01/10/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre a história da criação do selo. Além de aprender para que ele serve e sua importância. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos o vídeo “ plunct plact zuuum ” (Fig.1), da música " O Carimbador Maluco", composta e interpretada por Raul Seixas. O vídeo tem a duração aproximada de dois minutos e meio.
Figura 1 – Imagem do vídeo da música “plunct plact zuuum”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Hfnk8mfp7EQ&feature=related
Acesso em: 03. Ago. 2010.
Após a transmissão do vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos o que “Tem que ser selado, registrado, carimbado”, como aparece na música. Provavelmente os alunos dirão que são cartas, caso não cheguem a essa resposta, sugerimos que o professor diga aos alunos que as cartas precisam ser seladas, registradas e carimbadas.
Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos se alguém já enviou ou recebeu alguma carta neste último mês ou ano. Feito isso, deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que é preciso fazer para que uma carta chegue até seu destino.
É importante que os alunos entendam que, para uma carta chegar a seu destino, é preciso haver:
- Envelope;
- No envelope deve haver: nome do destinatário; endereço completo e correto do destinatário, e
- Selo.
É irecomendável que os alunos compreendam que, para chegar ao seu destino, é necessário que a carta passe por todas essas etapas.
Sugerimos que o professor mostre aos alunos uma correspondência recebida, em que há selo, registro e carimbo (Fig. 2).
Observação: O professor poderá providenciar (trazendo ou pedindo para que algum aluno traga) uma carta recebida através dos Correios, ou, apresentar a imagem da figura abaixo, usando um retroprojetor ou data show.
Figura 2 – Imagem de uma carta
Disponível em: http://www.selosefilatelia.com/PastaLancamentos09/Album/7-env04.jpg
Acesso em: 03. Ago. 2010.
Feito isso, sugerimos que o professor apresente aos alunos alguns selos (Figs. 3, 4 e 5) atuais e antigos.
Figura 3 – Imagem de um selo antigo
Disponível em: http://fotos.sapo.pt/2L18bZHViDK0ddZ9R59R/
Acesso em: 22. Jul. 2010.
Figura 4 – Imagem de um selo de 1.969
Disponível em: http://www.museudantu.org.br/Arte/selo1.jpg
Acesso em: 22. Jul. 2010.
Figura 5 – Imagem de um selo atual
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_dEMvDZ8eljA/SqW3NyEcXRI/AAAAAAAAE2E/YNjgHzSkjLI/s320/selo.JPG
Acesso em: 22. Jul. 2010.
Observação: O professor poderá imprimir essas imagens de selos e também levar alguns selos atuais para que os alunos possam conhecê-los pessoalmente!
Depois que os alunos já conheceram alguns tipos de selo e aprenderam para que eles servem, poderão, por meio das próximas atividades, aprofundar os conhecimentos sobre o selo e conhecer a história de sua criação. Para isso, o professor deverá organizar os alunos em duplas e levá-los para o Laboratório de Informática da escola.
Atividade 1
O professor deverá dizer aos alunos que, nesse momento, eles conhecerão um pouco sobre a história da criação do selo, por meio de pesquisas na internet.
Assim, estando no Laboratório de Informática, já divididos em duplas, o professor deverá sugerir um dos assuntos elencados abaixo para que eles façam suas pesquisas.
Assuntos para a pesquisa:
- Criação do selo;
- História do selo no Brasil;
- Colecionadores de selo;
- Tipos de selo;
- Data comemorativa do selo.
Além da internet, os alunos poderão utilizar outras fontes de informações, tais como: dicionário, livros didático, jornais e revistas providenciados pelo professor.
Para nortear a pesquisa, sugerimos um roteiro relacionado a cada um dos temas expostos anteriormente, que poderá ser entregue para os alunos, no momento da realização das pesquisas:
Roteiro:
- Criação do selo: ano de criação, nome e nacionalidade da pessoa que o criou, entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa;
- História do selo no Brasil: em que ano o selo chegou ao Brasil, como os brasileiros encararam a chegada do selo, entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa;
- Colecionadores de selo e filatelia: o que é filatelia, quem são os colecionadores de selo, porque colecionam,entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa;
- Tipos de selo: quais são os tipos de selo existentes, quais são os tipos mais conhecidos, entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa;
- Data comemorativa do selo: qual é a data comemorativa do selo, porque existe data comemorativa para o selo, entre outros aspectos relevantes encontrados durante a pesquisa.
