Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A escola através de gráficos e tabelas

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Gloria Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Ler, selecionar informações e usar  gráficos e tabelas;
  •  Conhecer os tipos e as  diversas utilizações de gráficos;
  •  Reconhecer a importância  do  uso de  gráfico e tabelas  no seu cotidiano;
  • Construir gráfico e tabela..
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciantes;

Ter noções iniciais das operações com números naturais.

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:

Inicie a aula organizando uma roda com os alunos. Distribua entre os alunos a seguinte matéria jornalistica:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/lula-e-primeira-dama-participam-de-censo-2010.html 

Atualizado em 02/08/2010 18h37

 

 Lula e primeira-dama participam de Censo 2010.

 Presidente foi entrevistado por técnicos do IBGE no Palácio da Alvorada. Censo começou neste domingo e vai até o dia 31 de outubro. Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília   O presidente Lula e a primeira-dama responderam às perguntas do Censo. (Foto: Ricardo Stuckert/PR) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, foram entrevistados nesta segunda-feira (2) no Palácio da Alvorada por técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo 2010. O casal respondeu ao questionário simplificado, que tem 25 perguntas.

 Durante cerimônia de sanção da lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no Itamaraty, o presidente pediu para que a população receba os recenseadores. "Não é para ninguém ficar com medo quando chegar um homem ou uma mulher e bater na sua porta. Eles vão estar usando um crachá imenso e uma blusa do IBGE. Fui entrevistado hoje e espero que a gente contribua para saber, em novembro, quantos somos nós", disse.

Pela manhã, no programa de rádio "Café com o presidente", Lula também pediu aos brasileiros que respondam de "forma verdadeira" aos questionários – além do simplificado, há o questionário de amostra, com perguntas mais detalhadas sobre as condições de habitação do entrevistado, renda, religião, deficiência física ou mental, migração, estado civil, fecundidade, educação, trabalho, entre outras.

 O Censo 2010 tem como objetivo fazer uma espécie de retrato da população brasileira. Os dados coletados, como saneamento e grau de escolaridade nas diferentes regiões do país, podem orientar políticas públicas. "O mapeamento é uma fotografia do país, da situação socioeconômica, da situação social, se melhorou a questão de energia elétrica, se melhorou a questão da conquista de produtos dentro das casas brasileiras", disse Lula no programa de rádio. O Censo 2010 começou neste domingo (1º) e vai até o dia 31 de outubro. O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, que estava no recenseamento do presidente, disse que Lula gravou uma mensagem sobre a importância do trabalho. .

Faça uma leitura compartilhada(compartilhando a responsabilidade da leitura com alguns alunos )do texto. Problematize as questões. Sugiro as seguintes perguntas:

  • O que é Censo?
  • O que é IBGE?
  • Quem já recebeu   a visita do recenseador?
  • Quem respondeu as perguntas?
  • Quais foram?
  • Qual a sua opinião sobre a importância desse trabalho?
  • Após a coleta de dados como se chega nos resultados?

Sistematize  as respostas no quadro abaixo,afixado no mural fixo da sala:

CENSO 2010

O QUE EU SEI : 

    O QUE EU QUERO SABER

2ª Atividade:

Organize uma visita ao laboratório de informática, organizando a turma em duplas munidas de lápis e papel, para uma visita ao site do IBGE. O objetivo da visita é que as duplas pesquisem respostas as dúvidas surgidas em sala e outras que surgirem no decorrer da própria pesquisa.

Site do IBGE:

http://www.censo2010.ibge.gov.br/ 

Ao retornar para sala, solicite que cada dupla organize as informações coletadas em um texto. Após a elaboração dos textos, organize uma nova roda para que os textos sejam lidos as informações comparadas e complementadas.

Atualize com as novas informações o quadro do Mural.

Solicite que cada um retorne para sua mesa e registre no seu caderno o que aprendeu, até aquele momento, sobre o Censo 2010.

3º Atividade:

Proponha à turma a realização de um pesquisa na escola onde os alunos seriam os recenseadores. Lembre-os  de que será uma forma de conhecer a escola, além dos dados oficiais. Proponha que a turma, coletivamente formule as perguntas e que cada grupo fique responsável por pesquisar uma determinada turma. O resultado do trabalho poderá se transformar em um livro  sobre o perfil da escola a ser doado para biblioteca escolar ou servir de dados para uma carta aos órgãos competentes solicitando algo ou alguma coisa que a pesquisa tenha detectado.

