16/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Os alunos deverão conhecer o que é uma paródia e o que representou o período da Ditadura Militar no Brasil. Deverão conhecer, ainda, as características de um texto descritivo.
ATIVIDADE 01
A Ditadura e a música de protesto
Professor, você iniciará a seguinte atividade com a exibição de um vídeo que retrata o que representou o período ditatorial brasileiro, para o meio artístico:
http://www.youtube.com/watch?v=qhvXQj8CFmM&feature=fvsr Acessado em: 19 out. 2010
Durante a exibição do vídeo, são demonstrados alguns fragmentos de canções consideradas de protesto.
Peça que os alunos, individualmente, pesquisem na internet os seguintes pontos:
Links para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_no_Brasil#Censura_durante_o_regime_militar
http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=6146
http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2008/07/msica-e-censura-da-ditadura-militar.html
http://edmelander.blogspot.com/2009/09/musica-de-protesto-durante-ditadura_20.html
Após a pesquisa, peça que os alunos produzam um pequeno texto descritivo que organize suas percepções acerca dos pontos pesquisados.
Posteriormente, promova uma rodada de leitura das produções textuais.
ATIVIDADE 02
Interpretando uma música de protesto
http://www.videolife.tk/Ditadura/ Acessado em: 21 out. 2010
Professor, aqui desenvolveremos a atividade com apenas uma canção. No entanto, você poderá seguir a mesma metodologia para trabalhar com mais músicas ou outras opções.
Sugestões de músicas de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil:
1- "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré.
2- "Apesar de Você", de Chico Buarque.
3- "Cálice", de Chico Buarque e Gilberto Gil.
4- "É Proibido Proibir", de Caetano Veloso.
5- "Acorda, Amor", de Leonel Paiva e Julinho da Adelaide.
6- "Que as Crianças Cantem Livres", de Taiguara.
7- "Alegria, alegria", de Caetano Veloso.
Optamos por desenvolver a atividade através da opção 1, "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré.
Exiba o vídeo-áudio da referida canção. Se possível, faça cópias das letras para que os alunos possam acompanhá-la.
É importante que os alunos se atentem para os elementos enunciativos que aparecem na letra da mesma.
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/geraldo-vandre/46168/ Acessado em: 22 out. 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=BvxFwWdYVe4&feature=related Acessado em: 22 out. 2010
Munidos da letra, os alunos, organizados em duplas ou trios, deverão interpretar os seguintes pontos:
Após interpretarem tais questionamentos, pergunte para os grupos quais sentidos emergiram de suas percepções. É provável que você terá que auxiliá-los na construção de alguns significados, por isso produza também uma interpretação da música.
Incite os alunos a buscar outras canções de protesto e fazer o mesmo trabalho interpretativo. Sugira os títulos supracitados.
ATIVIDADE 03
Visitando nomes da MPB: ditadura militar
Professor, a presente atividade não tem nenhum interesse na promoção de um nome específico de cantor ou intérprete da Música Popular Brasileira. Nesse sentido, a sugestão que foi feita poderá ser substituída por qualquer nome artístico que tenha desenvolvido sua música no período da Ditadura no Brasil. Todos os compositores indicados como produtores de músicas de protesto podem ser utilizados a partir de uma mesma metodologia.
Optamos pela escolha de Wilson Simonal. Tal cantor não desenvolveu músicas que protestavam contra o regime militar, ao contrário. Versava acerca de coisas engraçadas, de amor e de felicidade. Entretanto, dá-se a escolha do mesmo por julgarmos que se trata de uma artista que teve sua vida diretamente ligada ao sistema ditatorial.
http://ldomblog.blogspot.com/2009/07/wilson-simonal-wilson-simonal-de-castro.html
Organize a classe em grupos com 5 componentes, e proponha que os mesmos desenvolvam uma pesquisa sobre o cantor.
Para que os trabalhos não fiquem muito repetitivos, você poderá dividir os grupos em dois blocos:
1 – Grupos que se dedicarão à pesquisa e a apresentação da vida artística e musical de Wilson Simonal;
2 – Grupos que se dedicarão à pesquisa e a apresentação da vida pessoal/política (envolvimento com o regime militar).
Os grupos deverão preparar uma apresentação sobre o ponto pesquisado. Dessa forma, incentive a confecção de cartazes e a produção de uma parte escrita sobre o trabalho.
Os alunos poderão tomar como referencial de pesquisa a internet, enciclopédias ou relatos orais. Caso você opte por desenvolver atividade em sala de aula, utilize o espaço do laboratório de informática.
Links indicados para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilson_Simonal
http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/wilson-simonal-um-assassinato-artistico/
http://www.lastfm.com.br/music/Wilson+Simonal/+wiki
http://www.letras.com.br/biografia/wilson-simonal
Os alunos não deverão se limitar aos links supracitados, uma vez que material referencial sobre o artista em questão é reduzido.
ATIVIDADE 04
Apresentação das pesquisas
Organize a sala de aula em um grande círculo e informe que cada grupo terá cerca de 10 minutos para apresentar.
Durante essa atividade, peça que os demais alunos anotem possíveis dúvidas e comentários que deverão ser colocados ao final de cada apresentação.
