imagem da fórmula da Adrenalina. Roteiro: Peça aos alunos que copiem a fórmula estrutural da molécula da adrenalina no caderno. Analisem os ângulos de ligação, especificamente, a ordem secundária, que apresenta um átomo de nitrogênio ligado a dois átomos de hidrogênio e radical orgânico, identifiquem quais e quantos elementos a compõem a fórmula.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10727
Reúna os alunos no Laboratório de Informática, organize-os em equipes de forma que ao desenvolver as atividades disponíveis nos quatro recursos indicados possam identificar os efeitos e a ação da adrenalina no corpo humano. Após concluírem as atividades os alunos devem criar blog´s acessando o link: https://www.blogger.com/start e inserir as informações dos relatórios que produziram. Há um tutorial que pode auxiliar na criação do blog no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf
Solicite que acessem as animações e desenvolvam as atividades considerando cada roteiro
Roteiro 1: A equipe 1 deve acessar a animação abaixo, identificar os efeitos da Adrenalina em diferentes partes do corpo humano e produzir um relatório.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10245
Roteiro 2: Solicite a Equipe 2 que acesse o link abaixo, observe como ocorre a sinapse, identifique a ação da Adrenalina no coração e nos pulmões e produza um relatório.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10247
Adrenalina 2: ação no tecido adiposo
Roteiro 3: A Equipe 3 deve acessar a animação abaixo, identificar a ação da Adrenalina no tecido muscular e produzir um relatório.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10248
Adrenalina 3: ação no tecido muscular
Roteiro 4: Solicite a Equipe 4 que acesse o recurso abaixo, observe como ocorre a sinapse, identifique a ação da Adrenalina no coração e nos pulmões e elabore um relatório.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10249
Adrenalina 4: ação no coração e pulmões
É importante ao aluno aprender quais elementos fazem parte dos grupos funcionais e seus respectivos ângulos de ligação. Ainda no laboratório de informática explique que Aminas são compostos orgânicos derivados da amônia NH3 em que os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos. Para se obter sua nomenclatura utiliza-se o sufixo “Amina” que antecede os nomes dos radicais ligados aos grupos funcionais. Explique também que o NH2 caracteriza a presença da Amina.
Necessário comentar que as Aminas são parte dos Grupos funcionais. Acesse o recurso, peça para aos alunos que façam a analise da imagem que mostra a estrutura do grupo funcional amina, de ordem secundária, que observem que esta é formada por um átomo de nitrogênio ligado a dois átomos de hidrogênio e radical orgânico e fazer apontamentos no caderno.
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11849
Desenvolver esta atividade pode contribuir para o aluno conhecer a estrutura dos grupos funcionais. Roteiro: Os alunos devem se organizar em equipes de 4 pessoas, pesquisar na Internet sobre grupos funcionais fazer anotações no caderno, criar slides, incluir imagens e apresentar para a turma no laboratório de informática na TV Multimídia ou TVPendrive. Para saber mais sobre TV Pendrive visite o site: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17500
Para pesquisar os alunos podem acessar as informações disponíveis nos sites abaixo:
Disponível em: http://www.dqi.ufms.br/~lp4/QFL305Aula003.pdf
Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/quimica/grupos-funcionais.html
Disponível em: http://www.anossaescola.com/fariavasconcelos/recursos/Qu%C3%ADmicaOrg%C3%A2nica-GruposCaracter%C3%ADsticos.pdf
Nesta atividade os alunos devem pesquisar sobre os parentes da Adrenalina para conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes. Ao beber por longo tempo, o cérebro de uma pessoa fica exposto ao efeito depressor do álcool à produção de substâncias químicas naturalmente estimulantes como Noradrenalina, Serotonina, Salbutamol, Anfetamina e Ecstasy. Roteiro: Acessar os sites indicados, pesquisar as definições, anotar as informações no caderno, criar e inserir as informações e fórmulas das moléculas em um Blog que é um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. Para criar o blog eles devem acessar o link: https://www.blogger.com/start
Link: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/adrenalina.html
Esta atividade pode contribuir para que o aluno compreender o significado dos vocábulos trabalhados na aula. Professor solicite aos alunos que pesquisem e anotem no caderno o significado dos vocábulos Adrenalina, Epinefrina, Fórmula estrutural, Hormônio, Molécula, Glândulas supra-renais, Neurotransmissor e Sinapse. Sugerimos que amplie a lista. Após concluírem, efetue a correção em sala de aula.
Os alunos podem organizar uma exposição de imagens (Ex: uma partida de futebol, alguém mergulhando na piscina, etc.) nas quais estejam presentes situações que envolvem reações onde pode ocorrer a liberação de Adrenalina. Ao lado de cada imagem deve haver frases explicando a reação ( ex: medo de cair, emoção ao escorregar no Toboágua, etc). Em pelo menos um dos painéis deve ser apresentado o conceito de Adrenalina, em outros como ela ocorre, como atua no corpo, etc.
Professor organize os alunos de forma que cada equipe crie um vídeo cujo objetivo é tratar do tema Adrenalina no cotidiano.
Sugerimos o vídeo abaixo como exemplo:
Nome | Tipo |
---|---|
Adrenalina 2: ação no tecido adiposo | Animação/simulação |
Adrenalina 3: ação no tecido muscular | Animação/simulação |
Adrenalina | Imagem |
Adrenalina 1: visão geral | Animação/simulação |
Primary-amine | Imagem |
Adrenalina 4: ação no coração e pulmões | Animação/simulação |
Sites
No site abaixo está disponível a fórmula da adrenalina.
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adrenalina
Nos sites abaixo o aluno pode pesquisar sobre a Adrenalina.
http://www.brasilescola.com/quimica/adrenalina.htm
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/exemplar13.html
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/adrenalina.html
Os alunos podem pesquisar sobre Amina no site disponível no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amina
Livros
FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.
LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.
Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.
Livro: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf
A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas. Critérios a serem observados:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!