26/08/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andrea Marques Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, ou Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Acessibilidade: Direito de Todos” com duração de 15 segundos.,conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Acessibilidade: Direito de Todos”
http://www.youtube.com/watch?v=zoRe-9yI5Eg&feature=related Acessado em 29 de Julho 2010
Figura 1: Imagem do vídeo “Acessibilidade: Direito de Todos”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, quando todos terminarem de assistir o vídeo, o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos acerca do conteúdo deste. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão:
Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá pedir para que cada dupla realize uma pesquisa, em dicionários eletrônicos ou impressos, a definição da palavra Acessibilidade. Abaixo segue a definição do termo, conforme o Dicionário do Aurélio (Fig. 2).
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.dicio.com.br/ (Fig.2)
http://www.dicionarioweb.com.br/
Figura 2: Imagem do site Dicionário online de português
Definição de Acessibilidade:
s.f. Qualidade do que é acessível, do que tem acesso.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/acessibilidade/ Acessado em: 23 Agosto 2010.
Em seguida, quando todos verificarem a definição de acessibilidade no dicionário, o professor deverá fazer o seguinte questionamento para os alunos:
"A definição de acessibilidade, relatada no Dicionário, estava de acordo com o que vocês pensavam?"
Atividade 1
Dando prosseguimento à aula, neste momento, cada dupla deverá ler e discutir a reportagem: “TVs deverão ter audiodescrição para deficientes visuais até 2011” (Fig.3), a qual se encontra disponível no link abaixo:
Link da reportagem “TVs deverão ter audiodescrição para deficientes visuais até 2011”
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,tvs-deverao-ter-audiodescricao-para-deficientes-visuais-ate-2011,575431,0.htm Acessado em 29 de Julho 2010.
Figura 3: Imagem da reportagem
Sugestão:
Sugerimos que o professor disponibilize para cada dupla, folhas impressas da reportagem. Desta forma, os alunos terão maior autonomia sobre a leitura.
A reportagem em questão relata que a partir de 2011 as televisões terão que transmitir, duas horas semanais, os seus programas com audiodescrição, ou seja, utilizando a tradução. Desta forma, as pessoas com Deficiência Visual poderão compreender os programas exibidos.
Com o objetivo de nortear a leitura e discussão da reportagem em questão, sugerimos abaixo um roteiro com esta finalidade.
Roteiro de Leitura e discussão de texto:
Discutidas e respondidas às questões do roteiro, cada grupo deverá apresentá-las oralmente aos demais, de forma a compartilhar e socializar pontos de vista e informações, bem como de forma a propiciar com que o professor possa esclarecer dúvidas, corrigir conceitos errôneos e ou preconceituosos.
Atividade 2
Finalizada a discussão, cada dupla deverá escolher um dos temas abaixo e iniciar uma pesquisa sobre este (sobre o tema escolhido). Observa-se que, poderá haver mais de uma dupla pesquisando o mesmo tema; contudo, é importante que todos os temas sejam abordados por, pelo menos, uma dupla.
Temas propostos para a Pesquisa:
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.mpdft.gov.br/sicorde/abnt.htm
http://www.acessibilidade.org.br/
http://www.acessibilidadelegal.com/
http://www.inmetro.gov.br/qualidade/acessibilidade.asp
http://www.mpdft.gov.br/sicorde/normas/NBR14273.pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm
http://absa.org.br/uploads/Decreto%20Lei%20nº%205296_04%20-%20Lei%20de%20Acessibilidade.pdf
http://internativa.com.br/artigo_acessibilidade_01.html (Fig. 4)
Figura 4: Imagem do site do “Internativa”
Ao concluir a pesquisa, cada dupla deverá compartilhar,oralmente, os resultados desta para os demais integrantes da classe.
Observação:
Neste momento, o professor deverá favorecer com que, por meio de uma discussão, os alunos discutam sobre a definição de Acessibilidade, as Leis que determinam que locais públicos sejam acessíveis por todos, bem como a importância da acessibilidade para cada deficiência relacionada na pesquisa.
Quando todos terminarem de apresentar os seus resultados, o professor deverá fazer o seguinte questionamento para os alunos:
Será que o bairro em que vocês moram – a rua dele, os comércios que por ventura haja etc., possuem estrutura adequada para uma pessoa com deficiência? Eles possuem recursos de acessibilidade?
É importante que o professor esteja auxiliando os alunos a refletirem se existe acessibilidade em alguns locais do bairro – mercados, comércios, rua,escola etc.Além disso, o professor poderá pedir para que os alunos proponham soluções para melhorar a acessibilidade destes locais.
Atividade 3
Finalizando a aula, os alunos deverão se organizar em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas), para confeccionar um Mural (Fig.5) sobre os temas abordados na pesquisa, da atividade 2, o qual deverá conter imagens com os recursos de acessibilidade.
Observação:
É recomendável que se juntem duplas que fizeram pesquisas sobre assuntos distintos, de forma a enriquecer a produção a ser feita, bem como a troca de conhecimentos entre os alunos.
Figura 5: Mural “Recursos de Acessibilidade nos transportes, como ônibus, carros e metrô”
Fonte: Do autor
Após os grupos finalizarem a elaboração dos murais, os alunos deverão realizar uma amostra com o tema “Acessibilidade”. Para tanto, eles deverão escolher um local da escola para fixarem seus trabalhos e convidarem alunos, funcionários e professores para conhecer tal produção. Sugerimos que cada grupo eleja um represente, o qual ficará encarregado de explicar sua produção aos visitantes do evento.
Os links abaixo se referem ao conceito de Acessibilidade:
http://www.prodam.sp.gov.br/acess/
http://www.acessobrasil.org.br/
http://acessibilidade.sigaessaideia.org.br/
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de Acessibilidade e a importância desta em espaços públicos e privados, como praças, escolas etc., para a pessoa com Deficiência. Além disso, é fundamental que o professor avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/09/2010
Quatro estrelasAula maravilhosa, pois ela ensina e mostra que a acessibilidade é um direito de todos, e que através desta aula o aluno entenderá o que é acessibilidade, e poderá verificar se a sua escola estará preparada para receber um deficiente. Parabéns.