Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Narrativa: o conto

 

31/08/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o conto como uma amostra de um episódio, um flagrante;
  • saber mais quanto à brevidade e simplicidade desta narrativa que condensa e potencializa o espaço;
  • ler e avaliar diferentes contos.  
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos que compõem uma narrativa.
  • Uso correto da internet.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1         

Inicialmente, para motivar a turma a estudar o conteúdo, o professor deverá perguntar se os alunos sabem o que é um conto. Perguntará também se conhecem a estrutura de um conto e se algum aluno se lembra de um conto que possa contar para a classe. Depois de ouvido os alunos e comentar suas respostas, o professor, levará os alunos à sala de informática para, seguindo o roteiro, pesquisarem sobre o tema.

Roteiro:   

1-     Localizem no site abaixo a classificação: Gênero narrativo e registrem as distinções entre romance, novelas, contos, fábula e crônica. Professor, coloquei respostas em vermelho.

ROMANCE

narração de um fato imaginário mas verossímil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. Há romance de cavalaria, romance de costumes, romance policial, romance psicológico, romance histórico, etc.

NOVELA

breve mas viva narração de um fato humano notável, mais verossímil que imaginário. É como um pequeno quadro da vida, com um único conflito. Em geral, apresenta-se dividida em alguns poucos capítulos.

FÁBULA

 narrativa inverossímil, com fundo didático; tem como objetivo transmitir uma lição de moral.

CRÔNICA

deriva do radical latino crono, que significa "tempo". Daí o seu caráter: relato de acontecimentos do tempo de hoje, de fatos do cotidiano.Caracterizou como uma seção de jornal ou revista em que se comentam acontecimentos do dia-a-dia. Ela não foi feita originalmente para o livro, mas para essa publicação efêmera que se compra num dia e no dia seguinte é usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o chão da cozinha". Por essa razão a crônica foi considerada um "gênero menor". É comparável ao conto, sem perder, no entanto, o seu tom coloquial.

 http://www.iportais.com/pontoliterario28.html 

2-  Quais são as características do conto?

 Narração densa e breve de um episódio da vida; mais condensada do que a novela e o romance. Em geral, não apresenta divisão em capítulos.          

Atividade 2  

Após discussão sobre o assunto pesquisado, o professor distribuirá entre os grupos os contos que cada um irá ler.

Os contos selecionados foram escritos por Machado de Assis e fazem parte do livro "Várias Histórias". Antes de começarem a ler, o professor deverá pedir que, no laboratório de Informática, para saberem um pouco sobre o autor, acessem o site abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=jbZy49mc5Ks 

Entre os dezesseis contos que compõem a obra, selecionamos oito para os alunos lerem. Para tanto, deverão acessar:

http://www.releituras.com/machadodeassis_cartomante.asp

http://www.gargantadaserpente.com/coral/contos/massis_santos.shtml    

http://www.biblio.com.br/conteudo/MachadodeAssis/umhomemcelebre.htm

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/causa.html

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/bracos.html 

http://www.bancodeescola.com/escola.htm  

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/enfermeiro.html

 http://www.biblio.com.br/conteudo/MachadodeAssis/adesejadadasgentes.htm   

A Cartomante                               Entre Santos                     Uns Braços                     Um Homem Célebre                        

A Causa Secreta                       O Enfermeiro                      Conto de Escola                   A Desejada das Gentes

   

Professor, a leitura destes contos poderá oferecer alguma dificuldade de compreensão. Se achar necessário, sugira aos alunos que leiam os sites indicados abaixo para melhor entendimento e suporte para apresentação do conto em seminários.

Professor, ao sugerir a leitura da análise do conto, não propomos, com isso, tirar do grupo a capacidade de análise, mas possibilitar-lhes uma visão mais ampla.     

A Cartomante http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/a_cartomante_conto    

Entre Santos http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/e/entre_santos_conto    

Uns Braços http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/u/uns_bracos_conto    

Um Homem Célebre http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/u/um_homem_celebre_conto    

A Desejada das Gentes http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/v/varias_historias    

A Causa Secreta http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/a_causa_secreta_conto    

O Enfermeiro http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/o/o_enfermeiro_conto    

Conto de Escola http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/conto_de_escola_conto  

O professor entregará xerox do roteiro para apresentação do conto no seminário:

O grupo deverá:

1- Ser bem criativo para atrair a atenção da turma para o seu trabalho.

2- Apresentar a sinopse.

3- Explicar o porquê da classificação do texto como conto.

4- Deixar clara a participação de cada personagem na urdidura da história.

5- Fazer a análise crítica.

Atividade 3 

Após a apresentação de toda a turma, o professor deverá entregar aos grupos xerox das seguintes questões para que tentem responder. A possibilidade de acertos vai depender das abordagens feitas pelos grupos. O professor só deverá avaliar o que achar que foi contemplado e, na correção, completará as respostas. 

1- O conto "A Cartomante" começa com uma menção a Hamlet, de Shakespeare, ao dizer a famosa frase:

“Há mais cousas no céu e na terra do que sonha nossa filosofia”.   

 1- Na opinião do grupo, por que Machado de Assis teria escolhido essa frase de Shakespeare para iniciar a obra?  Qual o sentido dela no contexto do conto?  

2- Os contos que compõem o livro “Várias Histórias” podem ser distribuídos em três categorias. Como deverá ficar a distribuição deles em cada categoria?

Grupo I – contos que têm por base o estudo da alma feminina: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Grupo II – contos em que o escritor ressalta estudos do caráter humano, reunindo contos de inquirição psicológica: ---------------------------------------------------------------- 

Grupo III – contos que buscam teorizar ou caracterizar genérica e filosoficamente os homens ou o próprio ato de escritura:--------------------------------------------------------

3- Escolham um dos contos estudados e criem um final diferente para ele.

4- A atitude dos religiosos em “Entre Santos” lhe pareceu ética? Justifiquem.   

5- Contraponham os contos "Uns braços e "Causa Secreta". Qual deles aproxima-se da realidade dos dias atuais? Justifiquem

6-  Escolham um, entre os contos abaixo e façam uma crítica.

Um Homem Célebre, A Desejada das Gentes, O Enfermeiro, Conto de Escola

  • O professor deverá encerrar o tema depois que todas as correções forem feitas e todas as dúvidas forem esclarecidas. 
  •  Professor, aproveite os temas dos contos para fazer uma crítica sobre aspectos importantes do comportamento humano e da vida em sociedade. Cada texto de Machado é um campo de possibilidades que desafia cada leitor individualmente.
Recursos Complementares
Avaliação

Para estas aulas e tema,consideramos mais importante que o professor avalie o envolvimento dos estudantes nas discussões e nas tarefas orais do que nos exercícios escritos prontos e acabados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.