Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você já ouviu falar sobre Tecnologias Assistivas?

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andrea Marques Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender sobre o conceito de Tecnologia Assistiva (TA) e para que são utilizadas.
  • Compreender  a importância das TAs no contexto escolar e no processo de inclusão de alunos com algum tipo de deficiência.
  • Aprender a elaborar recursos de TA, com materiais de baixo custo.
  • Promover a elaboração de uma feira de amostra de recursos de Tas na escola para que todos possam conhecer a finalidade e a utilidade destes recursos para a pessoa com Deficiência.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Confecção de materiais pedagógicos;
  • Utilização do laboratório de Informática.              

Motivação:

Estando os alunos organizados no Laboratório de Informática, ou Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Tecnologias Assistivas”, conforme postado abaixo, com duração de 03 minutos e 17 segundos.    

Link do vídeo “Tecnologias Assistivas”:

http://www.youtube.com/watch?v=AtX3vnWjn4M&feature=related    Acessado em: 26 julho 2010.                               

Figura 1: Imagem do Vídeo "Tecnologias Assistivas"         

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo  para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

    

O referido vídeo, que foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), aborda exemplos de Tecnologias Assistivas que auxiliam a vida social, educacional e digital de uma pessoa com deficiência.   

Em seguida, quando todas as duplas terminarem de assistir ao vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo deste. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo:   

Roteiro de Discussão:

  1. Qual o assunto principal discutido no vídeo?
  2. Vocês observaram algum equipamento diferente utilizado pelas pessoas mostradas no vídeo?
  3. De que forma uma das pessoas mostradas no vídeo utilizava o computador? E o celular?
  4. Vocês sabem o nome desses recursos?
  5. Qual a importância desses recursos? No que eles favorecem a inclusão social e educacional da pessoa com Deficiência? Por quê?
  6. Vocês, em algum momento, já ouviram falar sobre Tecnologias Assistivas (TAs)?
  7. O que vocês compreenderam sobre o termo “Tecnologias Assistivas” (TAs),como abordado no vídeo?         

É importante que o professor estimule a participação de todos os alunos, para que eles dêem suas opiniões acerca do tema da aula, bem como para que possam esclarecer as possíveis dúvidas.     

Atividade 1   

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá pedir para que os alunos se organizem em grupos de quatro integrantes e façam pesquisas na internet sobre Tecnologias Assistivas, sobre um dos temas listados abaixo.Sugerimos que as duplas façam pesquisas sobre um dos temas propostos acima. Contudo, os temas poderão ser trabalhados por mais de uma dupla.

  

Temas para pesquisa:

  1. Tecnologias Assistivas (TAs): o que são, quais os tipos existentes etc.
  2. Recursos de TAs para auxílio na vida Diária: o que são, para que servem, quais os tipos existentes etc.
  3. Recursos de TAs para o uso do computador: o que são, para que servem, quais os tipos existentes etc.
  4. Recursos de Comunicação Alternativa: o que são, para que servem, quais os tipos existentes etc.
  5. Recursos de Órteses e Próteses: o que são, para que servem, quais os tipos existentes etc.
  6. Recursos de auxílios de mobilidade: o que são, para que servem, quais os tipos existentes etc.
  7. Adaptações em veículos para pessoas com deficiência: o que são, para que servem, quais os tipos existentes etc.
  8. Adaptações em recursos pedagógicos: o que são, para que servem, quais os tipos existentes etc.         

Para a realização desta atividade, sugerimos abaixo uma lista de sites.

Sites para a pesquisa:   

http://www.assistiva.com.br/#categorias  

http://www.assistiva.org.br/  (Fig.2)  

http://www.bengalalegal.com/tecnol-a.php  

http://www.clik.com.br/  

http://www.tecnologia-assistiva.org.br/                                           

http://www.assistiva.com.br/                                                          

Figura 2: Imagem do site “Portal Nacional de Tecnologias Assistivas”    

 

Além da internet, os alunos poderão utilizar outras fontes de informações, tais como: dicionário, livros didático, jornais e revistas providenciados pelo professor.

