26/08/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andrea Marques Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação:
Estando os alunos organizados no Laboratório de Informática, ou Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Tecnologias Assistivas”, conforme postado abaixo, com duração de 03 minutos e 17 segundos.
Link do vídeo “Tecnologias Assistivas”:
http://www.youtube.com/watch?v=AtX3vnWjn4M&feature=related Acessado em: 26 julho 2010.
Figura 1: Imagem do Vídeo "Tecnologias Assistivas"
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
O referido vídeo, que foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), aborda exemplos de Tecnologias Assistivas que auxiliam a vida social, educacional e digital de uma pessoa com deficiência.
Em seguida, quando todas as duplas terminarem de assistir ao vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo deste. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão:
É importante que o professor estimule a participação de todos os alunos, para que eles dêem suas opiniões acerca do tema da aula, bem como para que possam esclarecer as possíveis dúvidas.
Atividade 1
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que os alunos se organizem em grupos de quatro integrantes e façam pesquisas na internet sobre Tecnologias Assistivas, sobre um dos temas listados abaixo.Sugerimos que as duplas façam pesquisas sobre um dos temas propostos acima. Contudo, os temas poderão ser trabalhados por mais de uma dupla.
Temas para pesquisa:
Para a realização desta atividade, sugerimos abaixo uma lista de sites.
Sites para a pesquisa:
http://www.assistiva.com.br/#categorias
http://www.assistiva.org.br/ (Fig.2)
http://www.bengalalegal.com/tecnol-a.php
http://www.tecnologia-assistiva.org.br/
Figura 2: Imagem do site “Portal Nacional de Tecnologias Assistivas”
Além da internet, os alunos poderão utilizar outras fontes de informações, tais como: dicionário, livros didático, jornais e revistas providenciados pelo professor.
Observação:
Para esta atividade sugerimos que cada grupo utilize dois computadores; desta forma, dois alunos por computador. Além disso, os alunos deverão pesquisar imagens acerca do tema trabalhado, para que, em um outro momento da aula, possam elaborar murais.
Feitas as pesquisas – que não deverão ultrapassar vinte minutos -, o professor deverá propor que os grupos apresentem,oralmente, para os demais alunos os resultados de suas pesquisas.
É importante que o professor acompanhe atentamente este momento, de forma a intervir em casos de conceitos errôneos ou preconceituosos sejam apresentados, e para esclarecer dúvidas que possam surgir. Além disso, o professor poderá fazer algumas perguntas aos grupos, conforme roteiro disponível abaixo.
Roteiro de Discussão:
Atividade 2
Neste momento, cada grupo assistirá um vídeo que ensina como construir um Recurso de Tecnologia Assistiva. Para isto, o professor deverá orientar os alunos, de forma que cada grupo escolha um dos temas, e seu respectivo vídeo, disponíveis abaixo.
Temas de recursos de Tecnologias Assistivas e Link do Vídeo:
Tema 1: Recurso que auxiliam pessoas com baixa Visão a utilizar o computador
Os grupos que escolheram o Tema 1, deverão assistir ao Vídeo: “Teclado Adaptado”(Fig. 3), com duração de 01 minuto e 15 segundos, conforme link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=ABn1oTFi8io Acessado em 31 Julho 2010.
Figura 3: Imagem do vídeo “Teclado Adaptado”
Tema 2: Recurso que auxiliam pessoas com dificuldade de coordenação motora a escrever
Os grupos que escolheram o Tema 2, deverão assistir ao Vídeo “Engrossador de lápis” (Fig. 4), com duração de 01 minuto e 15 segundos, conforme link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=JzoXeBsJ1V8 Acessado em 31 de Julho 2010.
Figura 4: Imagem do vídeo “Elaborando um Engrossador de lápis”
Tema 3: Recursos que são utilizados na Comunicação Alternativa
Os grupos que escolheram o Tema 3, deverão assistir ao Vídeo “Comunicação Alternativa” (Fig. 5), com duração de 01 minuto e 16 segundos, conforme link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=UdADUkm-qaI Acessado em: 31 de Julho 2010.
