Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


1º de Agosto - Dia Nacional do Selo

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre a história da criação do selo. Além de aprender para que ele serve e sua importância. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:   

  • Conhecer a história da criação do selo, quem o inventou e sua importância;
  • Saber que no dia 1º de agosto é comemorado o dia nacional do selo;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir texto informativo, em grupo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática.     

Motivação

Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos o vídeo “ plunct plact zuuum ” (Fig.1), da música " O Carimbador Maluco", composta e interpretada por Raul Seixas. O vídeo tem a duração aproximada de dois minutos e meio.    

Figura 1 – Imagem do vídeo da música “plunct plact zuuum”   

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Hfnk8mfp7EQ&feature=related  

Acesso em: 03. Ago. 2010.  

 Após a transmissão do vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos o que “Tem que ser selado, registrado, carimbado”, como aparece na música. Provavelmente os alunos dirão que são cartas, caso não cheguem a essa resposta, sugerimos que o professor diga aos alunos que as cartas precisam ser seladas, registradas e carimbadas.

Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos se alguém já enviou ou recebeu alguma carta neste último mês ou ano. Feito isso, deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que é preciso fazer para que uma carta chegue até seu destino.

É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar a seu destino, é preciso haver:

- Envelope;

- No envelope deve haver: nome do destinatário; endereço completo e correto do destinatário, e

- Selo.   

É irecomendável que os alunos compreendam que, para chegar ao seu destino, é necessário que a carta passe por todas essas etapas.

Sugerimos que o professor mostre aos alunos uma correspondência recebida, em que há selo, registro e carimbo (Fig. 2).

Observação: O professor poderá providenciar (trazendo ou pedindo para que algum aluno traga) uma carta recebida através dos Correios, ou, apresentar a imagem da figura abaixo, usando um retroprojetor ou data show.      

  

Figura 2 – Imagem de uma carta

 Disponível em: http://www.selosefilatelia.com/PastaLancamentos09/Album/7-env04.jpg  

Acesso em: 03. Ago. 2010.     

Feito isso, sugerimos que o professor apresente aos alunos alguns selos (Figs. 3, 4 e 5) atuais e antigos.

Figura 3 – Imagem de um selo antigo

Disponível em: http://fotos.sapo.pt/2L18bZHViDK0ddZ9R59R/     

Acesso em: 22. Jul. 2010.    

Figura 4 – Imagem de um selo de 1.969

Disponível em: http://www.museudantu.org.br/Arte/selo1.jpg    

Acesso em: 22. Jul. 2010.       

Figura 5 – Imagem de um selo atual

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_dEMvDZ8eljA/SqW3NyEcXRI/AAAAAAAAE2E/YNjgHzSkjLI/s320/selo.JPG   

Acesso em: 22. Jul. 2010.   

Observação: O professor poderá imprimir essas imagens de selos e também levar alguns selos atuais para que os alunos possam conhecê-los pessoalmente!   

Depois que os alunos já conheceram alguns tipos de selo e aprenderam para que eles servem, poderão, por meio das próximas atividades, aprofundar os conhecimentos sobre o selo e conhecer a história de sua criação.   Para isso, o professor deverá organizar os alunos em duplas e levá-los para o Laboratório de Informática da escola.     

Atividade 1

O professor deverá dizer aos alunos que, nesse momento, eles conhecerão um pouco sobre a história da criação do selo, por meio de pesquisas na internet.

Assim, estando no Laboratório de Informática, já divididos em duplas, o professor deverá sugerir um dos assuntos elencados abaixo para que eles façam suas pesquisas.

Assuntos para a pesquisa:

- Criação do selo;

- História do selo no Brasil;

- Colecionadores de selo;

- Tipos de selo;

- Data comemorativa do selo.

Além da internet, os alunos poderão utilizar outras fontes de informações, tais como: dicionário, livros didático, jornais e revistas providenciados pelo professor.

Para nortear a pesquisa, sugerimos um roteiro relacionado a cada um dos temas expostos anteriormente, que poderá ser entregue para os alunos, no momento da realização das pesquisas:

Roteiro:

- Criação do selo: ano de criação, nome e nacionalidade da pessoa que o criou, entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa;

- História do selo no Brasil: em que ano o selo chegou ao Brasil, como os brasileiros encararam a chegada do selo, entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa;

- Colecionadores de selo e filatelia: o que é filatelia, quem são os colecionadores de selo, porque colecionam,entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa;

- Tipos de selo: quais são os tipos de selo existentes, quais são os tipos mais conhecidos, entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa;

- Data comemorativa do selo: qual é a data comemorativa do selo, porque existe data comemorativa para o selo, entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa.

