Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A música brasileira e a ditadura militar

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • perceber o que representou a Ditadura Militar para a classe artística brasileira;
  • conhecer o conceito de música de protesto;
  • interpretar uma música de protesto;
  • empreender uma pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal);
  • interpretar uma música do mesmo;
  • produzir uma paródia.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o que é uma paródia e o que representou o período da Ditadura Militar no Brasil. Deverão conhecer, ainda, as características de um texto descritivo.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

A Ditadura e a música de protesto

Professor, você iniciará a seguinte atividade com a exibição de um vídeo que retrata o que representou o período ditatorial brasileiro, para o meio artístico:

http://www.youtube.com/watch?v=qhvXQj8CFmM&feature=fvsr    Acessado em: 19 out. 2010 

Durante a exibição do vídeo, são demonstrados alguns fragmentos de canções consideradas de protesto.

Peça que os alunos, individualmente, pesquisem na internet os seguintes pontos:

  • o que são músicas de protesto;
  • quem foram os principais compositores de músicas dessa natureza (Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, etc);
  • o que representou o exílio para muitos desses artistas.

Links para a pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_no_Brasil#Censura_durante_o_regime_militar 

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=6146 

http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2008/07/msica-e-censura-da-ditadura-militar.html 

http://edmelander.blogspot.com/2009/09/musica-de-protesto-durante-ditadura_20.html 

Após a pesquisa, peça que os alunos produzam um pequeno texto descritivo que organize suas percepções acerca dos pontos pesquisados.

Posteriormente, promova uma rodada de leitura das produções textuais.

ATIVIDADE 02

Interpretando uma música de protesto

http://www.videolife.tk/Ditadura/    Acessado em: 21 out. 2010  

Professor, aqui desenvolveremos a atividade com apenas uma canção. No entanto, você poderá seguir a mesma metodologia para trabalhar com mais músicas ou outras opções.

Sugestões de músicas de protesto contra a Ditadura Militar no Brasil:

1- "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré.

2- "Apesar de Você", de Chico Buarque.

3- "Cálice", de Chico Buarque e Gilberto Gil.

4- "É Proibido Proibir", de Caetano Veloso.

5- "Acorda, Amor", de Leonel Paiva e Julinho da Adelaide.

6- "Que as Crianças Cantem Livres", de Taiguara.

7- "Alegria, alegria", de Caetano Veloso.

Optamos por desenvolver a atividade através da opção 1, "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré.

Exiba o vídeo-áudio da referida canção. Se possível, faça cópias das letras para que os alunos possam acompanhá-la.

É importante que os alunos se atentem para os elementos enunciativos que aparecem na letra da mesma.

Link para a letra: http://letras.terra.com.br/geraldo-vandre/46168/    Acessado em: 22 out. 2010. 

http://www.youtube.com/watch?v=BvxFwWdYVe4&feature=related      Acessado em: 22 out. 2010 

Munidos da letra, os alunos, organizados em duplas ou trios, deverão interpretar os seguintes pontos:

  • qual é a temática discutida?
  • qual é o significado da expressão "vem vamos embora, que esperar não é saber"?
  • qual é o significado da expressão "quem sabe faz a hora, não espera acontecer"?
  • a quem se faz referência quando se diz "indecisos cordões"? Por quê?
  • o que representa acreditar "nas flores vencendo o canhão"?
  • o que representa dizer que há "soldados armados ou não"? Quem são os não-armados?
  • por que alguns soldados estão "perdidos de armas na mão"?
  • o que representa os soldados aprenderem que devem morrer pela pátria e viver sem razão?

Após interpretarem tais questionamentos, pergunte para os grupos quais sentidos emergiram de suas percepções. É provável que você terá que auxiliá-los na construção de alguns significados, por isso produza também uma interpretação da música.

Incite os alunos a buscar outras canções de protesto e fazer o mesmo trabalho interpretativo. Sugira os títulos supracitados.

ATIVIDADE 03

Visitando nomes da MPB: ditadura militar

Professor, a presente atividade não tem nenhum interesse na promoção de um nome específico de cantor ou intérprete da Música Popular Brasileira. Nesse sentido, a sugestão que foi feita poderá ser substituída por qualquer nome artístico que tenha desenvolvido sua música no período da Ditadura no Brasil. Todos os compositores indicados como produtores de músicas de protesto podem ser utilizados a partir de uma mesma metodologia.

