09/09/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Interagir com textos poéticos e demonstrar as emoções que lhes são causadas.
Ter acesso a biografia do autor dos poemas lidos, para apreciar histórias de vida do autor que causa sensação, emoção e imaginação;
Compartilhar com os colegas a leitura de poemas pelo prazer de ler para se divertir.
conteudos
1º momento - Professor, converse com seus alunos para que possam expressar suas experiências pessoais relacionadas com o tema, resgate a memória individual e expressão dos sentimentos. sugestão do encaminhamento da conversa:
Quem tem avô ou avó? Onde eles moram? Você convive com eles? Você mora com eles? Quais os nomes de seus avós? Que coisas legais eles fazem pra você?O que tem na casa da vovó ( ou vovô) ? O que você mais gosta de fazer lá? Qual o transporte que você utiliza para se deslocar à casa do vovô e da vovó? Qual sua comida preferida na casa da vovó (ou vovô)
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_ZAbQfN8oMvI/TE2ILQqXo0I/AAAAAAAABjk/J6TCxxYAZ0Q/s320/avos.jpg
Obs. Professor fale de suas próprias experiências como neto ou neta para interagir com os alunos, focalizando: A forma de convívio com seus avós, o que aprendeu de ensinamentos da vida com os mesmos, respeitando o papel dos idosos na nossa sociedade. Poderá também trazer fotos dos avós e mostrá-las aos alunos. Registrar num quadro as respostas dos alunos. Quadro- conversando sobre nossos avós.
Fonte: http://www.qdivertido.com.br/avo_menina_cozinhando.gif
1º momento - Professor leia o texto poético, a casa do meu avô, do escritor e poeta Ricardo Azevedo. Na leitura deve utilizar elementos da linguagem como: fluência verbal, pronúncia correta das palavras e emoção na voz. O texto deve ter sido escrito em cartaz antecipadamente.
Na segunda vez, leia o texto, apontando com o dedo as palavras, à medida que for lendo as frases da poesia.
Ah como é doce essa vida Na casa do meu avô!
Ricardo Azevedo
Vou de ônibus, de carro De barco,
Vou pegar um avião
Vou de ônibus, de carro De barco,
vou de charrete
De lambreta, motoneta Patinete, bicicleta
Plantado pelo seu Júlio Além de ter um cachorro
Na casa do meu avô
Além de jardim florido
Plantado pelo seu Júlio Além de ter um cachorro
Dengoso mas furioso
Das conversas lá no quarto
Do tio Nená que é tantã
Do piano da vovó
Tocando misterioso
De tantos livros bonitos
Da comida da Geralda...
Na casa do meu avô
Ou melhor, na casa ao lado Mora uma certa pessoa
Que se chama Isildinha.
Ah como é boa essa vida
Na casa do meu avô
Bem melhor do que sorvete
Mais gostosa que bombom
Que refresco, chocolate Bolo, bala, caramelo.
Ah como é doce essa vida Na casa do meu avô!
Fonte: http://www.ricardoazevedo.com.br/Bobo11.JPG
1º momento - Professor o trabalho com a autobiografia é realizado a partir de uma conversa, de questionamentos, leitura e jogo de palavras. Nesse caso, pode iniciar da seguinte maneira:
Quem já ouviu falar em Ricardo Azevedo?
Vou dar uma dica: ele é escritor! Sobre que ele escreve?
Eu trouxe um texto que fala da vida deste escritor.
O professor lê o texto enfatizando o contexto do autor: onde nasceu, qual sua formação escolar, seu interesse pela Literatura, seu gênero literário, suas principais obras e o que ele realiza atualmente.
Fonte: http://contosdeencantamento.zip.net/images/livrosblog.JPG
2º momento - Professor procure descobrir o que mais interessou a turma. Proponha que as crianças representem com desenho o lugar onde nasceu o autor e destaque os fatos que consideraram mais interessante na vida do escritor Ricardo Azevedo.
3º momento - Entregue uma folha em branco com o formato de uma casinha, o aluno deverá fazer seu desenho na folha e solicite que escrevam o que perceberam de mais curioso na vida do escritor e poeta.
No final da aula, você deve avaliar se as crianças gostaram e participaram da leitura de textos poéticos; se demonstraram emoção e imaginação durante os turnos de fala, em situações diversificadas; se realizaram o trabalho respeitando a orientação de cooperação e colaboração.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!