Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Christian Andersen: um grande escritor de contos de fadas

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o escritor de inúmeros contos de fadas.

Identificar as principais histórias criadas pelo escritor.

Produzir um texto informativo sobre o escritor.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Ter tido contato com diferentes contos de fadas.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Como motivação para o tema da aula, os alunos poderão ver e ouvir a história: O patinho feio.

Disponível em: http://int.ask.com/web?siteid=10000862&qsrc=999&l=dis&q=O+patinho+feio 

b) Após a escuta, a professora poderá conversar com os alunos sobre o tema da história, que é a exclusão do patinho e depois o encontro com seus parentes. (Nessa exploração oral, a professora poderá questionar os alunos se conhecem alguma situação em que uma pessoa foi excluída do grupo social em que vive, transpondo a história para a realidade social na qual vivemos).

c) Propor uma escrita coletiva da história, onde a turma contará com suas próprias palavras o vídeo que assistiu.

d) Os alunos farão a cópia do texto coletivo, podendo ilustrar a parte que acharam mais emocionante.

2° aula:

a) Pedir a alguns alunos que leiam o texto coletivo O patinho feio, produzido na aula anteiror.

b) Questionar se os alunos conhecem o autor dessa história, que viveu há muito tempo... Esclarecer que o autor não é o produtor do vídeo, mas quem escreveu a história.

Apresentar o nome do autor: Hans Christian Andersen e uma foto dele. A foto está disponível em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.freewebs.com/english4uesdmm/andersen.jpg&imgrefurl=http://www.freewebs.com/english4uesdmm/extensivereading.htm&usg=__BjkzWtfxQXrAjSXKfYqUJFewbIc=&h=403&w=360&sz=15&hl=pt-BR&start=0&tbnid=LrgH_B4g7CvaTM:&tbnh=143&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dhans%2Bchristian%2Bandersen%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1024%26bih%3D576%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=307&ei=oMBaTM_xA4T58AaH64XlAQ&oei=oMBaTM_xA4T58AaH64XlAQ&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=85&ty=72 

c) Convidar os alunos a ler um texto que ajudará a conhecê-lo um pouquinho mais. O texto está disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_Andersen 

A professora poderá fazer um resumo do texto, dependendo da faixa etária e do nível de compreensão dos alunos.

Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805 — Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague.

Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha e A Pequena Vendedora de Fósforos, dentre outros.

Publicou ainda: O Improvisador (1835), Nada como um menestrel (1837), Livro de Imagens sem Imagens (1840), O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha em 1847), mas a sua maior obra foram os contos de fadas (Eventyr og Historier, ou Histórias e Aventuras) que publicou de 1835 à 1872, onde o humor nórdico se alia a uma bonomia sorridente, e onde usa simultaneamente a base constituída por contos populares e uma ironia dirigida aos contemporâneos.

d) Nesse momento, a professora poderá fazer uma exploração histórica, explicando o tempo cronológico. Ex: O escritor nasceu em 1805. Quem sabe em qual século tal fato se deu?

Explorar, também, a idade do escritor. Se ele nasceu em 1805 e morreu em 1875, quantos anos ele completou?

Outro questionamento que poderá se feito é: Há quantos anos Andersen nasceu? Quanto tempo faz que ele morreu?

e) Propor aos alunos que respondam em seu caderno as respostas às seguintes questões:

1. Das histórias escritas por Andersen, citadas no texto, escreva as que você conhece.

2. Onde e quando nasceu esse escritor? Você sabe há quantos anos ele nasceu?

3. Andersen nasceu em uma família pobre. Copie do texto a parte que nos mostra isso.

e) A professora pedirá a alguns alunos que leiam suas respostas. As respostas poderão ser diferentes, dependendo das experiências de leitura dos alunos.

f) PESQUSA: Pedir aos alunos que tragam na próxima aula alguma história que tenha sido escrita por Andersen.

3ª aula:

a) Os alunos  apresentarão as histórias que trouxeram. Se muitos alunos tiverem trazido a mesma história, a professora pedirá que um aluno leia e depois perguntará aos outros se há diferenças nas versões trazidas.

Caso muitos alunos tenham trazido livros de histórias escritas pelo autor, a professora poderá combinar que a leitura será feita ao longo das aulas durante a semana.

b) Convidar a turma a escrever um texto que conte sobre Hans Christian Andersen. A professora poderá motivar e orientar a escrita através de perguntas tais como:

  • Qual é o nome completo do escritor?
  • Onde nasceu?
  • Quando nasceu?
  • Qual a profissão de seu pai?
  • Quais suas principais obras?
  • Que tipos de texto escreveu que o fizeram famoso até os dias atuais?

c) Após a produção do texto sobre o escritor, a professora pedirá a alguns alunos que leiam à frente da sala.

Os textos produzidos, após serem corrigidos e passados a limpo, poderão ser colocados em lugar de destaque na sala de aula.

Professora: As histórias trazidas pelos alunos poderão ser exploradas em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por montar uma dramatização de um dos contos e apresentá-lo para toda a turma.

Recursos Complementares

Outros textos biográficos sobre o autor podem se encontrados em:

http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=22473 

Avaliação

A professora poderá avaliar o texto coletivo produzido pela turma, considerando a participação dos alunos, bem como a coerência em narrar a história que assistiram.

O texto informativo sobre o autor poderá ser avaliado de acordo com a riqueza das informações assimiladas, como também pela estrutura textual: ortografia, pontuação, elementos coesivos, etc.

Verificar se os alunos conhecem os principais contos escritos pelo autor e se conseguiram apresentá-los uns aos outros.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.