Observação:   

Para esta atividade sugerimos que cada grupo utilize dois computadores; desta forma, dois alunos por computador. Além disso,  os alunos deverão pesquisar imagens acerca do tema trabalhado, para que, em um outro momento da aula, possam elaborar murais.     

Feitas as pesquisas – que não deverão ultrapassar vinte minutos -, o professor deverá propor que os grupos apresentem,oralmente, para os demais alunos os resultados de suas pesquisas.   

É importante que o professor acompanhe atentamente este momento, de forma a intervir em casos de conceitos errôneos ou preconceituosos sejam apresentados, e para esclarecer dúvidas que possam surgir. Além disso, o professor poderá fazer algumas perguntas aos grupos, conforme roteiro disponível abaixo.   

Roteiro de Discussão:

  1. Na opinião de vocês, quais  os recursos pesquisados são mais interessantes?  Por quê?
  2. Em algum momento vocês imaginaram que esses recursos proporcionariam facilidades para a vida de uma pessoa com Deficiência?
  3. O que são Tecnologias Assistivas? Dêem exemplos.
  4. As Tecnologias Assistivas podem auxiliar um aluno com Deficiência em sala de aula? Por quê?
  5. Com a utilização das Tecnologias Assistivas, os alunos com Deficiência podem desenvolver atividades escolares com mais facilidade? Por quê?
  6. Vocês já imaginaram como esses recursos podem ser elaborados?                       

Atividade 2

Neste momento, cada grupo assistirá um vídeo que ensina como construir um Recurso de Tecnologia Assistiva. Para isto, o professor deverá orientar os alunos, de forma que cada grupo escolha um dos temas, e seu respectivo vídeo, disponíveis abaixo.   

Temas de recursos de Tecnologias Assistivas e Link do Vídeo:

Tema 1: Recurso que auxiliam pessoas com baixa Visão a utilizar o computador  

Os grupos que escolheram o Tema 1, deverão assistir ao Vídeo: “Teclado Adaptado”(Fig. 3), com duração de 01 minuto e 15 segundos, conforme link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=ABn1oTFi8io     Acessado em 31 Julho 2010.        

Figura 3: Imagem do vídeo “Teclado Adaptado”                        

Tema 2: Recurso que auxiliam pessoas com dificuldade de coordenação motora a escrever

Os grupos que escolheram o Tema 2, deverão assistir ao Vídeo “Engrossador de lápis” (Fig. 4), com duração de 01 minuto e 15 segundos, conforme link abaixo.   

http://www.youtube.com/watch?v=JzoXeBsJ1V8  Acessado em 31 de Julho 2010.                                  

Figura 4: Imagem do vídeo “Elaborando um Engrossador de lápis”        

Tema 3: Recursos que são utilizados na Comunicação Alternativa

Os grupos que escolheram o Tema 3, deverão assistir ao Vídeo “Comunicação Alternativa” (Fig. 5), com duração de 01 minuto e 16 segundos, conforme link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=UdADUkm-qaI  Acessado em:  31 de Julho 2010.                                

Figura 5: Imagem do vídeo “Comunicação Alternativa”           

Tema 4: Materiais escolares adaptados   

Os grupos que escolheram o Tema 4, deverão assistir  ao Vídeo “Materiais Adaptados” (Fig. 6), com  duração de 01 minuto e 11 segundos, conforme link abaixo.    

http://www.youtube.com/watch?v=l2qbZlxZYVg               Acessado em: 31 de Julho 2010.      

Figura 6: Imagem do vídeo “Adaptações em materiais escolares”        

Quando todos os grupos terminarem de assistir aos seus respectivos vídeos,  o professor deverá  pedir para que cada grupo apresente um rápido relato do vídeo – que tipo de recurso de TA foi construído e qual a sua finalidade.

Atividade 3   

Dando continuidade a atividade anterior, o professor deverá pedir que cada grupo confeccione os recursos de TAs, como apresentados no vídeo em que assistiram.  O professor poderá distribuir uma tabela (conforme postada abaixo) para os grupos, a qual contém a descrição da atividade que deverá ser feita por estes.