 

Para a realização desta atividade, abaixo sugerimos uma lista de sites que abordam a temática da história do selo, e os aspectos importantes que subsidiam tal história:    

  

 História do selo - aspectos sobre a criação do selo:

http://www.correios.com.br/selos/historico.cfm  (Fig.5)       

História do selo no Brasil:

http://selosdobrasil.vilabol.uol.com.br/    

Filatelia:

http://www.girafamania.com.br/introducao/filatelia.htm    

Dia do selo, entre outras informações históricas:  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-do-selo-postal-brasileiro.php    

http://filosofandoehistoriando.blogspot.com/2010/05/segundo-pais-do-mundo-adotar-selos-foi.html    

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-selo.htm  

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/1-agosto-dia-do-selo.html     

Coleção de selos:

http://www.colecione.com.br/selos.html      

http://pt.wikipedia.org/wiki/Selo_postal    

História do selo e Filatelia:

http://ceufilatelica.blogspot.com/2005/11/histria-do-selo.html    

Tipos de selo:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipo_Coroa_(selos)    

Definição de selos e história dos mesmos:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Selos_e_hist%C3%B3ria_postal_do_Brasil   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_numera%C3%A7%C3%A3o_de_selos    

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=selo+postal&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=&gs_rfai=       

Observação: Cada assunto poderá ser pesquisado por duas duplas ou mais, contanto que todos sejam trabalhados por uma delas.

Após a pesquisa, cada dupla deverá elaborar um resumo contendo as informações obtidas na fonte pesquisada, conforme o roteiro acima.

Figura 5 – Imagem do site dos Correios

Disponível em: http://www.correios.com.br/selos/historico.cfm   

Acesso em: 22. Jul. 2010.   

Depois que os alunos efetuarem as pesquisas, uma discussão sobre as mesmas deverá ser feita, por meio da próxima atividade.       

Atividade 2

Nesse momento, o professor deverá conduzir uma discussão acerca dos assuntos pesquisados na atividade anterior – história do selo, filatelia, tipos de selo, data comemorativa, história do selo no Brasil, entre outras informações.

Para tanto, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos:   

- O que vocês aprenderam sobre a história da criação do selo?

- Para que ele é usado?

- Qual é o dia em que se comemora o dia do selo?

- O selo é importante? Por quê?

- O que é filatelia?

- Por que algumas pessoas colecionam selos?

- O Brasil utiliza selo há quanto tempo?

- Quais foram os tipos de selo mais conhecidos no Brasil?

- Podemos aprender aspectos sobre a cultura por meio dos selos? Como?

- Em que país o selo foi criado?

- Quem criou o selo?

- O que mais chamou a atenção de vocês quando exploravam os sites?

- Vocês têm alguma dúvida?   

É importante que a maioria das duplas possa compartilhar o que aprenderam em suas pesquisas, de forma que o professor possa avaliar o aprendizado dos alunos sobre o tema da aula e, também, para que possam desenvolver a oralidade.

Para o desenvolvimento das próximas atividades, os alunos deverão se organizar em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas). É recomendável que se juntem duplas que fizeram pesquisas sobre assuntos distintos, de forma a enriquecer a produção a ser feita e a troca de conhecimentos entre os alunos.     

Atividade 3

Dando prosseguimento à aula, com o objetivo de trabalhar a língua escrita, sugerimos que cada dupla elabore um texto informativo sobre a história do selo. Os textos a serem produzidos pelas duplas, deverão conter  as seguintes informações:

- Para que serve o selo;

- Quando ele foi criado;

- Qual é a importância do selo;

- Quais foram os tipos de selo mais conhecidos no Brasil, e

- O que é filatelia.   

Após a produção do texto, sob supervisão e acompanhamento do professor, sugerimos que cada grupo envie esse texto a algum colega de outra classe. Dessa maneira, os alunos estarão compartilhando com outras pessoas seus conhecimentos e se sentirão valorizados. Os alunos poderão colocar o texto em um envelope, como se fosse enviar pelo correio e deverão criar seus próprios selos, por meio de desenhos!   

Sugestão de atividade:

Em outra oportunidade, o professor poderá transmitir aos alunos o vídeo abaixo que aborda a temática dos selos:    

http://vimeo.com/5681684 (Fig. 6)      

Figura 6  – Imagem do vídeo “Troféu Olho de Boi”

Disponível em: http://vimeo.com/5681684  

Acesso em: 22. Jul. 2010.   

O vídeo tem a duração de dois minutos e mostra uma entrevista de um professor que pesquisa a história dos selos e a filatelia.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam sobre a criação do selo, bem como aprenderam sobre os aspectos históricos que há em tudo...   

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:   

  • Conhecer a história da criação do selo, quem o inventou e sua importância;
  • Saber que no dia 1º de agosto é comemorado o dia nacional do selo;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir texto informativo, em grupo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.