31/08/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Atividade 1
Inicialmente, para motivar a turma a estudar o conteúdo, o professor deverá perguntar se os alunos sabem o que é um conto. Perguntará também se conhecem a estrutura de um conto e se algum aluno se lembra de um conto que possa contar para a classe. Depois de ouvido os alunos e comentar suas respostas, o professor, levará os alunos à sala de informática para, seguindo o roteiro, pesquisarem sobre o tema.
Roteiro:
1- Localizem no site abaixo a classificação: Gênero narrativo e registrem as distinções entre romance, novelas, contos, fábula e crônica. Professor, coloquei respostas em vermelho.
ROMANCE narração de um fato imaginário mas verossímil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. Há romance de cavalaria, romance de costumes, romance policial, romance psicológico, romance histórico, etc. |
NOVELA breve mas viva narração de um fato humano notável, mais verossímil que imaginário. É como um pequeno quadro da vida, com um único conflito. Em geral, apresenta-se dividida em alguns poucos capítulos. |
FÁBULA narrativa inverossímil, com fundo didático; tem como objetivo transmitir uma lição de moral. |
CRÔNICA deriva do radical latino crono, que significa "tempo". Daí o seu caráter: relato de acontecimentos do tempo de hoje, de fatos do cotidiano.Caracterizou como uma seção de jornal ou revista em que se comentam acontecimentos do dia-a-dia. Ela não foi feita originalmente para o livro, mas para essa publicação efêmera que se compra num dia e no dia seguinte é usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o chão da cozinha". Por essa razão a crônica foi considerada um "gênero menor". É comparável ao conto, sem perder, no entanto, o seu tom coloquial. |
http://www.iportais.com/pontoliterario28.html
2- Quais são as características do conto?
Narração densa e breve de um episódio da vida; mais condensada do que a novela e o romance. Em geral, não apresenta divisão em capítulos.
Atividade 2
Após discussão sobre o assunto pesquisado, o professor distribuirá entre os grupos os contos que cada um irá ler.
Os contos selecionados foram escritos por Machado de Assis e fazem parte do livro "Várias Histórias". Antes de começarem a ler, o professor deverá pedir que, no laboratório de Informática, para saberem um pouco sobre o autor, acessem o site abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=jbZy49mc5Ks
Entre os dezesseis contos que compõem a obra, selecionamos oito para os alunos lerem. Para tanto, deverão acessar:
http://www.releituras.com/machadodeassis_cartomante.asp
http://www.gargantadaserpente.com/coral/contos/massis_santos.shtml
http://www.biblio.com.br/conteudo/MachadodeAssis/umhomemcelebre.htm
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/causa.html
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/bracos.html
http://www.bancodeescola.com/escola.htm
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/enfermeiro.html
http://www.biblio.com.br/conteudo/MachadodeAssis/adesejadadasgentes.htm
A Cartomante Entre Santos Uns Braços Um Homem Célebre |
A Causa Secreta O Enfermeiro Conto de Escola A Desejada das Gentes |
Professor, a leitura destes contos poderá oferecer alguma dificuldade de compreensão. Se achar necessário, sugira aos alunos que leiam os sites indicados abaixo para melhor entendimento e suporte para apresentação do conto em seminários.
Professor, ao sugerir a leitura da análise do conto, não propomos, com isso, tirar do grupo a capacidade de análise, mas possibilitar-lhes uma visão mais ampla.
A Cartomante http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/a_cartomante_conto
Entre Santos http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/e/entre_santos_conto
Uns Braços http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/u/uns_bracos_conto
Um Homem Célebre http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/u/um_homem_celebre_conto
A Desejada das Gentes http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/v/varias_historias
A Causa Secreta http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/a_causa_secreta_conto
O Enfermeiro http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/o/o_enfermeiro_conto
Conto de Escola http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/conto_de_escola_conto
O professor entregará xerox do roteiro para apresentação do conto no seminário:
O grupo deverá:
1- Ser bem criativo para atrair a atenção da turma para o seu trabalho.
2- Apresentar a sinopse.
3- Explicar o porquê da classificação do texto como conto.
4- Deixar clara a participação de cada personagem na urdidura da história.
5- Fazer a análise crítica.
Atividade 3
Após a apresentação de toda a turma, o professor deverá entregar aos grupos xerox das seguintes questões para que tentem responder. A possibilidade de acertos vai depender das abordagens feitas pelos grupos. O professor só deverá avaliar o que achar que foi contemplado e, na correção, completará as respostas.
1- O conto "A Cartomante" começa com uma menção a Hamlet, de Shakespeare, ao dizer a famosa frase:
“Há mais cousas no céu e na terra do que sonha nossa filosofia”. |
1- Na opinião do grupo, por que Machado de Assis teria escolhido essa frase de Shakespeare para iniciar a obra? Qual o sentido dela no contexto do conto?
2- Os contos que compõem o livro “Várias Histórias” podem ser distribuídos em três categorias. Como deverá ficar a distribuição deles em cada categoria?
Grupo I – contos que têm por base o estudo da alma feminina: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grupo II – contos em que o escritor ressalta estudos do caráter humano, reunindo contos de inquirição psicológica: ----------------------------------------------------------------
Grupo III – contos que buscam teorizar ou caracterizar genérica e filosoficamente os homens ou o próprio ato de escritura:--------------------------------------------------------
3- Escolham um dos contos estudados e criem um final diferente para ele.
4- A atitude dos religiosos em “Entre Santos” lhe pareceu ética? Justifiquem.
5- Contraponham os contos "Uns braços e "Causa Secreta". Qual deles aproxima-se da realidade dos dias atuais? Justifiquem
6- Escolham um, entre os contos abaixo e façam uma crítica.
Um Homem Célebre, A Desejada das Gentes, O Enfermeiro, Conto de Escola
Leituras complementares:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/comofazer
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=resumos/docs/arguto_observador
Estimule a leitura dos outros contos de Machado de Assis que constam dos sites:
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/trio.html
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/adao.html
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/mariana.html
http://www.releituras.com/machadodeassis_apologo.asp
http://www.escrita.com.br/escrita/leitura.asp?Texto_ID=43
http://www.brasilsefarad.com/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=91&Itemid=95
Para estas aulas e tema,consideramos mais importante que o professor avalie o envolvimento dos estudantes nas discussões e nas tarefas orais do que nos exercícios escritos prontos e acabados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!