       

Tabela 1: Tabela de materiais                                                 

Observação:

Para desenvolvimento desta atividade, o professor deverá disponibilizar os materiais necessários para a construção dos recursos de TAs ou pedir que cada grupo traga de casa os mesmos. Além disso, o professor deverá imprimir a tabela para que os alunos possam ter uma autonomia sobre os materiais que deverão ser utilizados.     

É importante que o professor auxilie os alunos em todos os momentos da confecção dos recursos, de forma a esclarecer dúvidas, orientá-los etc.   

Finalizada a elaboração dos recursos, cada grupo, por meio do roteiro de apresentação do recurso - o qual se encontra  disponível abaixo -, deverão apresentar este para toda a classe.

Roteiro de Apresentação: 

  1. Nome do recurso;
  2. Finalidade do recurso;
  3. Por quem ele pode ser utilizado;
  4. Quais os materiais necessários para a sua elaboração;
  5. Relatar quais os locais, em que podemos adquirir estes materiais;
  6. Relatar se foi difícil elaborar este recurso de Tecnologia Assistiva;
  7. Demonstrar a utilização do respectivo  recurso de Tecnologia Assistiva elaborado.   

Feitas as apresentações de todos os grupos, o professor deverá fazer o seguinte questionamento para a classe:       

Vocês acham que as Tecnologias Assistivas são importantes?O que elas representam para o aluno com deficiência?     

Neste momento, é muito importante que os alunos tenham compreendido que o recurso de Tecnologias Assistivas assegura a inserção da pessoa com deficiência na sociedade do conhecimento, bem como possibilitam e ampliam as habilidades desta pessoa para que ela possa realizar as atividades de sua vida cotidiana com maior autonomia.   

   

Finalizando a aula, o professor deverá pedir para que os alunos elaborem uma feira denominada “Conhecendo as Tecnologias Assistivas”. Esta feira deverá conter murais (Fig.7).Estes murais deverão conter os seguintes quesitos:   

Quesitos para o Mural:   

  1. A Definição de Tecnologias Assistivas;
  2. Exemplos de recursos de Tecnologias Assistivas;
  3. Material Confeccionado pelo grupo na atividade 3.                       

                

Figura 7: Modelo de Mural sobre o tema “Tecnologias Assistivas”       

Observação: 

É fundamental que a feira seja realizada em um local que seja acessado pelos alunos e funcionários da escola. Desta forma, todos poderão obter o conhecimento sobre as Tecnologias Assistivas.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o valor das Tecnologias Assistivas para a vida da pessoa com Deficiência, bem como a sua importância para a vida escolar, social e pessoal destas pessoas. Além disso, o professor deverá avaliar como cada aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula buscando desta maneira verificar se o aluno compreendeu todos os conceitos abordados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leandro, Instituto Itard , Rio de Janeiro - disse:
    secretaria@institutoitard.com.br

    13/11/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom! Para ajudar nas pesquisas, sugiro o site do Instituto Itard, que contém muitos livros gratuitos (inclusive os do MEC) sobre Tecnologias Assistivas, Comunicação Alternativa e outros temas interessantes dentro da Educação Especial e Inclusiva, segue o link: http://institutoitard.com.br/departamentos/livros


  • simone simões, gcriva , Minas Gerais - disse:
    simone-rosana@hotmail.com

    30/09/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é excelente, pois nossos alunos precisam conhecer e saber que existem recursos de tecnologia assistiva ao alcance deles, e que serve para facilitar a vida de muitos deficientes e idosos. Parabéns.


  • Vanilda Kühl de Frizzera Dias, EEEFM Afonso Cláudio , Espírito Santo - disse:
    valfrizzera@ymail.com

    07/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo projeto!!! É muito importante que nossos alunos tenham esse conhecimento de como utilizar as tecnologias e para que servem.O conteúdo foi muito bem elaborado, de forma que leva o aluno a pesquisar e buscar conhecimento sobre o assunto.Tenho certeza que atingiu o objetivo.Grande abraço


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.