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Os sons do X

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Márcio Issamu Yamamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar os diferentes sons produzidos pelo fonema X.
  2. Distinguir os diferentes sons do X, a partir de sua posição na palavra.
  3. Empregar adequadamente a letra X.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Noções básicas de ortografia.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet
  • Atividades em pequenos grupos
  • Bingo: dados e cartelas
  • Tabela de três colunas

 

Aula 1 e 2

Atividade 1

Motivação:

Imagem 1. Os sons do X

O professor deverá iniciar a aula mostrando a imagem de Powerpoint, Os sons do X, e pedir aos alunos que indiquem a forma correta de escrever cada palavra. Essa atividade será uma competição entre alunos e professor.  Caso o professor queira, ele poderá imprimir a imagem e usá-la em grupos de  4 alunos, no máximo, subdivididos em dois subgrupos. Vence o grupo que tiver o maior número de acertos.

 

Atividade 2

 

O professor deverá fornecer uma lista de palavras escritas com a letra X. Esta lista deve conter palavras em que o X se encontra no início, no meio ou no fim. O professor deverá fazer uma tabela no quadro, separá-la em três colunas, e nomeá-las de acordo com os grupos acima. Os alunos leem as palavras e dizem a qual coluna pertencem.

Completada a tabela, o professor deve levar os alunos a observar que as palavras começadas com X sempre terão o som de CH, como em xadrez, xeque-mate, xícara, xodó e  xucro.

Da mesma forma, os alunos chegarão à conclusão que as palavras terminadas em X sempre tem o som de cs, como em: tórax, xerox e inox.

Ao se tratar das palavras em que o X está no meio, o professor deverá levá-los à conclusão de que elas podem ter o som de cs, ch, ss, z,ou  s; como em: flexão, oxigênio; enxoval, enxaqueca; exceção, excepcional; exemplo, exato; experiência, extintor e excelente.

 

Atividade 3

 

O alunos deverão assistir ao vídeo Os sons do X, disponível em:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8817

 

Os sons do X são abordados a partir dos 19' e 30" de gravação.

O Joguinho funciona assim:

Os alunos deverão ouvir o vídeo, depois, na segunda vez que eles o assistem, eles devem escrever as palavras em que há a letra X.

Vence o grupo que escrever o maior número de palavras.

 Atividade 4

Ditado digital: A Xuxa e a Sacha

Professor, leve o computador e as caixas de som para a sala de aula que disponha de conexão com internet.

  • Escreva o nome do ditado no quadro: A Xuxa e a Sacha. Os alunos devem escrever o título do ditado em seus cadernos;
  • faça a conexão do notebook com as caixas de som e a internet;
  • acesse o site < http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=travalinguas >;
  • vá à página 32, clique no ícone Ler + Giro;
  • peça para os alunos ouvirem a gravação a primeira;
  • na segunda escuta os alunos escrevem o que ouvem;
  • na terceira vez, os alunos ouvem e conferem o que fizeram;
  • para a correção final, peça aos alunos que usem seus computadores, acessem a página do trava-língua e confiram o conteúdo escrito.

Para aqueles que não possuem um computador por aluno, o professor poderá usar um projetor para que os alunos visualizem a página acessada, escutem a gravação e corrijam seus textos. Caso o professor queira abordar a atividade como uma avaliação, ele poderá pedir aos alunos que façam o ditado numa folha à parte e depois recolhê-las dos alunos. Em seguida, ele poderá proceder os passos acima como uma atividade cotidiana.

Imagem disponível em: < http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=travalinguas >, pg 32.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor precisará de dados e de cartelas, com até 12 palavras (4 x 3) que serão utilizadas para um bingo ortográfico. É necessário que o professor tenha dados que serão usados pelos alunos, na quantidade de um para cada quatro alunos. Nesse dado terão seis indicações diferentes: palavra com som de CH, palavra com som de S, palavra com som de SS, palavra com som de Z, palavra com som de CS e Jogue duas vezes seguidas. Os alunos podem fazer suas próprias cartelas ou o professor pode trazê-las prontas.

Os alunos jogam em grupos de quatro, subdivididos em dois grupos de dois. O professor deve movimentar-se entre eles e avaliar o rendimento e aprendizado. Essa estratégia pode ser retomada em qualquer momento do ano letivo.

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