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O que é acessibilidade e porque ela é tão importante?

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andrea Marques Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre o que é acessibilidade e quais são os tipos mais comuns,
  • Refletir e verificar os recursos de acessibilidade disponíveis em  escolas e outros em locais públicos;
  • Pesquisar leis que versam sobre acessibilidade;
  • Pesquisar sobre os métodos necessários para tornar sites da internet, salas de cinemas, ônibus, dentre outros espaços sociais, acessíveis para as pessoas com deficiência.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                 

Motivação:  

Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, ou Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Acessibilidade: Direito de Todos” com duração de 15 segundos.,conforme postado abaixo.

Link do vídeo “Acessibilidade: Direito de Todos”  

http://www.youtube.com/watch?v=zoRe-9yI5Eg&feature=related    Acessado em 29 de Julho 2010                             

 Figura 1: Imagem do vídeo “Acessibilidade: Direito de Todos”       

Sugestão: 

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Em seguida, quando todos terminarem de assistir o vídeo, o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos acerca do conteúdo deste. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo:   

Roteiro de Discussão: 

  1. Qual  assunto foi abordado no vídeo?
  2. Vocês sabem qual é a deficiência da criança que apareceu no vídeo?
  3. No vídeo, o que impedia a criança de ir ao local desejado?
  4. O que foi feito para que ela pudesse chegar a este local?
  5. Por que é importante que os locais possam ser acessados por todos?
  6. Vocês sabem o que é acessibilidade?     

Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá pedir para que cada dupla realize uma pesquisa, em dicionários eletrônicos ou impressos, a definição da palavra Acessibilidade. Abaixo segue a definição do termo, conforme o Dicionário do Aurélio (Fig. 2).           

Sugestões de sites para a pesquisa: 

http://www.priberam.pt/dlpo/     

http://www.dicio.com.br/   (Fig.2)  

http://www.dicionarioweb.com.br/                        

Figura 2: Imagem do site Dicionário online de português

Definição de Acessibilidade:

s.f. Qualidade do que é acessível, do que tem acesso.

Disponível em:   http://www.dicio.com.br/acessibilidade/                          Acessado em: 23 Agosto 2010.       

Em seguida, quando todos verificarem a definição de acessibilidade no dicionário, o professor deverá fazer o seguinte questionamento para os alunos:   

"A definição de acessibilidade, relatada no Dicionário, estava de acordo com o que vocês pensavam?"     

Atividade 1   

Dando prosseguimento à aula, neste momento, cada dupla deverá ler e discutir a reportagem: “TVs deverão ter audiodescrição para deficientes visuais até 2011” (Fig.3), a qual se encontra disponível no link abaixo:   

Link da reportagem “TVs deverão ter audiodescrição para deficientes visuais até 2011”  

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,tvs-deverao-ter-audiodescricao-para-deficientes-visuais-ate-2011,575431,0.htm   Acessado em 29 de Julho 2010.    

                                                                                        

Figura 3: Imagem da reportagem           

Sugestão:   

Sugerimos que o professor disponibilize para cada dupla, folhas impressas da reportagem. Desta forma, os alunos terão maior autonomia sobre a leitura.    

A reportagem em questão relata que a partir de 2011 as televisões terão que transmitir, duas horas semanais, os seus programas com audiodescrição, ou seja, utilizando a tradução. Desta forma, as pessoas com Deficiência Visual poderão compreender os programas exibidos.    

Com o objetivo de nortear a leitura e discussão da reportagem em questão, sugerimos abaixo um roteiro com esta finalidade.

Roteiro de Leitura e discussão de texto:   

  • Qual assunto abordado na reportagem?
  • Existe alguma relação entre o assunto abordado no vídeo e o assunto ressaltado na reportagem?
  • Segundo a reportagem, as televisões terão que ter audiodescrição, ou seja, tradução do que esta sendo apresentado?Assim, qual pessoa será beneficiada com este recurso?
  • Será que existem leis que asseguram que os locais públicos e privados possuam recursos de acessibilidade?
  • Os meios de comunicação e transporte devem ter recursos de acessibilidade? Por quê?     

Discutidas e respondidas às questões do roteiro, cada grupo deverá apresentá-las oralmente aos demais, de forma a compartilhar e socializar pontos de vista e informações, bem como de forma a propiciar com que o professor possa esclarecer dúvidas, corrigir conceitos errôneos e ou preconceituosos.           

