17/08/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
- Realizar uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema.
- Assistir a um filme e reconhecer informações referentes ao tema.
- Realizar a leitura de pequenos textos informativos relacionados ao tema.
- Ler e interpretar um texto que retrata o folclore em uma região do país.
É necessário que o aluno tenha um conhecimento básico sobre lendas e mitos folclóricos.
1. Sentados em círculo, o professor mostrará aos alunos algumas figuras de personagens do folclore brasileiro.
Modelos:
Boto cor de rosa
Fonte: canalkids.com.br
Saci-Pererê
Fonte: smartkids.com.br
Iara
Fonte: contosemitosdofolclore.nireblog.com
2. A seguir, iniciar a seguinte discussão:
a) Vocês conhecem esses personagens?
b) Quais são os seus nomes?
c) Algum de vocês sabe a qual história eles pertencem?
d) Quem poderia contar a história para a professora e os colegas?
PROFESSOR: Após ouvir as opiniões dos alunos, deverá levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre lendas do folclore brasileiro. Esclarecer que folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares que são expressos através de provérbios, contos, lendas, canções, adivinhas. Procure saber o repertório dos alunos sobre o tema. Muitas crianças conhecem algumas histórias, parlendas, músicas, brincadeiras, etc. sem ter consciência de que fazem parte do folclore brasileiro.
3. Num segundo momento, apresentar um filme sobre o tema folclore.
a) http://www.youtube.com/watch?v=QxK78Cts3Jo
b) http://www.youtube.com/watch?v=4dTxX91W4P8&feature=related
c) http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY&feature=related
4. Realizar a discussão oral sobre o(os)filme(s).
PROFESSOR: Procure explorar as características das lendas: a personificação das personagens.
Características de uma Lenda:
- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
- Usa fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
- Faz parte da realidade cultural de todos os povos.
1. Entregar aos alunos uma folha contendo pequenos textos informativos sobre lendas do folclore brasileiro.
MODELOS:
Você já ouviu falar no Saci-Pererê, na Mula-sem-cabeça, no Lobisomem ou na Iara?
Saci-Pererê
Menino negro que tem uma perna só. A carapuça vermelha lhe dá poderes de encantamento. É ágil, gosta de fumar cachimbo e pode ficar invisível. Adora fazer estripulias, como: trançar a crina dos cavalos, espantar o gado, esconder coisas da casa, queimar a comida e pregar sustos nos viajantes.
Mula sem cabeça
Galopa na noite de quinta para sexta-feira, assombrando as pessoas que encontra. Lança chispas de fogo pelas narinas e pela boca. Seu galope e seu relinchar estridente são ouvidos de longe.O seu encanto é quebrado quando alguém com coragem lhe arranca o freio
Lobisomem
Misto de homem e lobo. Como homem, é magro, tem as orelhas compridas, o nariz arrebitado e a cara branca. O lobisomem é o filho que nasce depois de sete filhas. A partir dos 13 anos, nas noites de sexta-feira, vira lobo e perambula por cemitérios e encruzilhadas, atravessando na carreira as aldeias dos lavradores. Costuma uivar para a Lua por volta da meia-noite. Às vezes, ataca e morde as pessoas.
Iara
Conta a lenda que a Iara é uma sereia de água doce, muito linda, também chamada de Mãe-d'Água. A Iara tem olhos verdes e cabelos dourados e mora numa lagoa. Ela enfeitiça os homens que chegam perto de suas águas com sua formosura e seu canto encantador. E os que entram na lagoa nunca mais saem de lá...
Fonte: Leite, Márcia e Bassi, Cristina. L.E.R. Leitura, escritra e reflexão. São Paulo: FTD, 2008 - Coleção L.E.R.
2. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa dos textos informativos.
3. Realizar a discussão oral dos textos, salientando as características do gênero das personagens de cada história.
4. A seguir, apresentar um texto que retrate o o folclore em uma região do Brasil.
EXEMPLO:
A lenda da Vitória Régia
Os pajés tupis-guaranis, contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por trás das serras, ia viver com suas estrelas prediletas. Diziam ainda que se a Lua gostava de uma jovem, a transformava em estrela do Céu.
Naiá, filha de um chefe e princesa da tribo, ficou impressionada com a história. Então, à noite, quando todos dormiam e a Lua andava pelo céu, ela querendo ser transformada em estrela, subia as colinas e perseguia a Lua na esperança que esta a visse.
E assim fazia todas as noites, durante muito tempo. Mas a Lua parecia não notá-la e dava para ouvir seus soluços de tristeza ao longe. Em uma noite, a índia viu, nas águas límpidas de um lago, a figura da Lua. A pobre moça, imaginando que a Lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e nunca mais foi vista.
A Lua, quis recompensar o sacrifício da bela jovem, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente, daquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", que é a planta Vitória Régia. Assim, nasceu uma planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.
Origem: índios da Região Amazônica. Para eles assim nasceu a vitória-régia.
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/folk11.htm
5. Solicitar aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto e marquem com lápis de cor as palavras cujo significado desconhecem.
6. Solicitar que façam a leitura oral do texto.
7. Escrever no quadro as palavras circuladas pelos alunos no texto e cujos significados eles desconhecem.
8. Solicitar aos alunos que procurem as palavras no dicionário.
9. Escrever no quadro o significado correspondente a cada palavra e pedir que copiem no caderno. Seria interessante que os alunos também copiassem o significado das palavras em cima ou embaixo da palavra correspondente e fizessem uma releitura do texto.
10. Entregar uma folha contendo atividades referentes ao texto A lenda da Vitória Régia.
Responda:
a) A que região do país pertence a lenda da Vitória Régia?
b) O que a Lua fazia quando gostava de uma jovem?
c) O que ela escondia atrás das serras?
d) Quem ficou impressionada com a história dos pajés tupis-guaranis? O que ela fez?
e) Segundo a lenda, quem é a Vitória Régia?
Reescreva as frases substituindo as palavras grifadas por outras com o mesmo sentido. Se necessário, consulte novamente o dicionário.
a) Naiá ficou impressionada com a história.
b) A índia viu, nas águas límpidas de um lago, a imagem da Lua.
c) Ela se atirou nas águas profundas do lago.
d) A Lua quis recompensar o sacrifício da bela jovem.
a) Os alunos poderão confeccionar fantoches de personagens folclóricos nas aulas de Artes.
Fonte: anjinhosdepijama.blogspot.com
Fonte: abcbrinquedos.com.br
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
- Realizaram uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema.
- Assistiram a um filme e reconheceram informações referentes ao tema.
- Realizaram a leitura de pequenos textos informativos relacionados ao tema.
- Leram e interpretaram um texto que retrata o folclore em uma região do país.
Quatro estrelas 6 classificações
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24/08/2014
Cinco estrelasExcelente, e me ajudou bastante na preparação de minha aula.
16/08/2014
Quatro estrelasA AULA É MUITO BOA. AS IDEAS E ENCAMINHAMENTOS SÃO SIGNIFICATIVOS.
18/08/2013
Cinco estrelassugestões maravilhosas amei!
13/08/2013
Cinco estrelasachei a aula maravilhosa!
24/03/2013
Cinco estrelasaula muito rica e produtiva,que nos dá idéias para outros assuntos relacionado ao tema.ADOREI...
11/08/2011
Cinco estrelasadorei,