Inicie fazendo um levantamento prévio das áreas de interesse a serem pesquisas: brincadeiras? alimentação? livros?

Após definidos os temas, formule coletivamente as perguntas. Lembre-os  que há vários tipos de perguntas importantes:

  •  Perguntas fechadas que permitem que alguém responda apenas sim ou não;
  •  Perguntas conducentes que tendem a fazer a pessoa responder de uma certa forma – geralmente sim ou não – e que podem limitar as informações recebidas;
  •  Perguntas ambíguas que são vagas e confusas, de forma que a pessoa não consegue realmente entender o que está sendo perguntado perguntas abertas que permitem que a pessoa que está respondendo dê mais informações;
  •  Perguntas inquisitivas que procuram descobrir mais sobre o que está por detrás das respostas iniciais.  

Indague-os qual será a mais adequada para a pesquisa que realizarão. Por quê?  Solicite a formulação de um exemplo para cada tipo de pergunta elencado acima. Peça que registrem no caderno as aprendizagens sobre os tipos de perguntas.

Retorne à elaboração das perguntas fechadas ou conducentes.

Exemplo  de perguntas :

1 - Qual a sua idade:

 (   ) 2 à 4 anos

(   ) 4 à 6 anos

(   ) 6 à 8 anos

(   ) 8 à 10 anos

2 . Sexo: (    ) feminino   (    ) masculino

3. Quais as brincadeiras preferidas no recreio:

(   ) Futebol

(   ) Pique

(   ) Roda

(   ) jogo de tabuleiro

(   ) outros

4. Quais desses alimentos estão sempre no seu prato na hora da merenda :

(  ) arroz

(   ) feijão

(   ) carne bovina/ suína

(   ) ave

(    ) legume

(    ) verdura

(   ) outro

5. Qual  a sobremesa preferida na hora da merenda:

(   ) banana

(   ) maçã

(   ) melancia

(   ) outro

Após a definição da pesquisa, organize os grupos e a escolha das turmas que cada grupo irá pesquisar e afixe no mural.

 Exemplo:

GRUPOS

TURMAS PESQUISADAS

GRUPO AZUL

1º ANO

GRUIPO AMARELO

2º ANO

GRUPO VERMELHO

3º ANO

3º Atividade:

Elabore coletivamente com as crianças uma carta para a direção e para os professores, que terão suas salas pesquisadas, informando sobre o trabalho que realizarão e solicitando a colaboração.

Solicite que cada grupo entregue uma cópia da  carta para a professora da turma que será pesquisada, levantando o número de crianças a serem pesquisadas e  o horário em que poderão visitar a sala para a pesquisa.Marque também uma entrega formal para a direção com a presença de toda turma.

Organize uma tabela com as turmas e os horários de pesquisa  e exponha no mural:

Exemplo:

GRUPOS

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

AZUL

10:00H

AMARELO

9:00H

VERMELHO

8:00 H

É função de o professor digitar as perguntas elaboradas pela turma e providenciar o número de questionário que cada grupo precisará.

4º Atividade:

Apresente as ilustrações de  diversos tipos de  tabelas e gráficos:

Deixe que eles explorem as ilustrações e formulem perguntas. Cabe ao professor também fazer  questionamentos. Tais como: Para que servem os gráficos? Há diferenças entre gráficos e tabelas ? Quais? Quais os tipos de gráficos que encontramos com facilidade? Onde? Faça algumas perguntas sobre os dados expressos pelos gráficos. Destaque  os títulos, fontes e legendas.

Informe-os que TABELA é uma representação utilizada para ajudar a leitura e compreensão de dados numéricos.É formada  por linhas e colunas que devem conter os dados essenciais. GRÁFICOS  são representações de dados  por desenho ou figura geométrica, sendo  muito utilizado nos meios de comunicação. Os tipos mais comuns são os gráficos de coluna, gráficos de setores e gráfico de linhas.Explique aos alunos que, na hora de criar um gráfico, é preciso pensar em uma escala em que caibam todas as informações que queremos. Se os dados que vamos inserir variam de zero a dez, o gráfico deve ter, pelo menos, uma escala com esses valores. Peça que observem, também, os intervalos em que os gráficos estão divididos. Explique à turma que essa divisão ajuda a tornar o gráfico mais preciso e claro. Os alunos vão perceber que são intervalos regulares e crescentes: 2, 4, 6, 8... 5, 10, 15, 20.Peça que registrem no caderno o que eles aprenderam sobre gráficos e colunas e solicialize a escrita, lendo para os amigos aquilo que anotaram.

