01/10/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Identificar os elementos químicos.
Para iniciar esta aula, organize os alunos na sala de aula, sala de vídeo ou no laboratório de informática. Levante os conhecimentos prévios perguntando "O que é átomo?" Após responderem utilize o filme "O Átomo" que têm como objetivo apresentar o Movimento Browniano, o posicionamento de Einstein sobre a existência do átomo e sobre o comportamento do pólen na água. O filme parte de uma linha cronológica e apresenta de forma detalhada, a história do estudo do átomo, como a humanidade resolveu o mistério da matéria, os conflitos e revelações na ótica dos grandes cientistas. Roteiro: Sugerimos que faça recortes das partes mais interessantes, e a medida que assistem, faça comentários e oriente-os para que façam anotações no caderno.
Link: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1067
Sugerimos que utilize a TV Multimídia (com USB) ou os computadores do laboratório de informática. Explique aos alunos que todas as coisas que conhecemos e tudo que há na natureza, é constituído de átomos (é a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico) ou suas combinações. Informe também que existem partículas menores que o átomo as quais denominamos Quark. Mostre a imagem do Átomo de oxigênio para fundamentar a explicação e peça lque observem o átomo é constituído de um núcleo, é formado por partículas de carga positiva denominada prótons (ou número atômico) e de partículas denominadas nêutrons, que não tem carga e de mesmo tamanho, que concentra a massa.
Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2quimica/6oxigenio.jpg
Ao final dos anos 30 foram descobertas as partículas denominadas múons, píons e káons. Quando uma teoria já não dava conta de explicar determinado conjunto de fenômenos buscava-se novas idéias na perspectiva de formar novas teorias. Exemplo: o processo de conhecimento da constituição da matéria. O modelo atômico hoje aceito não pode ser considerado como definitivo tendo em vista que as verdades científicas são provisórias. A matéria é considerada energia condensada.
Ao finalizar as explicações oriente os alunos para que acessem o recurso abaixo cujo objetivo é exercitar conhecimentos sobre características gerais da matéria como, por exemplo, propriedades físicas das substâncias
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22026
Esta atividade pode ser desenvolvida em sala de aula ou ser realizada em casa. Assim, organize os alunos em equipes formadas por 3 pessoas. Peça que desenvolvam uma pesquisa em diferentes fontes, bibliotecas, Internet, etc. Roteiro: os alunos devem levantar os dados sobre a bibliografia dos cientistas e suas teorias, a importância da especulação, da experimentação, comportamentos de vários filósofos e cientistas que buscavam definir a matéria.
Após concluírem a pesquisa eles devem criar um blog (plataforma ideal para produzir e agregar outros meios de distribuição de conteúdo) utilizando o site: www.blogger.com/start Para auxiliar disponibilizamos o link que explica como criar o recurso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf
Sugerimos alguns cientistas e links para iniciar a pesquisa, se julgar importante pode ampliar a lista.
Esta atividade pode ser desenvolvida na sala de aula (utilizando a TVPendrive) ou no laboratório de informática (utilizando os computadores). Nos meses de Junho, Julho e Agosto de 1827 o botânico Robert Brown, observou, através do microscópio, pequenos grãos de pólen de plantas, tão leves que flutuavam dentro de água. Roteiro: Oriente os alunos que se organizem em equipes de até 4 pessoas, acessem o vídeo, observem o que ocorre quando se mistura a água ao leite e como esta mistura se comporta na presença do microscópio. À medida que assistem o vídeo peça que façam anotações no caderno. Para concluir a aula os alunos devem realizar debate acerca do procedimento observado. Para saber como utilizar a TVPendrive acesse o link: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17500
Fonte: http://risklover.wordpress.com/2008/09/29/il-moto-browniano-the-brownian-motion/
No laboratório de informática organize os alunos de forma que ocupem todos os computadores disponíveis. Oriente os alunos a simularem a experiência de Rutherford no qual os átomos são bombardeados por partículas alfa, possibilitando analisar qualitativamente a dependência do ângulo de deflexão da radiação incidente. Roteiro: os alunos devem navegar, desenvolver a simulação, observar, relatar como se movimentam as partículas e criar a apresentação no GoogleDocs. Para criar a apresentação, disponibilizamos o tutorial no link: https://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm
Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10448
Os alunos podem se organizados em equipes formadas por 4 pessoas. Organizar e realizar um seminário a fim de expor o que aprenderam, o que descobriram, o que poderia ser complementado ou o que não ficou claro. Além de revelar que conhecimentos adquiriram na aula, os alunos podem permitir ao professor fazer intervenções no sentido de sanar dúvidas, efetuar correções, ajustes, especialmente aqueles relacionados aos conceitos. Isso posssibilitará ao professor comparar os avanços do início até este momento.
