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Entendendo como se dá o processo de formação de um bairro

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação Escolar Indígena Geografia Espaço geográfico brasileiro
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer como se dá o processo de formação de um bairro, bem como aprender o conceito de rua e quarteirão.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Aprender o conceito de bairro e seu processo de formação;
  • Aprender o conceito de rua e quarteirão que fazem parte do entendimento do que seja um bairro;
  •  Discutir a importância de conhecer a história do bairro em que se mora e desenvolvimento de pesquisas para conhecer a história do bairro em que moram os alunos;  
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  •  Produzir texto do tipo dissertativo, para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

 - Aula interativa;

 - Aula colaborativa e cooperativa.   

 

 Motivação   

Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos algumas imagens de ruas (Figs. 1, 2 e 3) e, em seguida, peça para que eles falem quais são as semelhanças e as diferenças dessas ruas. Essas imagens poderão ser impressas ou apresentadas através de retroprojetor ou data show.

Figura 1 – Exemplo de uma rua pavimentada

Disponível em: http://www.colatina.es.gov.br/noticias/obras/imagens/f1007002a.jpg  

Acesso em: 28. Jul. 2010.

Figura 2 – Exemplo de uma rua sem pavimentação

Disponível em: http://imprensamarela.files.wordpress.com/2009/03/asf2p.jpg 

Acesso em: 28. Jul. 2010.

Figura 3 – Exemplo de uma rua bem movimentada

Disponível em: http://www.atarde.com.br/arquivos/2008/01/21714.jpg 

Acesso em: 28. Jul. 2010.       

Depois que os alunos fizerem as comparações entre as imagens, o professor deverá pedir para que eles, em duplas, tentem, com suas próprias palavras, definir o que é rua.  Após um determinado tempo – aproximadamente cinco minutos, o professor poderá pedir para que os alunos, que se sentirem à vontade, compartilhem com os demais suas definições de rua. Esse será um importante momento para que os alunos reflitam sobre a importância da definição de conceitos e ainda que trabalhem com textos escritos.  

Feito isto, o professor deverá pedir que os alunos, ainda em duplas, consultem no dicionário (impresso ou eletrônico) a definição de rua, e que façam uma comparação entre a definição que está no dicionário (Fig. 4) com a que eles construíram.

Estabelecer comparações trata-se de uma atividade importante para os alunos do Ensino Fundamental Inicial, porque os leva a observar melhor os aspectos de cada um dos "objetos" a serem comprados.  

 Dessa forma, o professor estará trabalhando de maneira interdisciplinar as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa, já que o assunto principal da aula trata-se de um componente curricular da disciplina de Geografia.

Figura 4 – Imagem do site Wikipédia com a definição de rua

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rua 

Acesso em: 28. Jul. 2010.   

Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada dupla uma cópia impressa de tal definição, ou ainda apresentá-la através de retroprojetor ou datashow.     

Na próxima atividade, os alunos conhecerão o conceito de quarteirão e de bairro.     

Atividade 1

 Estando os alunos organizados em duplas, o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos acerca da definição de quarteirão e bairro, para que o professor conheça o que os alunos já sabem sobre o assunto, além de trabalhar com o desenvolvimento da oralidade!   

A intenção de tal conversa é que os alunos possam perceber que um bairro é formado por um conjunto de ruas e quarteirões.  De forma a nortear este momento, sugerimos algumas perguntas abaixo.

 - Qual é o nome da rua em que você mora?

- E o número de sua casa?

- E o nome do bairro?  

 Caso haja alunos que moram na mesma rua, o professor deverá perguntar:

 - Vocês são vizinhos?

- Moram perto?

- Essa é uma rua grande?

- Há muitas casas nela?    

 Provavelmente, poderá haver alunos que morem na mesma rua, mas em quarteirões diferentes e, nesse momento, o professor deverá chamar a atenção para esse detalhe, fazendo algumas perguntas, tais como:

- Os alunos que moram na mesma rua moram bem perto? Um do lado da casa do outro?

- Quantas casas separam as casas de vocês?

- É preciso atravessar alguma rua?   

Para os alunos que moram em ruas diferentes, mas no mesmo bairro, o professor deverá direcionar as perguntas a esses alunos:

 - Vocês moram no mesmo bairro, mas em ruas diferentes?

 - As ruas em que moram ficam perto ou longe?     

Para os alunos que moram em bairros diferentes, sugerimos algumas perguntas:

- Vocês moram longe?

- Como é o nome do bairro que vocês moram?

- Dá pra ir a pé ou tem que ir de ônibus ou de carro?   

  

 A próxima atividade fará com que os alunos elaborem ainda melhor esses conceitos.     

Observação: Os alunos da modalidade Educação Escolar Indígena, poderão compartilhar com os outros alunos como é a moradia nas tribos indígenas e, em outra oportunidade, poderão levar fotos de suas tribos, para que os outros alunos entendam como são suas moradias.

Atividade 2   

Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá mostrar aos alunos a imagem de um mapa que indica um bairro, com a divisão das ruas (Fig.5).

 É importante que o professor favoreça com que os alunos percebam a divisão das ruas, dos quarteirões e que comecem a perceber como se dá o processo de formação de  um bairro.