5ª Atividade:

Peça que os alunos tragam muitas caixas de fósforo vazias para a escola.

Encape 5 caixas de leite com papel branco e coloque na parte frontal de cada uma delas o nome de cada brincadeira listada no questionário de entrevista. Tendo como base o questionamento modelo que sugerimos, seria:

  • FUTEBOL
  • PIQUE
  • RODA
  • JOGO DE TABULEIRO
  • OUTROS

Reúna nos grupos de pesquisa e peça, que cada grupo leia, nos questionários, as respostas dadas ao item correspondente à brincadeira.

Questione se apenas lendo o resultado ficou fácil compreender o resultado daquela pesquisa. Espera-se que os alunos achem dífícil. Proponha um novo modo de conhecer o resultado e inicie a atividade com as caixas de fósforo e as caixas de leite que deverão ser arrumadas em uma mesa grande  de forma a  possibilitar que todos os alunos observem a realização da atividade

Repita a leitura das respostas do item brincadeira, porém, desta vez., a cada resposta lida, o professor vai colocando uma caixa de fósforo em cima da caixa de leite com a etiqueta correspondente a brincadeira escolhida. Por exemplo, ao final, poderá haver em cima da caixa de leite onde está escrita a etiqueta FUTEBOL,  8 caixas de fósforo, quantidade de alunos que responderam ser esta a sua brincadeira preferida. Na caixa de leite com etiqueta "PIQUE", haverá 6 caixas de fósforo, correspondente ao número de alunos que deram essa resposta.

Ao final  da primeira tabela de sucatas construída, pergunte aos alunos se desta forma ficou mais fácil observar os resultados. Entregue para cada grupo uma folha de papel sulfite e pequenos quadrados,  de tamanhos iguais, de papel silueta, em 5 cores diferentes, para que eles reproduzam naquele papel o gráfico construído com sucata. Mostre a eles que, em primeiro lugar, é preciso traçar os eixos X e Y no papel  com a ajuda da régua. Em seguida, os grupos devem respeitar a escala e os intervalos previamente definidos para apresentar os dado. Nesse caso cada quadrado representa a opinião de um aluno. Caso as turmas pesquisadas sejam muito grandes, e defina, por exemplo,  com o grupo que a cada 5 respostas positivas vale um quadrado .Repita o procedimento com todo os grupos. Indique que eles coloquem o nome no gráfico e que construam uma pequena legenda. Exponha no  mural.

Repita o procedimento acima com todos os itens da pesquisa. Para cada gráfico elaborado, solicite que cada grupo construa um pequena análise do resultado obtido, sempre atentos as regras gramaticais e  a coesão e coerência textual, já que serão textos que circularam pela escola. Circule entre  os grupos tirando dúvidas, fazendo perguntas e inferências. Relacione as dúvidas mais frequentes para uma abordagem mais sistemática, para toda turma, com exercícios de fixação.

6º Atividade

Organize junto com a turma todo o material, gráficos e textos, ou por turma pesquisada ou por itens investigados. Construam um índice, um texto apresentando o trabalho, capa e contracapa.

Organize uma cerimônia de entrega para a biblioteca da escola e para apresentação dos resultados para a escola.

Produza com a turma uma carta de agradecimento aos professores e alunos que participaram da pesquisa.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá feita durante toda a realização das atividades, observando a participação nas atividades, assimilação dos conteú.dos abordados e no debates.

Também deverá ser ponto de avaliação as atitudes e disposições favoráveis à produção e as relações éticas e afetivas que permearam todas as atividades.

Avaliar se os alunos conseguiram fazer leitura e interpretação do gráfico e tabela.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LUCIANA RODRIGUES, ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR BIAS FORTES , Minas Gerais - disse:
    lu.grande@hotmail.com

    17/03/2011

    Cinco estrelas

    AMEI A AULA E COLOCAREI EM PRATICA ADAPTANDO A MINHA REALIDADE.COMO TRABALHO COM O PROETI A AULA E BEM DIFERENCIAL.


  • Carlos Augusto Abreu de Souza, ESC JOAO RIBEIRO , Acre - disse:
    caabreus@ig.com.br

    22/11/2010

    Quatro estrelas

    Essa aula foi muito bem planejada, os objetivos foram elaborados de forma adequada, parabéns aos participantes dessa aula, tchau!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.