Figura 5: Imagem do vídeo “Comunicação Alternativa”
Tema 4: Materiais escolares adaptados
Os grupos que escolheram o Tema 4, deverão assistir ao Vídeo “Materiais Adaptados” (Fig. 6), com duração de 01 minuto e 11 segundos, conforme link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=l2qbZlxZYVg Acessado em: 31 de Julho 2010.
Figura 6: Imagem do vídeo “Adaptações em materiais escolares”
Quando todos os grupos terminarem de assistir aos seus respectivos vídeos, o professor deverá pedir para que cada grupo apresente um rápido relato do vídeo – que tipo de recurso de TA foi construído e qual a sua finalidade.
Atividade 3
Dando continuidade a atividade anterior, o professor deverá pedir que cada grupo confeccione os recursos de TAs, como apresentados no vídeo em que assistiram. O professor poderá distribuir uma tabela (conforme postada abaixo) para os grupos, a qual contém a descrição da atividade que deverá ser feita por estes.
Tabela 1: Tabela de materiais
Observação:
Para desenvolvimento desta atividade, o professor deverá disponibilizar os materiais necessários para a construção dos recursos de TAs ou pedir que cada grupo traga de casa os mesmos. Além disso, o professor deverá imprimir a tabela para que os alunos possam ter uma autonomia sobre os materiais que deverão ser utilizados.
É importante que o professor auxilie os alunos em todos os momentos da confecção dos recursos, de forma a esclarecer dúvidas, orientá-los etc.
Finalizada a elaboração dos recursos, cada grupo, por meio do roteiro de apresentação do recurso - o qual se encontra disponível abaixo -, deverão apresentar este para toda a classe.
Roteiro de Apresentação:
Feitas as apresentações de todos os grupos, o professor deverá fazer o seguinte questionamento para a classe:
Vocês acham que as Tecnologias Assistivas são importantes?O que elas representam para o aluno com deficiência?
Neste momento, é muito importante que os alunos tenham compreendido que o recurso de Tecnologias Assistivas assegura a inserção da pessoa com deficiência na sociedade do conhecimento, bem como possibilitam e ampliam as habilidades desta pessoa para que ela possa realizar as atividades de sua vida cotidiana com maior autonomia.
Finalizando a aula, o professor deverá pedir para que os alunos elaborem uma feira denominada “Conhecendo as Tecnologias Assistivas”. Esta feira deverá conter murais (Fig.7).Estes murais deverão conter os seguintes quesitos:
Quesitos para o Mural:
Figura 7: Modelo de Mural sobre o tema “Tecnologias Assistivas”
Observação:
É fundamental que a feira seja realizada em um local que seja acessado pelos alunos e funcionários da escola. Desta forma, todos poderão obter o conhecimento sobre as Tecnologias Assistivas.
Os links abaixo se referem ao conceito de Tecnologias Assistivas:
http://aprenderincluindo.blogspot.com/
http://www.bengalalegal.com/tecnol-a.php
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o valor das Tecnologias Assistivas para a vida da pessoa com Deficiência, bem como a sua importância para a vida escolar, social e pessoal destas pessoas. Além disso, o professor deverá avaliar como cada aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula buscando desta maneira verificar se o aluno compreendeu todos os conceitos abordados.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2015
Cinco estrelasMuito bom! Para ajudar nas pesquisas, sugiro o site do Instituto Itard, que contém muitos livros gratuitos (inclusive os do MEC) sobre Tecnologias Assistivas, Comunicação Alternativa e outros temas interessantes dentro da Educação Especial e Inclusiva, segue o link: http://institutoitard.com.br/departamentos/livros
30/09/2010
Cinco estrelasEsta aula é excelente, pois nossos alunos precisam conhecer e saber que existem recursos de tecnologia assistiva ao alcance deles, e que serve para facilitar a vida de muitos deficientes e idosos. Parabéns.
07/09/2010
Cinco estrelasParabéns pelo projeto!!! É muito importante que nossos alunos tenham esse conhecimento de como utilizar as tecnologias e para que servem.O conteúdo foi muito bem elaborado, de forma que leva o aluno a pesquisar e buscar conhecimento sobre o assunto.Tenho certeza que atingiu o objetivo.Grande abraço