Figura 5 – Imagem de um mapa com a divisão dos quarteirões

Disponível em: http://jornalismoderua.wordpress.com/2008/09/05/uma-volta-no-quarteirao/   

Acesso em: 28. Jul. 2010.   

Observação: O professor poderá fazer uma busca da imagem do bairro em que a escola que os alunos estudam está situada, utilizando o site "Google Maps", cujo endereço é: http://maps.google.com.br/  

Sugerimos que o professor imprima a figura 5 e disponibilize uma cópia desta para cada dupla, ou que a apresente a todos através do retroprojetor ou data show.

Feito isso, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:  

- Procurem a Rua Cardeal Arcoverde.

- Essa é uma rua pequena ou grande?

- Quais são as ruas que cruzam com ela?

- Podemos perceber que nessa e em outras ruas, há uma divisão, não é? E qual é essa divisão?   

O esperado é que os alunos falem que são os quarteirões. No entanto, se os alunos não derem essa resposta, o professor deverá dizer que as ruas são divididas por quarteirões e que tais ruas formam um bairro.  

Com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade, e a definição de conceitos e palavras, que são próprios do trabalho com a disciplina de Língua Portuguesa, o professor poderá, ainda, pedir que os alunos consultem no dicionário impresso ou eletrônico a definição do termo quarteirão (Fig.6).

Figura 6 – Imagem do site Wikipédia com a definição de quarteirão

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarteir%C3%A3o  

Acesso em: 28. Jul. 2010.   

 Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada dupla esse texto sobre a definição de quarteirão.

    

Em seguida, na próxima atividade, será trabalhado o conceito de bairro, estando os alunos ainda organizados em duplas!     

Atividade 3   

Neste momento, sugerimos que o professor retome a figura 5 (imagem de um bairro, dividido por ruas e quarteirões) e pergunte aos alunos o que mais pode estar representado nessa, além de ruas e quarteirões. De forma a propiciar que os alunos possam perceber que a figura apresenta algumas ruas e quarteirões de um bairro, sugerimos as seguintes perguntas:

- Vamos lembrar: o que é rua e quarteirão?

- Onde ficam as ruas e quarteirões?   

Provavelmente, os alunos dirão que ficam em um bairro, porém se não derem essa resposta, o professor deverá dizer isso a eles, e ainda pedir que procurem no dicionário a definição de bairro (Fig. 7).    

Figura 7 – Imagem do site Wikipédia com a definição de quarteirão

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bairro 

 Acesso em: 28. Jul. 2010.     

Depois disso, o professor deverá dizer aos alunos que existem diferentes tipos de bairro, tais como: residencial, comercial, industrial e misto. O professor poderá pedir que os alunos dêem, com a sua ajuda, exemplos de cada um desses tipos de bairro que há na cidade em que moram, para que os conhecimentos sejam contextualizados e significativos.

Os alunos que quiserem poderão falar como é o bairro em que moram - se há mais casas do que estabelecimentos comerciais e quais são estes, e se eles costumam ir para outros bairros da cidade e para fazer o quê. Nesse momento, o professor deverá, por meio dos exemplos dos alunos, explicar que para ir ao banco ou ao médico, por exemplo, geralmente temos que nos dirigir aos bairros centrais da cidade etc. Depois disso, os alunos serão convidados a, individualmente, elaborar um texto sobre os conhecimentos aprendidos durante a aula, por meio da próxima atividade.     

Atividade 4

Nessa atividade, cada aluno irá elaborar um texto dissertativo em que deverá falar sobre o que aprendeu na aula, isto é, os conceitos de rua, quarteirão e bairro, e contar como é o relacionamento dele com tudo isso – com a rua em que mora, com o bairro, o que costumam fazer, se brincam nas ruas, se tem amigos, se vai aos estabelecimentos comerciais que há no bairro etc. Assim, os alunos estarão trabalhando com a escrita de textos, além de poder contar sobre suas vidas; sobre onde moram, onde costumam ir... 

Observação: O professor poderá pedir que cada aluno faça uma entrevista com o morador mais antigo do bairro para que possam saber um pouco sobre a história do bairro; como ele foi criado, o que havia ali antes de se tornar um bairro, entre outras informações e curiosidades! Essas informações poderão constar no texto que deverá ser entregue em uma data estabelecida pelo professor.   

Recursos Complementares

Sugestão de atividade:

Sugerimos que o professor peça que cada aluno construa um mapa de seu bairro, com algumas ruas nas quais costumam transitar, estabelecimentos comerciais ou casas que habitualmente freqüentam. Dessa maneira, os conhecimentos cartográficos poderiam ser trabalhados, além de ser uma atividade contextualizada e significativa para os alunos.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderão o processo de formação de um bairro e os conceitos de rua e quarteirão.  

 O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

  • Aprender o conceito de bairro e seu processo de formação;
  • Aprender o conceito de rua e quarteirão que fazem parte do entendimento do que seja um bairro;
  •  Discutir a importância de conhecer a história do bairro em que se mora e desenvolvimento de pesquisas para conhecer a história do bairro em que moram os alunos;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir texto do tipo dissertativo, para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
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