Optamos pela escolha de Wilson Simonal. Tal cantor não desenvolveu músicas que protestavam contra o regime militar, ao contrário. Versava acerca de coisas engraçadas, de amor e de felicidade. Entretanto, dá-se a escolha do mesmo por julgarmos que se trata de uma artista que teve sua vida diretamente ligada ao sistema ditatorial.

http://ldomblog.blogspot.com/2009/07/wilson-simonal-wilson-simonal-de-castro.html 

Organize a classe em grupos com 5 componentes, e proponha que os mesmos desenvolvam uma pesquisa sobre o cantor.

Para que os trabalhos não fiquem muito repetitivos, você poderá dividir os grupos em dois blocos:

1 – Grupos que se dedicarão à pesquisa e a apresentação da vida artística e musical de Wilson Simonal;

2 – Grupos que se dedicarão à pesquisa e a apresentação da vida pessoal/política (envolvimento com o regime militar).

Os grupos deverão preparar uma apresentação sobre o ponto pesquisado. Dessa forma, incentive a confecção de cartazes e a produção de uma parte escrita sobre o trabalho.

Os alunos poderão tomar como referencial de pesquisa a internet, enciclopédias ou relatos orais. Caso você opte por desenvolver atividade em sala de aula, utilize o espaço do laboratório de informática.

Links indicados para a pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilson_Simonal 

http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/wilson-simonal-um-assassinato-artistico/ 

http://www.lastfm.com.br/music/Wilson+Simonal/+wiki 

http://www.letras.com.br/biografia/wilson-simonal 

Os alunos não deverão se limitar aos links supracitados, uma vez que material referencial sobre o artista em questão é reduzido.

ATIVIDADE 04

Apresentação das pesquisas

Organize a sala de aula em um grande círculo e informe que cada grupo terá cerca de 10 minutos para apresentar.

Durante essa atividade, peça que os demais alunos anotem possíveis dúvidas e comentários que deverão ser colocados ao final de cada apresentação.

Como o material de pesquisa sobre Simonal é reduzido, é provável que as falas dos grupos contemplem de forma eficaz um conhecimento satisfatório sobre o cantor. Nesse sentido, ao final, introduza uma fala que retome os principais pontos abordados.

Caso a polêmica que permeia a vida e a morte de Simonal, acerca do seu envolvimento com o regime militar, não tenha sido abordada suficientemente, retome essa questão. Os links supracitados possuem material para essa discussão.

Não é necessário que, ao final dessa atividade, a turma forme uma opinião sobre a inocência ou culpa de Simonal. O conhecimento e o debate sobre a questão é a essência dessa atividade.

Ao final das apresentações, exiba o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=9GD217dQ_qA 

ATIVIDADE 05

Interpretando a música de Simonal

http://www.sonzeira.com.br/musica/2010/07/disco-de-wilson-simonal-chega-ao-brasil-com-40-anos-de-atraso/ 

A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática, uma vez que a internet será necessária para a exibição e reprodução das músicas.

Organize a turma em 4 grupos e distribua letras das músicas para os mesmos acompanharem enquanto são reproduzidas.

Os alunos deverão, ao lerem e ouvirem as músicas, observarem os seguintes pontos:

  • o enredo das canções (temáticas cantadas);
  • o humor e a irreverência;
  • ideologias (nacionalismo, romantismo etc).

Música 01 – “Nem vem que não tem”

Link música - http://www.youtube.com/watch?v=ssHV0eTCeTc&p=AC1FBFFEFB1A06EA&playnext=1&index=1 

Link letra - http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/143590/ 

Música 02 – “Zazueira”

Link música – http://www.youtube.com/watch?v=UnjNmpdrSsU&feature=related 

Link letra - http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/1348127/ 

Música 03 – “Mustang cor de sangue”

Link música - http://www.youtube.com/watch?v=3ftwMAVjj44&p=138D74FCD3A4BDAF&playnext=1&index=16 

Link letra - http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/566702/ 

Música 04 – “País tropical”

Link música – http://www.youtube.com/watch?v=hiv5C4GzGMg&feature=related 

Link letra - http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/769515/ 

Todos os grupos terão as letras de todas as músicas. No entanto, ao concluir cada uma das canções, dê cerca de 3 minutos para os alunos anotarem no caderno algumas percepções sobre a letra (se necessário, reproduza-as novamente.)

