Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os pais dos contos de fadas

 

18/08/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os criadores dos contos de fadas.

Reconhecer os principais contos escritos pelos Irmãos Grimm.

Identificar as características principais dos contos de fadas escritos por esses autores.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade preparatória:
Na aula anterior, solicitar aos alunos que entrevistem alguém de sua família e procurem saber "O que é um conto de fadas".

1ª aula:

a) A partir da tarefa proposta na aula anterior, produzir um texto informativo coletivo. A professora anotará no quadro e os alunos poderão copiar em seu caderno

b) Após a produção, perguntar aos alunos se eles conhecem "Os pais das histórias"? Os irmãos Grimm

Mostrar para os alunos uma foto dos escritores. Disponível em

http://2.bp.blogspot.com/_A8fPA0p6NTE/S9CH20KgxtI/AAAAAAAAH88/qRw5nZSx1Gc/s320/Irm%C3%A3os+Grimm.jpg 

c) Apresentar um texto informativo que conte quem são os Irmãos Grimm. O texto está disponível em :

http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/irmaos-grimm.html 

A professora poderá adaptar o texto, de acordo com a faixa etária e o nível de compreensão dos alunos.

d) Após a leitura do texto, a professora pedirá que os alunos falem as palavras que não sabem o significado. Os alunos poderão procurar o significado no dicionário e, caso não consigam compreender o contexto, a professora poderá esclarecer suas dúvidas.

e) Conversar com os alunos sobre as características dos textos informativos trabalhados na aula. Um produzido pela turma, sobre O que é Conto de Fadas e o outro sobre os Irmãos Grimm. Observar as características semelhantes que os dois textos possuem. Que informações têm em um e faltam no outro?

2ª aula

a) Pedir a um aluno para reler em voz alta o texto biográfico sobre Os Irmãos Grimm.

b) Propor que os alunos respondam às seguintes perguntas:

  1. Por que os Irmãos Grimm são considerados os pais das histórias?
  2. Como os escritores buscavam a inspiração para as histórias?
  3. Das histórias escritas pelos Irmãos Grimm, citadas no texto, qual delas você conhece?
  4. Cite elementos mágicos ou fantásticos das histórias que você conhece.

c) Os alunos deverão apresentar suas respostas oralmente e a professora fará a correção, atentando para o fato de que não há uma única maneira de responder.

d) Anotar no quadro os elementos mágicos que forem sendo citados pelos alunos. Exemplo:

História

Elementos mágicos ou fantásticos

Cinderela

Fadinhas, sapatinho de cristal, abóbora e ratos virarem carruagem e cavalos.

Branca de Neve

Espelho Mágico, Maçã Enfeitiçada, beijo acordar a princesa

e) Destacar as características principais dos contos: personagens sofrem um problema que é resolvido sempre com magia ou com elemento mágico.

3ª aula

a) Pedir aos alunos que escrevam com suas palavras, em duplas, um conto que conhecem.

Convidar os alunos a ler as histórias escritas.

b) A professora fará a correção das histórias. Depois, os alunos passarão a limpo a fim de que seja montado um livrinho, que será ilustrado também pelos autores.

c) Os livros ficarão em lugar de destaque na sala de aula e poderão ser trocados pelos alunos.

Recursos Complementares

Para saber mais, a professora poderá fazer uma pesquisa no link:

http://www.graudez.com.br/litinf/autores/grimm/grimm.htm 

Avaliação

Verificar se os alunos reconheceram os Irmãos Grimm como os criadores das histórias através de participação oral.

Verificar os contos conhecidos e reescritos pelos alunos, observando se foram capazes de recontá-los com coerência e correção gramatical.

Verificar, através das atividades propostas, se os alunos foram capazes de identificar as características principais dos contos escritos pelos Irmãos Grimm, ou seja, os elementos mágicos ou fantásticos presentes em suas histórias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mariane Pereira, ESCOLA ESTADUAL LUDOVICO DA RIVA NETO , Mato Grosso - disse:
    mariane_linda@hotmail.com

    24/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa essa aula, os alunos vão ampliar seus conhecimentos sobre os contos de fadas e ainda praticar a leitura.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.