Os alunos podem realizar a exposição de fotografias que expressam a presença da matéria em nossa vida e afixar no painel da escola. Outra opção é indicar o recorte de imagens de revistas e jornais que representem a presença da matéria em nossas vidas.
Matemática: o estudo das unidades de medidas dos elementos que compõem a matéria (átomo, elétron, prótons, etc.) pode facilitar na compreensão da estrutura da matéria.
História: o professor pode solicitar aos alunos que assistam o trailer do vídeo "Cruzada: Uma Jornada Através dos Tempos (2009)" cuja finalidade é levá-los a refletirem sobre as evidências acumuladas ao longo dos séculos reforçaram a idéia da presença dos átomos. Link: http://www.youtube.com/watch?v=YYcMTwLgOLU
Física: tendo esta aula como suporte o professor pode trabalhar o conteúdo Movimento Brawniano.
Ciências: o professor pode orientar os alunos a desenvolverem o seguinte experimento: solicitar aos alunos que repartam um pão até obter o menor pedaço. Desta forma podem refletir sobre o que é matéria e sua estrutura.
Biologia: trabalhar com as moléculas é também uma forma de demonstrar como se organiza a matéria no corpo humano.
Inglês: o professor pode orientar os alunos a efetuarem a tradução de textos que tratem da Evolução do Átomo.
Nome | Tipo |
---|---|
Movimento Browniano | Vídeo |
Matéria | Software Educacional |
Experimento de Rutherford | Animação/simulação |
No link a seguir há informações sobre o movimento browniano.
Link: http://www.seara.ufc.br/especiais/fisica/brown/brown2.htm
No site abaixo o aluno pode assistir ao vídeo Experimento de Rutherford.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/estrutura-materia.jhtm
Disponível em: http://www.rcgg.ufrgs.br/eng08801-radioatividade.htm
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_at%C3%B4mico
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/quimica-estrutura-da-materia.jhtm
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u15.jhtm
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/pequenas-particulas-grandes-questoes-427719.shtml
Disponível em: http://www.rcgg.ufrgs.br/eng08801-radioatividade.htm trabalhar com os alunos qualquer bom filme cujo ambiente seja o de um passado distante, de preferência que mostre uma sociedade organizada. Exemplos: Gladiador, Cruzada, Lutero, Elizabeth, 1492, A missão, 2001 - uma odisséia no espaço (neste, o início se passa na pré-história), O nome da rosa, ou ainda, o seriado Roma.
No site abaixo o aluno encontra o modelo atômico de Rutherford-Bohr. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u54.jhtm
O texto LHC - a máquina do fim do mundo. possibilita compreender como se desenvolveu a pesquisa relativa a recriação do big bang.
Disponível em: http://obviousmag.org/archives/2008/08/lhc_a_maquina_do_fim_do_mundo.html#ixzz0xlDN8k2Y
No site abaixo os alunos podem pesquisar sobre o modelo de Demócrito.
Disponível em: http://educa.fc.up.pt/ficheiros/trabalhos/687/documentos/742/Modelo%20at%F3mico%20de%20Dem%F3crito.pdf
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quark
Entendemos que a avaliação é sempre diagnóstica, processual e formativa. Sugerimos alguns critérios que podem auxiliar neste processo.
Quatro estrelas 2 classificações
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12/06/2015
Cinco estrelasEXCELENTE AULA, PROFESSOR. ME AJUDOU MUITO. OBRIGADO!
03/02/2012
Quatro estrelasEsta aula está ótima para trabalhar o conceito de matéria apartir do átomo o exemplo do pão foi perfeito.A parte prática cotribui muito para a interiorização dos conceitos trabalhados. Obrigada pela contribuição.