Como o material de pesquisa sobre Simonal é reduzido, é provável que as falas dos grupos contemplem de forma eficaz um conhecimento satisfatório sobre o cantor. Nesse sentido, ao final, introduza uma fala que retome os principais pontos abordados.
Caso a polêmica que permeia a vida e a morte de Simonal, acerca do seu envolvimento com o regime militar, não tenha sido abordada suficientemente, retome essa questão. Os links supracitados possuem material para essa discussão.
Não é necessário que, ao final dessa atividade, a turma forme uma opinião sobre a inocência ou culpa de Simonal. O conhecimento e o debate sobre a questão é a essência dessa atividade.
Ao final das apresentações, exiba o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=9GD217dQ_qA
ATIVIDADE 05
Interpretando a música de Simonal
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática, uma vez que a internet será necessária para a exibição e reprodução das músicas.
Organize a turma em 4 grupos e distribua letras das músicas para os mesmos acompanharem enquanto são reproduzidas.
Os alunos deverão, ao lerem e ouvirem as músicas, observarem os seguintes pontos:
Música 01 – “Nem vem que não tem”
Link música - http://www.youtube.com/watch?v=ssHV0eTCeTc&p=AC1FBFFEFB1A06EA&playnext=1&index=1
Link letra - http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/143590/
Música 02 – “Zazueira”
Link música – http://www.youtube.com/watch?v=UnjNmpdrSsU&feature=related
Link letra - http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/1348127/
Música 03 – “Mustang cor de sangue”
Link música - http://www.youtube.com/watch?v=3ftwMAVjj44&p=138D74FCD3A4BDAF&playnext=1&index=16
Link letra - http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/566702/
Música 04 – “País tropical”
Link música – http://www.youtube.com/watch?v=hiv5C4GzGMg&feature=related
Link letra - http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/769515/
Todos os grupos terão as letras de todas as músicas. No entanto, ao concluir cada uma das canções, dê cerca de 3 minutos para os alunos anotarem no caderno algumas percepções sobre a letra (se necessário, reproduza-as novamente.)
Ao final da execução de todas, selecione cada um dos quatro grupos para falar sobre uma das músicas. Não é necessário exigir aqui uma interpretação profunda da letra. O importante é que os alunos percebam o ideal irrevente e alegre das músicas interpretadas por Wilson Simonal.
Caso alunos de outros grupos queiram complementar alguma observação sobre a música interpretada pelos colegas, permita que os mesmos se coloquem, após a apresentação.
Ao final das dessa atividade , exiba o seguinte vídeo:
"Wilson Simonal canta Meu limão meu limoeiro, em um especial da TV Record, na década de 1960".
http://www.youtube.com/watch?v=qoBkkFTO-Xc
ATIVIDADE 05
Produzindo paródias
A presente atividade prevê a criação de uma paródia, a partir da música “País Tropical” (links da letra e áudio supracitados). Como os alunos já possuem a letra e conhecem a música, você poderá optar que a produção seja feita em casa ou na escola. Se preferir a segunda opção, reproduza a canção em um aparelho de som ou computador. Isso os auxiliará na produção da paródia.
Proponha que a turma se organize nos mesmos grupos já formados. Os alunos deverão produzir uma paródia que siga a mesma organização estrutural de "País Tropical".
A letra poderá versar acerca de qualquer temática, por exemplo:
Antes das apresentações, avalie os textos-paródia. Caso seja necessário, sugira mudanças ou adequações nos mesmos. As paródias deverão ser apresentadas para toda a turma (ou até mesmo para toda a escola).
Cada grupo deverá selecionar um ou dois componente para serem os intérpretes e os demais componentes poderão auxiliar como vocal de apoio (também conhecido pelo termo em inglês backing vocal).
Observação: você poderá concluir a presente aula, demonstrando quais outros artistas se destacaram no período da Ditadura Militar. Tanto cantores que questionavam o sistema ditatorial (Tom Zé, Caetano, Chico Buarque, Gilberto Gil) quanto os que despontaram por fazerem um apagamento poético da realidade social vivida pelo país (Roberto Carlos - a Jovem Guarda, Wilson Simonal).
Artigo "A música brasileira na Ditadura Militar":
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1008951
Artigo "A música na ditadura militar brasileira - análise da sociedade pela obra de Chico Buarque de Holanda", de Carina Gotardelo Ferro da costa e Marcos Julio Sergl:
ftp://www.usjt.br/pub/revistaic/pag35_edi01.pdf
Artigo "Wilson Simonal: o inocente pilantra – Ascenção e queda de um astro"
Site com as letras das músicas interpretadas/compostas por Simonal:
http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/11/2013
Quatro estrelasBoa aula, sugiro o documentario: "Simonal. Ninguem sabe o duro que dei" Sugiro tb o livro Noites Tropicais , do Nelson Motta.
08/11/2011
Quatro estrelasficol legal mas gostaria de ter as respostas, num tem geito de você me passar nao por que minhas aulas ja estao muito atrasadas se tiver geito me manda! obridado
15/01/2011
Cinco estrelasAdorei o conjunto de aulas.