Ao final da execução de todas, selecione cada um dos quatro grupos para falar sobre uma das músicas. Não é necessário exigir aqui uma interpretação profunda da letra. O importante é que os alunos percebam o ideal irrevente e alegre das músicas interpretadas por Wilson Simonal.

Caso alunos de outros grupos queiram complementar alguma observação sobre a música interpretada pelos colegas, permita que os mesmos se coloquem, após a apresentação.

Ao final das dessa atividade , exiba o seguinte vídeo:

"Wilson Simonal canta Meu limão meu limoeiro, em um especial da TV Record, na década de 1960".

http://www.youtube.com/watch?v=qoBkkFTO-Xc 

ATIVIDADE 05

Produzindo paródias

A presente atividade prevê a criação de uma paródia, a partir da música “País Tropical” (links da letra e áudio supracitados). Como os alunos já possuem a letra e conhecem a música, você poderá optar que a produção seja feita em casa ou na escola. Se preferir a segunda opção, reproduza a canção em um aparelho de som ou computador. Isso os auxiliará na produção da paródia.

Proponha que a turma se organize nos mesmos grupos já formados. Os alunos deverão produzir uma paródia que siga a mesma organização estrutural de "País Tropical".

A letra poderá versar acerca de qualquer temática, por exemplo:

  • situações corriqueiras da adolescência (sexualidade, drogas etc);
  • temas sazonais (por exemplo, as eleições presidenciais);
  • o dia a dia da turma em questão (os amigos, os conflitos etc);
  • artistas, novelas e filmes de que eles sejam fãs.

Antes das apresentações, avalie os textos-paródia. Caso seja necessário, sugira mudanças ou adequações nos mesmos. As paródias deverão ser apresentadas para toda a turma (ou até mesmo para toda a escola).

Cada grupo deverá selecionar um ou dois componente para serem os intérpretes e os demais componentes poderão auxiliar como vocal de apoio (também conhecido pelo termo em inglês backing vocal).

Observação: você poderá concluir a presente aula, demonstrando quais outros artistas se destacaram no período da Ditadura Militar. Tanto cantores que questionavam o sistema ditatorial (Tom Zé, Caetano, Chico Buarque, Gilberto Gil) quanto os que despontaram por fazerem um apagamento poético da realidade social vivida pelo país (Roberto Carlos - a Jovem Guarda, Wilson Simonal).

Recursos Complementares

Artigo "A música brasileira na Ditadura Militar":

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1008951 

Artigo "A música na ditadura militar brasileira - análise da sociedade pela obra de Chico Buarque de Holanda", de Carina Gotardelo Ferro da costa e Marcos Julio Sergl:

ftp://www.usjt.br/pub/revistaic/pag35_edi01.pdf 

Artigo "Wilson Simonal: o inocente pilantra – Ascenção e queda de um astro"

http://erickfigueiredo.wordpress.com/2010/02/14/wilson-simonal-o-inocente-pilantra-ascencao-e-queda-de-um-astro/

Site com as letras das músicas interpretadas/compostas por Simonal:

http://letras.terra.com.br/wilson-simonal/ 

Avaliação
  • compreesão e interpretação de como a Ditadura Militar influenciou a classe artística brasileira;
  • compreensão do conceito de música de protesto;
  • interpretação de uma música de protesto;
  • pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal);
  • interpretação de uma música do mesmo;
  • produção de uma paródia.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eliane seixasnascimento guimaraes, Particular , Rio de Janeiro - disse:
    elianeseixas@gmail.com

    18/11/2013

    Quatro estrelas

    Boa aula, sugiro o documentario: "Simonal. Ninguem sabe o duro que dei" Sugiro tb o livro Noites Tropicais , do Nelson Motta.


  • vinicio, escola municipal raimundo benedito de faria , Minas Gerais - disse:
    viniciodequeiroz@hotmail.com

    08/11/2011

    Quatro estrelas

    ficol legal mas gostaria de ter as respostas, num tem geito de você me passar nao por que minhas aulas ja estao muito atrasadas se tiver geito me manda! obridado


  • Jackeline, CE Ney Braga , Maranhão - disse:
    jackvnog@hotmail.com

    15/01/2011

    Cinco estrelas

    Adorei o conjunto de aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.