Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POEMA, SENTIMENTO E IMAGINAÇÃO

 

09/09/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interagir com textos poéticos e demonstrar as emoções que lhes são causadas.

Ter acesso a biografia do autor dos poemas lidos, para apreciar histórias de vida do autor que causa sensação, emoção e imaginação;

 Compartilhar com os colegas a leitura de poemas pelo prazer de ler para se divertir.

Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

conteudos

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Contextualizar o tema das poesias

1º momento - Professor,  converse com seus alunos para que  possam expressar suas experiências pessoais relacionadas com o tema, resgate a memória individual e expressão dos sentimentos. sugestão do encaminhamento da conversa:

 Quem tem avô ou avó? Onde eles moram? Você convive com eles? Você mora com eles? Quais os nomes de seus avós? Que coisas legais eles fazem pra você?O que tem na casa da vovó ( ou vovô) ? O que você mais gosta de fazer lá? Qual o transporte que você utiliza para se deslocar à casa do vovô e da vovó? Qual sua comida preferida na casa da vovó (ou vovô)

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_ZAbQfN8oMvI/TE2ILQqXo0I/AAAAAAAABjk/J6TCxxYAZ0Q/s320/avos.jpg 

Obs. Professor fale de  suas próprias experiências como neto ou neta para interagir com os alunos, focalizando: A forma de convívio com seus avós, o que aprendeu de ensinamentos da vida com os mesmos, respeitando o papel dos idosos na nossa sociedade. Poderá também trazer fotos dos avós e mostrá-las aos alunos. Registrar num quadro as  respostas dos alunos. Quadro- conversando sobre nossos avós.

Fonte:   http://www.qdivertido.com.br/avo_menina_cozinhando.gif

Atividade 2   - Leitura e interação com texto poético

 1º momento - Professor leia  o texto poético, a casa do meu avô, do escritor e poeta Ricardo Azevedo. Na leitura deve utilizar elementos da linguagem como: fluência verbal, pronúncia correta das palavras e emoção na voz. O texto deve ter sido escrito em cartaz antecipadamente.

 Na segunda vez, leia o texto,  apontando com o dedo as palavras, à medida que for lendo as frases da poesia.  

 Ah como é doce essa vida Na casa do meu avô!  

Ricardo Azevedo

Vou de ônibus, de carro De barco,

Vou pegar um avião

Vou de ônibus, de carro De barco,

vou de charrete

De lambreta, motoneta Patinete, bicicleta

Plantado pelo seu Júlio Além de ter um cachorro

 Na casa do meu avô

Além de jardim florido

Plantado pelo seu Júlio Além de ter um cachorro

 Dengoso mas furioso

Das conversas lá no quarto

Do tio Nená que é tantã

 Do piano da vovó

Tocando misterioso

De tantos livros bonitos

Da comida da Geralda...

 Na casa do meu avô

Ou melhor, na casa ao lado Mora uma certa pessoa

Que se chama Isildinha.  

 Ah como é boa essa vida

Na casa do meu avô

Bem melhor do que sorvete

 Mais gostosa que bombom

 Que refresco, chocolate Bolo, bala, caramelo.

 Ah como é doce essa vida Na casa do meu avô!  

Fonte: http://www.ricardoazevedo.com.br/Bobo11.JPG

Atividade 3 - Reconhecer a  biografia do autor  

 1º momento -  Professor o trabalho com a autobiografia  é realizado a partir de uma conversa, de questionamentos, leitura e jogo de palavras. Nesse caso, pode iniciar da seguinte maneira:  

 Quem já ouviu falar em Ricardo Azevedo?

 Vou dar uma dica: ele é escritor! Sobre que ele escreve?

 Eu trouxe um texto que fala da vida deste escritor.

O professor lê o texto enfatizando o contexto do autor: onde nasceu, qual sua formação escolar, seu interesse pela Literatura, seu gênero literário, suas principais obras e o que ele realiza atualmente.  

Fonte: http://contosdeencantamento.zip.net/images/livrosblog.JPG 

2º momento - Professor procure descobrir o que mais interessou a turma. Proponha que as crianças representem com desenho o lugar onde nasceu o autor e destaque os fatos que consideraram mais interessante na vida do escritor Ricardo Azevedo.

3º momento -  Entregue uma folha em branco com o formato de uma casinha, o aluno deverá fazer seu desenho na folha e solicite que escrevam o que perceberam de mais curioso na vida do escritor e poeta.

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula, você deve avaliar se as crianças gostaram e participaram da leitura de textos poéticos; se demonstraram emoção e imaginação durante os turnos de fala, em situações diversificadas; se realizaram o trabalho respeitando a orientação de cooperação e colaboração.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.