27/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Identificar qual era o problema do personagem.
Reconhecer a estrutura do texto narrativo.
Identificar o conto presente no livro.
Interessar-se pela leitura de histórias.
Reescrever a história lida, mesmo que de forma não convencional.
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
a) Apresentar para a turma um vídeo sobre a escritora da história que será lida. O vídeo poderá ser acessado a partir do link:
http://www.youtube.com/watch?v=UVeTS1Cbx04
b) Explorar com os alunos a capa do livro, disponível no link:
http://www.planetanews.com/produto/L/176760
Perguntar aos alunos: Quem é o Clóvis? Qual será o seu problema?
Os alunos deverão tentar adivinhar do que se trata o livro, antes de fazer a leitura.( Muitos alunos pensam que Clóvis é o nome do sapo.)
b) Distribuir os livros para os alunos fazerem a leitura das imagens e depois a leitura silenciosa, respeitando-se o tempo de cada criança. Os alunos deverão perceber se alguém conseguiu acertar o assunto do livro.
c) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão do texto.
d) Em seguida, a professora pedirá que os alunos escrevam, com suas próprias palavras, o resumo do "Problema do Clóvis". Esse resumo poderá ser ilustrado com a parte da história que o aluno achou mais engraçada.
Destacar as partes principais da narrativa que não poderão faltar no texto dos alunos: o início (com a descrição do cenário e das personagens), o meio (a complicação da história) e o fim (com a resolução do problema).
e) Propor a confecção de uma maquete da história, construindo o cenário, usando caixas de tamanhos diversos, retalhos de papel, etc. Os personagens poderão ser feitos com massinha de modelar ou argila. Essa maquete ajudará a recontagem da história na próxima aula. (Essa maquete poderá ser construída interdisciplinarmente na aula de Artes).
2ª aula
a) Retomar o livro da aula anterior através da leitura, pelos alunos e dos resumos feitos por eles. A medida que os resumos forem sendo lidos, os personagens podem ser colocados nos seus devidos lugares. Os resumos ficarão em lugar de destaque na sala de aula.
b)O professor proporá a seguinte atividade relacionada, para serem feitas em duplas:
Responda em seu caderno:
Observe as ilustrações das páginas 11 e 21 e identifique, através das caixas, quais eram as personagens e o cenário da história. |
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Na página 20, Clóvis conversa ao telefone com o editor. Há expressões que são usadas apenas quando estamos falando. Quais são essas expressões que revelam as marcas da oralidade? |
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Identifique o que foi trocado no conto recebido pela primeira vez. |
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Qual o conto presente no livro lido? |
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c) Os alunos farão a leitura de suas respostas e a professora fará as intervenções que forem necessárias.
3ª aula:
a) Convidar os alunos a fazer a dramatização da história. Observar que há uma história dentro da outra. Distribuir os personagens da seguinte forma: Clóvis, o narrador e o redator. Para a parte do conto: narrador, a princesa, o sapo, o rei.
b) Convidar os alunos a reescrever o conto: O príncipe sapo. Essa atividade também poderá ser feita em duplas.
Escrever no quadro um esquema para orientar as partes essenciais da narrativa:
- o início (apresentação da personagem e do cenário);
- o meio (complicação da história);
- o fim (solução do problema, elementos mágicos).
Ao terminar a escrita, os alunos poderão ilustrar os seus trabalhos.
A professora poderá montar um livro da turma com as diferentes versões dadas pelas duplas ao conto apresentado no livro.
Para conhecer um pouquinho mais sobre a autora dessa história engraçadíssima, acesse o link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari
Através das respostas dadas pelos alunos, verificar se foram capazes de identificar o problema central da história, bem como se foram capazes de reesceever a história, preservando as características de um texto narrativo, com princípio (descrição das personagens e do cenário), meio (complicação) e fim (resolução do problema).
Verificar se os alunos mantiveram a atenção desde o início da história e se estavam dispostos a dramatizar a história trabalhada, identificando o conto presente dentro do livro.
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30/10/2011
Quatro estrelasAdorei, e pretendo aplicar, utilizando outras tecnologias em sala de aula. Parabéns!