Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conto e narrativa: O problema de Clóvis

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar qual era o problema do personagem.

Reconhecer a estrutura do texto narrativo.

Identificar o conto presente no livro.

Interessar-se pela leitura de histórias.

Reescrever a história lida, mesmo que de forma não convencional.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Apresentar para a turma um vídeo sobre a escritora da história que será lida. O vídeo poderá ser acessado a partir do link:

http://www.youtube.com/watch?v=UVeTS1Cbx04  

b) Explorar com os alunos a capa do livro, disponível no link:

http://www.planetanews.com/produto/L/176760 

Perguntar aos alunos: Quem é o Clóvis? Qual será o seu problema?

Os alunos deverão tentar adivinhar do que se trata o livro, antes de fazer a leitura.( Muitos alunos pensam que Clóvis é o nome do sapo.)

b) Distribuir os livros para os alunos fazerem a leitura das imagens e depois a leitura silenciosa, respeitando-se o tempo de cada criança. Os alunos deverão perceber se alguém conseguiu acertar o assunto do livro.

c) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão do texto.

  • Quem era Clóvis?
  • Qual o seu problema?
  • A qual conto o livro faz referência?
  • O que aconteceu com a primeira versão do conto "O príncipe sapo"?
  • E com a segunda versão?
  • Quando veio a cópia reserva, o que Clóvis teve que fazer para solucionar o problema do número de páginas que tinha disponível para editar a história?

 

d) Em seguida, a professora pedirá que os alunos escrevam, com suas próprias palavras, o resumo do "Problema do Clóvis". Esse resumo poderá ser ilustrado com a parte da história que o aluno achou mais engraçada.

Destacar as partes principais da narrativa que não poderão faltar no texto dos alunos: o início (com a descrição do cenário e das personagens), o meio (a complicação da história) e o fim (com a resolução do problema).

e) Propor a confecção de uma maquete da história, construindo o cenário, usando caixas de tamanhos diversos, retalhos de papel, etc. Os personagens poderão ser feitos com massinha de modelar ou argila. Essa maquete ajudará a recontagem da história na próxima aula. (Essa maquete poderá ser construída interdisciplinarmente na aula de Artes).

2ª aula

a) Retomar o livro da aula anterior através da leitura, pelos alunos e dos resumos feitos por eles. A medida que os resumos forem sendo lidos, os personagens podem ser colocados nos seus devidos lugares. Os resumos ficarão em lugar de destaque na sala de aula.

b)O professor proporá a seguinte atividade relacionada, para serem feitas em duplas:

Responda em seu caderno:

Observe as ilustrações das páginas 11 e 21 e identifique, através das caixas, quais eram as personagens e o cenário da história.

Na página 20, Clóvis conversa ao telefone com o editor. Há expressões que são usadas apenas quando estamos falando. Quais são essas expressões que revelam as marcas da oralidade?

Identifique o que foi trocado no conto recebido pela primeira vez.

Qual o conto presente no livro lido?

c) Os alunos farão a leitura de suas respostas e a professora fará as intervenções que forem necessárias.

3ª aula:
a) Convidar os alunos a fazer a dramatização da história. Observar que há uma história dentro da outra. Distribuir os personagens da seguinte forma: Clóvis, o narrador e o redator. Para a parte do conto: narrador, a princesa, o sapo, o rei.

b) Convidar os alunos a reescrever o conto: O príncipe sapo. Essa atividade também poderá ser feita em duplas.

Escrever no quadro um esquema para orientar as partes essenciais da narrativa:

- o início (apresentação da personagem e do cenário);

- o meio (complicação da história);

- o fim (solução do problema, elementos mágicos).

Ao terminar a escrita, os alunos poderão ilustrar os seus trabalhos.

A professora poderá montar um livro da turma com as diferentes versões dadas pelas duplas ao conto apresentado no livro.

Recursos Complementares

Para conhecer um pouquinho mais sobre a autora dessa história engraçadíssima, acesse o link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari 

Avaliação

Através das respostas dadas pelos alunos, verificar se foram capazes de identificar o problema central da história, bem como se foram capazes de reesceever a história, preservando as características de um texto narrativo, com princípio (descrição das personagens e do cenário), meio (complicação) e fim (resolução do problema).

Verificar se os alunos mantiveram a atenção desde o início da história e se estavam dispostos a dramatizar a história trabalhada, identificando o conto presente dentro do livro.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cynthia, UMEI Jardim Guanabara , Minas Gerais - disse:
    thinha2.9@hotmail.com

    30/10/2011

    Quatro estrelas

    Adorei, e pretendo aplicar, utilizando outras tecnologias em sala de aula. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.