Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Volta às aulas: as férias de cada um

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Recontar a história pessoal a partir de uma discussão oral sobre o tema férias.

Saber ouvir a história dos colegas.

Escrever um texto, mesmo que de forma não convencional, demonstrando clareza de ideias.

Apresentar o resultado de sua escrita, lendo com fluência ou contando oralmente.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber que no calendário escolar há um momento de interrupção das aulas e que esse momento é denominado férias.

Estratégias e recursos da aula

Preparação para a atividade:

No dia anterior às férias (ou num feriado, ou final de semana), a professora convidará os alunos a construir um saquinho de lembranças das férias.

No lado de fora do envelope ou saquinho de papel pardo, a professora poderá colocar o título, a fim de que os alunos pintem e enfeitem como quiser.

Nesse saquinho, os alunos irão colocar objetos que possam ajudá-los a recordar dos momentos vividos. Esses objetos podem ser: tickets de cinema, pauzinhos de picolé, papéis de bala, conchinhas (se tiverem ido à praia), caixinhas de lanches, folders de teatros, fotos, pedrinhas por onde passaram, dentre outros.

Alguns exemplos:

http://www.highlanderbr.com/site/media/users/admin/pipoca2009.jpg 

http://www.mbembalagens.com.br/images/papel%20bala.gif 

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQMi3m8zW2SQIAIuG8p1cget0ZeWp_t CZi-cOucQaHwD2vw4RE&t=1&usg=__ZUGULCa5yx82JxRjmOjb4gcZDH4= 

http://www.quickpack.com.br/files/produto/238_P.jpg 

http://www.brasilescola.com/upload/e/palitos%20de%20picole.jpg 

http://www.fundacioncac.es/archivos/mediateca/200481012519conchas1.jpg 

1ª aula

Ao retornar das férias, os alunos irão apresentar os objetos que colecionaram. Esses objetos ajudarão a recordar, facilitando a linguagem oral e a exposição, além de tornar concreta a apresentação que será feita.

Todos os alunos deverão se posicionar. Esse é um momento de escuta muito importante e a professora deverá garantir que todos os alunos se expressem e que possam ser ouvidos. Dependendo do número de alunos na sala de aula, essa apresentação poderá durar cerca de cinquenta minutos.

Professora: Ouvir e ser ouvido é uma regra de boa convivência que precisa ser trabalhada desde cedo na escola, preparando os alunos para a sua convivência em outros espaços que não só o escolar. Além disso, é um tipo de atividade que os alunos adoram, sentem-se muito motivados a participar e a mostrar para os colegas o que conseguiram colecionar no período de tempo determinado.

Atividade relacionada à Matemática

Muitos objetos trazidos pelos alunos poderão aparecer várias vezes, como os tickets de cinema, os palitos de picolé, as pedrinhas.

Pedir aos alunos que coloquem em cima de suas mesas todos os objetos que trouxeram como lembrança. Fazer um levantamento dos objetos que apareceram mais de uma vez e montar um gráfico com esses dados. Fazer o gráfico no quadro e cada aluno irá colorir um quadradinho cada vez que aparecer o objeto em destaque.

LEMBRANÇAS DAS FÉRIAS

QUANTIDADE

10

9

8

7

6

5

4

3

2

1

 TICKETES

PALITOS DE PICOLÉ

SAQUINHO DE PIPOCA

Ao terminar o levantamento, os alunos poderão registrar no caderno o numeral correspondente aos objetos que serviram como lembrança. Por exemplo:

Lembranças das férias

2ª aula

É bom que a aula seja geminada, a fim de que a atividade não fique para o dia seguinte, mas seja feita logo após a apresentação dos alunos.

Dessa forma, após a apresentação de cada criança, a professora convidará os alunos a fazer o registro escrito sobre suas férias.

A professora poderá orientar a escrita através de uma Agenda de Produção de Textos a ser escrita no quadro. A professora anotará no quadro algumas perguntas que poderão ajudar os alunos na produção escrita:

a) Onde aconteceram suas férias?

b) Quanto tempo durou?

c) Com quem você passou suas férias?

d) Em que lugares você foi?

e) Que lembranças você trouxe desse período de descanso?

f) Você gostou de suas férias? Por quê?

Essas perguntas servirão para orientar os alunos. Eles irão produzir o texto e a professora esclarecerá que não é questionário de perguntas e respostas, mas dicas que não poderão faltar em seu texto. Outras informações poderão ser acrescentadas, caso os alunos queiram enriquecer o seu texto escrito.

Após a escrita do texto, os alunos que desejarem poderão ler o texto produzido para os colegas.

A professora recolherá o texto para fazer a correção.

3° aula:

No dia seguinte ao da produção, a professora convidará os alunos a montar um livrinho a partir de sua vivência das férias.

Cada criança receberá seu texto corrigido e folhas de papel A4 cortadas ao meio. Nessas folhinhas, ela irá registrar a história por partes e irá ilustrar. Ela poderá fazer a colagem dos objetos que trouxe na 1ª aula, enriquecendo sua história.

Os livros poderão ficar no cantinho da leitura e os alunos poderão ter acesso ao livro de cada colega para ler suas histórias.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, a professora poderá trabalhar um texto informativo sobre as férias. Um exemplo de texto está disponível em

http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9rias 

Avaliação

A professora verificará se todos alunos trouxeram os objetos solicitados, demonstrando responsabilidade e compromisso. Deverá garantir que todos apresentem suas experiências.

Deverá ser feita uma avaliação com os alunos se todos conseguiram ouvir o que o colega apresentou e se conseguiram ser ouvidos.

Avaliar o texto produzido pelos alunos. A professora recolherá o texto para corrigir e deverá observar se os alunos seguiram a agenda proposta, se conseguiram expressar suas ideias com clareza, se usaram a pontuação, parágrafo, letra maiúscula quando necessário, assim como elementos de coesão.

Observar se, ao passar a limpo o texto, os alunos foram capazes de fazer as correções sugeridas pela professora.

Em relação à Matemática, observar se os alunos foram capazes de montar o gráfico, relacionando corretamente o número de objetos que trouxeram.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.