Atividade 2    

Finalizada a discussão, cada dupla deverá escolher um dos temas abaixo e iniciar uma pesquisa sobre este (sobre o tema escolhido).  Observa-se que, poderá haver mais de uma dupla pesquisando o mesmo tema; contudo, é importante que todos os temas sejam abordados por, pelo menos, uma dupla.     

Temas propostos para a  Pesquisa:    

  • Leis que garantem que os locais públicos possuam recursos de acessibilidade.
  • Recursos de Acessibilidade para a pessoa com Deficiência Auditiva.
  • Recursos de Acessibilidade para a pessoa com Deficiência Visual.
  • Recursos de Acessibilidade para a pessoa com Deficiência Motora.
  • Recursos de Acessibilidade nos transportes, como ônibus, carros e metrô.
  • Recursos de Acessibilidade em edificações.
  • Acessibilidade em locais como: shoppings, mercados, escolas, ruas, rodoviárias, metrô, bibliotecas, dentre outros.
  • Recursos de Acessibilidade nos Meios de Comunicação, sendo eles: rádio, televisão, internet, computador.     

Sugestões de sites para a pesquisa:     

http://www.mpdft.gov.br/sicorde/abnt.htm  

http://www.acessibilidade.org.br/  

http://www.acessibilidadelegal.com/  

http://www.inmetro.gov.br/qualidade/acessibilidade.asp  

http://www.mpdft.gov.br/sicorde/normas/NBR14273.pdf 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm   

http://absa.org.br/uploads/Decreto%20Lei%20nº%205296_04%20-%20Lei%20de%20Acessibilidade.pdf  

http://internativa.com.br/artigo_acessibilidade_01.html (Fig. 4)                                             

Figura 4: Imagem do site do “Internativa”               

Ao concluir a pesquisa, cada dupla deverá compartilhar,oralmente, os resultados desta para os demais integrantes da classe.    

Observação:

Neste momento, o professor deverá favorecer com que, por meio de uma discussão, os alunos discutam  sobre a definição de Acessibilidade, as Leis que determinam que locais públicos sejam acessíveis por todos, bem como a importância da acessibilidade para cada deficiência relacionada na pesquisa.     

Quando todos terminarem de apresentar os seus resultados, o professor deverá fazer o seguinte questionamento para os alunos:   

Será que o bairro em que vocês moram – a rua dele, os comércios que por ventura haja etc., possuem  estrutura  adequada  para uma pessoa com deficiência? Eles possuem recursos de acessibilidade?     

É importante que o professor esteja auxiliando os alunos a refletirem se existe acessibilidade em alguns locais do bairro – mercados, comércios, rua,escola etc.Além disso, o professor poderá pedir para que os alunos proponham soluções para melhorar a acessibilidade destes locais.                       

Atividade 3   

Finalizando a aula, os alunos deverão se organizar em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas), para confeccionar um Mural (Fig.5) sobre os temas abordados na pesquisa, da atividade 2, o qual deverá conter imagens com os recursos de acessibilidade.           

Observação:

É recomendável que se juntem duplas que fizeram pesquisas sobre assuntos distintos, de forma a enriquecer a produção a ser feita, bem como a troca de conhecimentos entre os alunos.

Figura 5: Mural “Recursos de Acessibilidade nos transportes, como ônibus, carros e metrô”  

Fonte: Do autor         

Após os grupos finalizarem a elaboração dos murais, os alunos deverão realizar uma amostra com o tema “Acessibilidade”. Para tanto, eles deverão escolher um local da escola para fixarem seus trabalhos e convidarem alunos, funcionários e professores para conhecer tal produção. Sugerimos que cada grupo eleja um represente, o qual ficará encarregado de explicar sua produção aos visitantes do evento.      

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de Acessibilidade e a importância desta em espaços públicos e privados, como praças, escolas etc., para a pessoa com Deficiência. Além disso, é fundamental que o professor avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • simone simões, gcriva , Minas Gerais - disse:
    simone-rosana@hotmail.com

    30/09/2010

    Quatro estrelas

    Aula maravilhosa, pois ela ensina e mostra que a acessibilidade é um direito de todos, e que através desta aula o aluno entenderá o que é acessibilidade, e poderá verificar se a sua escola estará preparada para receber um deficiente. Parabéns.


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