Para a realização desta atividade, abaixo sugerimos uma lista de sites que abordam a temática da história do selo, e os aspectos importantes que subsidiam tal história:
História do selo - aspectos sobre a criação do selo:
http://www.correios.com.br/selos/historico.cfm (Fig.5)
História do selo no Brasil:
http://selosdobrasil.vilabol.uol.com.br/
Filatelia:
http://www.girafamania.com.br/introducao/filatelia.htm
Dia do selo, entre outras informações históricas:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/dia-do-selo-postal-brasileiro.php
http://filosofandoehistoriando.blogspot.com/2010/05/segundo-pais-do-mundo-adotar-selos-foi.html
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-selo.htm
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/1-agosto-dia-do-selo.html
Coleção de selos:
http://www.colecione.com.br/selos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Selo_postal
História do selo e Filatelia:
http://ceufilatelica.blogspot.com/2005/11/histria-do-selo.html
Tipos de selo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipo_Coroa_(selos)
Definição de selos e história dos mesmos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Selos_e_hist%C3%B3ria_postal_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_numera%C3%A7%C3%A3o_de_selos
Observação: Cada assunto poderá ser pesquisado por duas duplas ou mais, contanto que todos sejam trabalhados por uma delas.
Após a pesquisa, cada dupla deverá elaborar um resumo contendo as informações obtidas na fonte pesquisada, conforme o roteiro acima.
Figura 5 – Imagem do site dos Correios
Disponível em: http://www.correios.com.br/selos/historico.cfm
Acesso em: 22. Jul. 2010.
Depois que os alunos efetuarem as pesquisas, uma discussão sobre as mesmas deverá ser feita, por meio da próxima atividade.
Atividade 2
Nesse momento, o professor deverá conduzir uma discussão acerca dos assuntos pesquisados na atividade anterior – história do selo, filatelia, tipos de selo, data comemorativa, história do selo no Brasil, entre outras informações.
Para tanto, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos aos alunos:
- O que vocês aprenderam sobre a história da criação do selo?
- Para que ele é usado?
- Qual é o dia em que se comemora o dia do selo?
- O selo é importante? Por quê?
- O que é filatelia?
- Por que algumas pessoas colecionam selos?
- O Brasil utiliza selo há quanto tempo?
- Quais foram os tipos de selo mais conhecidos no Brasil?
- Podemos aprender aspectos sobre a cultura por meio dos selos? Como?
- Em que país o selo foi criado?
- Quem criou o selo?
- O que mais chamou a atenção de vocês quando exploravam os sites?
- Vocês têm alguma dúvida?
É importante que a maioria das duplas possa compartilhar o que aprenderam em suas pesquisas, de forma que o professor possa avaliar o aprendizado dos alunos sobre o tema da aula e, também, para que possam desenvolver a oralidade.
Para o desenvolvimento das próximas atividades, os alunos deverão se organizar em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas). É recomendável que se juntem duplas que fizeram pesquisas sobre assuntos distintos, de forma a enriquecer a produção a ser feita e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Atividade 3
Dando prosseguimento à aula, com o objetivo de trabalhar a língua escrita, sugerimos que cada dupla elabore um texto informativo sobre a história do selo. Os textos a serem produzidos pelas duplas, deverão conter as seguintes informações:
- Para que serve o selo;
- Quando ele foi criado;
- Qual é a importância do selo;
- Quais foram os tipos de selo mais conhecidos no Brasil, e
- O que é filatelia.
Após a produção do texto, sob supervisão e acompanhamento do professor, sugerimos que cada grupo envie esse texto a algum colega de outra classe. Dessa maneira, os alunos estarão compartilhando com outras pessoas seus conhecimentos e se sentirão valorizados. Os alunos poderão colocar o texto em um envelope, como se fosse enviar pelo correio e deverão criar seus próprios selos, por meio de desenhos!
Sugestão de atividade:
Em outra oportunidade, o professor poderá transmitir aos alunos o vídeo abaixo que aborda a temática dos selos:
http://vimeo.com/5681684 (Fig. 6)
Figura 6 – Imagem do vídeo “Troféu Olho de Boi”
Disponível em: http://vimeo.com/5681684
Acesso em: 22. Jul. 2010.
O vídeo tem a duração de dois minutos e mostra uma entrevista de um professor que pesquisa a história dos selos e a filatelia.
- Explicações sobre a elaboração de textos informativos:
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/
http://www.lpeu.com.br/a/Texto-tipos-e-g%C3%AAneros.html
http://pt.wikilingue.com/es/Texto_informativo
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam sobre a criação do selo, bem como aprenderam sobre os aspectos históricos que há em tudo...
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!