16/08/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Conhecer o escritor de inúmeros contos de fadas.
Identificar as principais histórias criadas pelo escritor.
Produzir um texto informativo sobre o escritor.
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
Ter tido contato com diferentes contos de fadas.
1ª aula:
a) Como motivação para o tema da aula, os alunos poderão ver e ouvir a história: O patinho feio.
Disponível em: http://int.ask.com/web?siteid=10000862&qsrc=999&l=dis&q=O+patinho+feio
b) Após a escuta, a professora poderá conversar com os alunos sobre o tema da história, que é a exclusão do patinho e depois o encontro com seus parentes. (Nessa exploração oral, a professora poderá questionar os alunos se conhecem alguma situação em que uma pessoa foi excluída do grupo social em que vive, transpondo a história para a realidade social na qual vivemos).
c) Propor uma escrita coletiva da história, onde a turma contará com suas próprias palavras o vídeo que assistiu.
d) Os alunos farão a cópia do texto coletivo, podendo ilustrar a parte que acharam mais emocionante.
2° aula:
a) Pedir a alguns alunos que leiam o texto coletivo O patinho feio, produzido na aula anteiror.
b) Questionar se os alunos conhecem o autor dessa história, que viveu há muito tempo... Esclarecer que o autor não é o produtor do vídeo, mas quem escreveu a história.
Apresentar o nome do autor: Hans Christian Andersen e uma foto dele. A foto está disponível em:
c) Convidar os alunos a ler um texto que ajudará a conhecê-lo um pouquinho mais. O texto está disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_Andersen
A professora poderá fazer um resumo do texto, dependendo da faixa etária e do nível de compreensão dos alunos.
Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805 — Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague.
Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido. Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha e A Pequena Vendedora de Fósforos, dentre outros.
Publicou ainda: O Improvisador (1835), Nada como um menestrel (1837), Livro de Imagens sem Imagens (1840), O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha em 1847), mas a sua maior obra foram os contos de fadas (Eventyr og Historier, ou Histórias e Aventuras) que publicou de 1835 à 1872, onde o humor nórdico se alia a uma bonomia sorridente, e onde usa simultaneamente a base constituída por contos populares e uma ironia dirigida aos contemporâneos.
d) Nesse momento, a professora poderá fazer uma exploração histórica, explicando o tempo cronológico. Ex: O escritor nasceu em 1805. Quem sabe em qual século tal fato se deu?
Explorar, também, a idade do escritor. Se ele nasceu em 1805 e morreu em 1875, quantos anos ele completou?
Outro questionamento que poderá se feito é: Há quantos anos Andersen nasceu? Quanto tempo faz que ele morreu?
e) Propor aos alunos que respondam em seu caderno as respostas às seguintes questões:
1. Das histórias escritas por Andersen, citadas no texto, escreva as que você conhece. |
|
2. Onde e quando nasceu esse escritor? Você sabe há quantos anos ele nasceu? |
|
3. Andersen nasceu em uma família pobre. Copie do texto a parte que nos mostra isso. |
|
e) A professora pedirá a alguns alunos que leiam suas respostas. As respostas poderão ser diferentes, dependendo das experiências de leitura dos alunos.
f) PESQUSA: Pedir aos alunos que tragam na próxima aula alguma história que tenha sido escrita por Andersen.
3ª aula:
a) Os alunos apresentarão as histórias que trouxeram. Se muitos alunos tiverem trazido a mesma história, a professora pedirá que um aluno leia e depois perguntará aos outros se há diferenças nas versões trazidas.
Caso muitos alunos tenham trazido livros de histórias escritas pelo autor, a professora poderá combinar que a leitura será feita ao longo das aulas durante a semana.
b) Convidar a turma a escrever um texto que conte sobre Hans Christian Andersen. A professora poderá motivar e orientar a escrita através de perguntas tais como:
c) Após a produção do texto sobre o escritor, a professora pedirá a alguns alunos que leiam à frente da sala.
Os textos produzidos, após serem corrigidos e passados a limpo, poderão ser colocados em lugar de destaque na sala de aula.
Professora: As histórias trazidas pelos alunos poderão ser exploradas em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por montar uma dramatização de um dos contos e apresentá-lo para toda a turma.
Outros textos biográficos sobre o autor podem se encontrados em:
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=22473
A professora poderá avaliar o texto coletivo produzido pela turma, considerando a participação dos alunos, bem como a coerência em narrar a história que assistiram.
O texto informativo sobre o autor poderá ser avaliado de acordo com a riqueza das informações assimiladas, como também pela estrutura textual: ortografia, pontuação, elementos coesivos, etc.
Verificar se os alunos conhecem os principais contos escritos pelo autor e se conseguiram apresentá-los uns aos outros.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!