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FOLCLORE: Introduzindo o tema

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Realizar uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema.

- Assistir a um filme e reconhecer informações referentes ao tema.

- Realizar a leitura de pequenos textos informativos relacionados ao tema.

- Ler e interpretar um texto que retrata o folclore em uma região do país.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha um conhecimento básico sobre lendas e mitos folclóricos.

Estratégias e recursos da aula

1. Sentados em círculo, o professor mostrará aos alunos algumas figuras de personagens do folclore brasileiro.

Modelos:

Boto cor de rosa

Fonte: canalkids.com.br 

Saci-Pererê 

Fonte: smartkids.com.br  

Iara

Fonte: contosemitosdofolclore.nireblog.com  

2. A seguir, iniciar  a seguinte discussão:

a) Vocês conhecem esses personagens?

b) Quais são os seus nomes?

c) Algum de vocês sabe a qual história eles pertencem?

d) Quem poderia contar a história para a professora e os colegas?

PROFESSOR:  Após ouvir as opiniões dos alunos, deverá levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre lendas do folclore brasileiro. Esclarecer que folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares que são expressos através de provérbios, contos, lendas, canções, adivinhas. Procure saber o repertório dos alunos sobre o tema. Muitas crianças conhecem algumas histórias, parlendas, músicas, brincadeiras, etc. sem ter consciência de que fazem parte do folclore brasileiro.

3. Num segundo momento, apresentar um filme sobre o tema folclore.

a) http://www.youtube.com/watch?v=QxK78Cts3Jo 

b) http://www.youtube.com/watch?v=4dTxX91W4P8&feature=related 

c) http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY&feature=related 

4. Realizar a discussão oral sobre o(os)filme(s).

PROFESSOR:  Procure explorar as características das lendas: a personificação das personagens.

Características de uma Lenda:

- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.

- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.

- Usa fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.

- Faz parte da realidade cultural de todos os povos.

1. Entregar aos alunos uma folha contendo pequenos textos informativos sobre lendas do folclore brasileiro.

MODELOS:

Você já ouviu falar no Saci-Pererê, na Mula-sem-cabeça, no Lobisomem ou na Iara?

Saci-Pererê     

       Menino negro que tem uma perna só. A carapuça vermelha lhe dá poderes de encantamento. É ágil, gosta de fumar cachimbo e pode ficar invisível. Adora fazer estripulias, como: trançar a crina dos cavalos, espantar o gado, esconder coisas da casa, queimar a comida e pregar sustos nos viajantes.

Mula sem cabeça

      Galopa na noite de quinta para sexta-feira, assombrando as pessoas que encontra. Lança chispas de fogo pelas narinas e pela boca. Seu galope e seu relinchar estridente são ouvidos de longe.O seu encanto é quebrado quando alguém com coragem lhe arranca o freio

Lobisomem

      Misto de homem e lobo. Como homem, é magro, tem as orelhas compridas, o nariz arrebitado e a cara branca. O lobisomem é o filho que nasce depois de sete filhas. A partir dos 13 anos, nas noites de sexta-feira, vira lobo e perambula por cemitérios e encruzilhadas, atravessando na carreira as aldeias dos lavradores. Costuma uivar para a Lua por volta da meia-noite. Às vezes, ataca e morde as pessoas.

Iara

     Conta a lenda que a Iara é uma sereia de água doce, muito linda, também chamada de Mãe-d'Água. A Iara tem olhos verdes e cabelos dourados e mora numa lagoa. Ela enfeitiça os homens que chegam perto de suas águas com sua formosura e seu canto encantador. E os que entram na lagoa nunca mais saem de lá...      

Fonte: Leite, Márcia e Bassi, Cristina. L.E.R. Leitura, escritra e reflexão. São Paulo: FTD, 2008 - Coleção L.E.R.

2. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa dos textos informativos.

3. Realizar a discussão oral dos textos, salientando as características do gênero das personagens de cada história.

4. A seguir, apresentar um texto que retrate o o folclore em uma região do Brasil.

EXEMPLO:

A lenda da Vitória Régia

      Os pajés tupis-guaranis, contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por trás das serras, ia viver com suas estrelas prediletas. Diziam ainda que se a Lua gostava de uma jovem, a transformava em estrela do Céu.

      Naiá, filha de um chefe e princesa da tribo, ficou impressionada com a história. Então, à noite, quando todos dormiam e a Lua andava pelo céu, ela querendo ser transformada em estrela, subia as colinas e perseguia a Lua na esperança que esta a visse.   

     E assim fazia todas as noites, durante muito tempo. Mas a Lua parecia não notá-la e dava para ouvir seus soluços de tristeza ao longe. Em uma noite, a índia viu, nas águas límpidas de um lago, a figura da Lua. A pobre moça, imaginando que a Lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e nunca mais foi vista.

     A Lua, quis recompensar o sacrifício da bela jovem, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente, daquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", que é a planta Vitória Régia. Assim, nasceu uma planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.

Origem: índios da Região Amazônica. Para eles assim nasceu a vitória-régia.

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/folk11.htm 

5. Solicitar aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto e marquem com lápis de cor as palavras cujo significado desconhecem.

6. Solicitar que façam a leitura oral do texto.

7. Escrever no quadro as palavras circuladas pelos alunos no texto e cujos significados eles desconhecem. 

8. Solicitar aos alunos que procurem as palavras no dicionário.

9. Escrever no quadro o significado correspondente a cada palavra e pedir que copiem no caderno. Seria interessante que os alunos também copiassem o significado das palavras em cima ou embaixo da palavra correspondente e fizessem uma releitura do texto.

10. Entregar uma folha contendo atividades referentes ao texto A lenda da Vitória Régia.

 

Responda:

a) A que região do país pertence a lenda da Vitória Régia?

b) O que a Lua fazia quando gostava de uma jovem?

c) O que ela escondia atrás das serras?

d) Quem ficou impressionada com a história dos pajés tupis-guaranis? O que ela fez?

e) Segundo a lenda, quem é a Vitória Régia?

Reescreva as frases substituindo as palavras grifadas por outras com o mesmo sentido. Se necessário, consulte novamente o dicionário.

a) Naiá ficou impressionada com a história.

b) A índia viu, nas águas límpidas de um lago, a imagem da Lua.

c) Ela se atirou nas águas profundas do lago.

d) A Lua quis recompensar o sacrifício da bela jovem.

a) Os alunos poderão confeccionar fantoches de personagens folclóricos nas aulas de Artes.

Fonte: anjinhosdepijama.blogspot.com  

Fonte: abcbrinquedos.com.br  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:

- Realizaram uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema.

- Assistiram a um filme e reconheceram informações referentes ao tema.

- Realizaram a leitura de pequenos textos informativos relacionados ao tema.

- Leram e interpretaram um texto que retrata o folclore em uma região do país.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
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