18/08/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Reconhecer os criadores dos contos de fadas.
Reconhecer os principais contos escritos pelos Irmãos Grimm.
Identificar as características principais dos contos de fadas escritos por esses autores.
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
Atividade preparatória:
Na aula anterior, solicitar aos alunos que entrevistem alguém de sua família e procurem saber "O que é um conto de fadas".
1ª aula:
a) A partir da tarefa proposta na aula anterior, produzir um texto informativo coletivo. A professora anotará no quadro e os alunos poderão copiar em seu caderno
b) Após a produção, perguntar aos alunos se eles conhecem "Os pais das histórias"? Os irmãos Grimm
Mostrar para os alunos uma foto dos escritores. Disponível em
http://2.bp.blogspot.com/_A8fPA0p6NTE/S9CH20KgxtI/AAAAAAAAH88/qRw5nZSx1Gc/s320/Irm%C3%A3os+Grimm.jpg
c) Apresentar um texto informativo que conte quem são os Irmãos Grimm. O texto está disponível em :
http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/irmaos-grimm.html
A professora poderá adaptar o texto, de acordo com a faixa etária e o nível de compreensão dos alunos.
d) Após a leitura do texto, a professora pedirá que os alunos falem as palavras que não sabem o significado. Os alunos poderão procurar o significado no dicionário e, caso não consigam compreender o contexto, a professora poderá esclarecer suas dúvidas.
e) Conversar com os alunos sobre as características dos textos informativos trabalhados na aula. Um produzido pela turma, sobre O que é Conto de Fadas e o outro sobre os Irmãos Grimm. Observar as características semelhantes que os dois textos possuem. Que informações têm em um e faltam no outro?
2ª aula
a) Pedir a um aluno para reler em voz alta o texto biográfico sobre Os Irmãos Grimm.
b) Propor que os alunos respondam às seguintes perguntas:
c) Os alunos deverão apresentar suas respostas oralmente e a professora fará a correção, atentando para o fato de que não há uma única maneira de responder.
d) Anotar no quadro os elementos mágicos que forem sendo citados pelos alunos. Exemplo:
História |
Elementos mágicos ou fantásticos |
Cinderela |
Fadinhas, sapatinho de cristal, abóbora e ratos virarem carruagem e cavalos. |
Branca de Neve |
Espelho Mágico, Maçã Enfeitiçada, beijo acordar a princesa |
e) Destacar as características principais dos contos: personagens sofrem um problema que é resolvido sempre com magia ou com elemento mágico.
3ª aula
a) Pedir aos alunos que escrevam com suas palavras, em duplas, um conto que conhecem.
Convidar os alunos a ler as histórias escritas.
b) A professora fará a correção das histórias. Depois, os alunos passarão a limpo a fim de que seja montado um livrinho, que será ilustrado também pelos autores.
c) Os livros ficarão em lugar de destaque na sala de aula e poderão ser trocados pelos alunos.
Para saber mais, a professora poderá fazer uma pesquisa no link:
Verificar se os alunos reconheceram os Irmãos Grimm como os criadores das histórias através de participação oral.
Verificar os contos conhecidos e reescritos pelos alunos, observando se foram capazes de recontá-los com coerência e correção gramatical.
Verificar, através das atividades propostas, se os alunos foram capazes de identificar as características principais dos contos escritos pelos Irmãos Grimm, ou seja, os elementos mágicos ou fantásticos presentes em suas histórias.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/11/2010
Cinco estrelasMuito boa essa aula, os alunos vão ampliar seus conhecimentos sobre os contos de fadas e ainda praticar a leitura.