18/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ler uma história infantil com desenvoltura e fluência.
Reescrever a história infantil relatando as principais partes.
Reconhecer e registrar a estruturação das frases (constituídas de palavras) e dos textos (constituídos de frases).
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
O professor iniciará a aula propondo aos alunos a realização de uma brincadeira denominada "Batata quente". Para tanto, pedirá que eles sentem em formato de círculo e explicará que a brincadeira consiste no passe de bola de mão em mão enquanto uma música estará tocando. Quando a música parar (devido a diminuição do volume pelo professor que estará de costas), o aluno que estiver com a bola nas mãos (a batata quente) terá que realizar alguma ação, a qual será combinada antes do início da brincadeira.
O professor, então, combinará com os alunos que quem ficar com a batata quente nas mãos terá que pegar uma frase em uma caixa e lê-la em voz alta para os colegas e que essas frases são dicas para eles descobrirem o nome do personagem de uma história.
Assim, o professor escreverá as seguintes frases em folhas coloridas e as colocará em uma bela caixa:
Não gosta de tomar banho.
Tem sete vidas.
Adora subir em telhados.
Seu nome começa com a letra "G".
Tem a letra "A" no nome.
Tem a letra "T" no nome.
Tem a letra "O" no nome.
Pode arranhar pessoas.
Come ração e bebe leite.
Sabe miar.
O professor pedirá para o aluno que ficar com a batata quente ler a frase, mas não dizer o nome do personagem se souber, pois seu nome será revelado apenas no final da brincadeira. Assim, após todas as frases terem sido lidas, o professor perguntará qual é o nome do personagem e os alunos terão que responder em de forma uníssona que aquelas dicas se referem ao GATO.
Em seguida, o professor conversará com os alunos a respeito das características dos gatos, algumas já apontadas nas frases lidas, ouvindo o que eles sabem a respeito desse animal, se gostam de gatos e se tem gatos em casa.
Para direcionar essa conversa, o professor poderá lançar algumas perguntas como:
Para motivar essa conversa, o professor poderá mostrar uma figura na qual aparecem gatos, como a seguinte:
Imagem retirada do site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&q=gatos&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Momento 2
Após essa primeira parte da aula, onde os alunos conversaram a respeito do animal gato, o professor entregará o livro de Literatura: "História Engatada", escrito por Sylvia Ortof para os alunos lerem.
(Foto produzida pela autora da aula)
Momento 3
Em seguida, ainda em círculo, o professor lerá a história em voz alta e pedirá também para alguns alunos lerem, sendo que cada um lerá uma página.
O professor pedirá, ainda, para que os alunos recontem a história oralmente, recordando a ordem dos acontecimentos:
Era uma vez um gato listrado com listras deitadas.
Esse gato viu uma gata que tinha as listras em pé.
Esses gatos se casaram no telhado.
E tiveram um gato xadrez.
Por último, o professor perguntará aos alunos a respeito do título do Livro, questionando-os o porquê de essa história ter sido intitulada "História Engatada". Eles deverão concluir que a palavra "engatada" contém a palavra gata (personagem do livro) e que a palavra "engatada" significa algo junto, algo em continuidade, como sugere a história: dois gatos uniram suas características e geraram um terceiro, o gato xadrez.
Momento 4
Neste momento, o professor pedirá, para os alunos voltarem para suas carteiras e entregará as frases abaixo para eles que, por sua vez, estarão fora de ordem.
(Foto e frases produzidas pela autora da aula)
Nessa atividade, os alunos terão que ler as frases, recortando-as e colando-as na ordem correta, formando a história do livro.
Momento 5
Em seguida, o professor entregará a figura abaixo para os alunos e explicará que a partir dessas três figuras, eles terão que reescrever a história lida novamente, registrando o que eles lembram a respeito dos personagens e dos fatos.
(Foto produzida pela autora da aula. Imagens reproduzidas a partir das ilustrações do livro a História Engatada)
Momento 6
Como uma última atividade, abordando o personagem GATO, o professor entregará palavras abaixo para serem montadas frases pelos alunos.
As palavras das frases estão fora de ordem, dessa forma, os alunos terão que recortá-las, colocá-las na ordem certa, colá-las no caderno e as copiar abaixo da colagem com letra cursiva.
(Foto e atividade produzida pela autora da aula)
As frases, na ordem correta, terão as seguintes formações:
- Gatos não gostam de água.
- O gato xadrez era engraçado.
- Os gatos bebem leite.
- Gatos adoram subir em telhados.
Momento 7
Caso o professor queira enriquecer essa aula, poderá inventar uma história coletiva sobre as aventuras do gatinho xadrez no telhado de uma casa.
Essa história poderá ser escrita no quadro negro, a partir das ideias dos alunos, e copiada por todos em uma folha ou no caderno.
Durante a escrita coletiva, o professor deverá destacar a imprtância de aspectos como: pontuação, letra maiúscula, mudança de linhas e parágrafo e travessão (se houver falas de personagens).
Ao final da cópia pelos alunos, eles poderão ilustar a produção.
O professor poderá mostrar outras figuras de gatos e inclusive entreagar uma figura desse animal para eles colorirem.
Essas figuras podem ser retiradas do site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=gatos+para+colorir&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
O professor avaliará nesta aula se o aluno foi capaz de ler com desenvoltura a história do Livro de Literatura e as frases das atividades propostas.
Avaliará também se o aluno foi capaz de realizar sozinho a atividade de ordenar frases para formar o texto e a atividade de formar frases, a partir das palavras.
Verificará o desenvolvimento da escrita dos alunos, observando a desenvoltura deles ao sintetizar as informações da história lida.
E ainda observará se os alunos foram capazes de transmitir oralmente suas ideias para compor a história coletiva a respeito das aventuras do gato xadrez
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/08/2014
Cinco estrelasmuito boa as fichas dos livros literários. Consigo visualizar os livros postados de forma digital? Na escola que trabalho os livros são poucos e gostaria de trabalhar na sala de informática. Agradecida.