Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura Infantil e reescrita: uma história sobre gatos

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler uma história infantil com desenvoltura e fluência.

Reescrever a história infantil relatando as principais partes.

Reconhecer e registrar a estruturação das frases (constituídas de palavras) e dos textos (constituídos de frases).

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor iniciará a aula propondo aos alunos a realização de uma brincadeira denominada "Batata quente". Para tanto, pedirá que eles sentem em formato de círculo e explicará que a brincadeira consiste no passe de bola de mão em mão enquanto uma música estará tocando. Quando a música parar (devido a diminuição do volume pelo professor que estará de costas), o aluno que estiver com a bola nas mãos (a batata quente) terá que realizar alguma ação, a qual será combinada antes do início da brincadeira.

O professor, então, combinará com os alunos que quem ficar com a batata quente nas mãos terá que pegar uma frase em uma caixa e lê-la em voz alta para os colegas e que essas frases são dicas para eles descobrirem o nome do personagem de uma história.

Assim, o professor escreverá as seguintes frases em folhas coloridas e as colocará em uma bela caixa:

Não gosta de tomar banho.

Tem sete vidas.

Adora subir em telhados.

Seu nome começa com a letra "G".

Tem a letra "A" no nome.

Tem a letra "T" no nome.

Tem a letra "O" no nome.

Pode arranhar pessoas.

Come ração e bebe leite.

Sabe miar.

O professor pedirá para o aluno que ficar com a batata quente ler a frase, mas não dizer o nome do personagem se souber, pois seu nome será revelado apenas no final da brincadeira. Assim, após todas as frases terem sido lidas, o professor perguntará qual é o nome do personagem e os alunos terão que responder em de forma uníssona que aquelas dicas se referem ao GATO.

Em seguida, o professor conversará com os alunos a respeito das características dos gatos, algumas já apontadas nas frases lidas, ouvindo o que eles sabem a respeito desse animal, se gostam de gatos e se tem gatos em casa.

Para direcionar essa conversa, o professor poderá lançar algumas perguntas como:

  • De que é coberto o corpo dos gatos? (Pelos)
  • De que cor pode ser a cor do pelo dos gatos? (Variadas cores)
  • O que os gatos comem? (Ração, ratos, pequenos animais)
  • Os gatos são amigos de seus donos? (Alguns. Outros gostam de fugir e arranhar)
  • Os gatos conseguem pular longas distâncias? (Sim, eles sobem inclusive em telhados)
  • Vocês gostam de gatos? Por quê? Que características deles fazem vocês gostarem ou não deles? (Resposta pessoal)
  • Quantas patas têm um gato? (Quatro)
  • Quantas orelhas têm os gatos? (Duas)

Para motivar essa conversa, o professor poderá mostrar uma figura na qual aparecem gatos, como a seguinte:

Imagem retirada do site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&q=gatos&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=  

Momento 2

Após essa primeira parte da aula, onde os alunos conversaram a respeito do animal gato, o professor entregará o livro de Literatura: "História Engatada", escrito por Sylvia Ortof para os alunos lerem.

(Foto produzida pela autora da aula)

Momento 3

Em seguida, ainda em círculo, o professor lerá a história em voz alta e pedirá também para alguns alunos lerem, sendo que cada um lerá uma página.

O professor pedirá, ainda, para que os alunos recontem a história oralmente, recordando a ordem dos acontecimentos:

Era uma vez um gato listrado com listras deitadas.

Esse gato viu uma gata que tinha as listras em pé.

Esses gatos se casaram no telhado.

E tiveram um gato xadrez.

Por último, o professor perguntará aos alunos a respeito do título do Livro, questionando-os o porquê de essa história ter sido intitulada "História Engatada". Eles deverão concluir que a palavra "engatada" contém a palavra gata (personagem do livro) e que a palavra "engatada" significa algo junto, algo em continuidade, como sugere a história: dois gatos uniram suas características e geraram um terceiro, o gato xadrez.

Momento 4

Neste momento, o  professor pedirá, para os alunos voltarem para suas carteiras e entregará as frases abaixo para eles que, por sua vez, estarão fora de ordem.

(Foto e frases produzidas pela autora da aula)

Nessa atividade, os alunos terão que ler as frases, recortando-as e colando-as na ordem correta, formando a história do livro.

Momento 5

Em seguida, o professor entregará a figura abaixo para os alunos e explicará que a partir dessas três figuras, eles terão que reescrever a história lida novamente, registrando o que eles lembram a respeito dos personagens e dos fatos.

(Foto produzida pela autora da aula. Imagens reproduzidas a partir das ilustrações do livro a História Engatada)

Momento 6

Como uma última atividade, abordando o personagem GATO, o professor entregará palavras abaixo para serem montadas frases pelos alunos.

As palavras das frases estão fora de ordem, dessa forma, os alunos terão que recortá-las, colocá-las na ordem certa, colá-las no caderno e as copiar abaixo da colagem com letra cursiva.

(Foto e atividade produzida pela autora da aula)

As frases, na ordem correta, terão as seguintes formações:

- Gatos não gostam de água.

- O gato xadrez era engraçado.

- Os gatos bebem leite.

- Gatos adoram subir em telhados.

Momento 7

Caso o professor queira enriquecer essa aula, poderá inventar uma história coletiva sobre as aventuras do gatinho xadrez no telhado de uma casa.

Essa história poderá ser escrita no quadro negro, a partir das ideias dos alunos, e copiada por todos em uma folha ou no caderno.

Durante a escrita coletiva, o professor deverá destacar a imprtância de aspectos como: pontuação, letra maiúscula, mudança de linhas e parágrafo e travessão (se houver falas de personagens).

Ao final da cópia pelos alunos, eles poderão ilustar a produção.

Recursos Complementares

O professor poderá mostrar outras figuras de gatos e inclusive entreagar uma figura desse animal para eles colorirem.

Essas figuras podem ser retiradas do site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=gatos+para+colorir&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

Avaliação

O professor avaliará nesta aula se o aluno foi capaz de ler com desenvoltura a história do Livro de Literatura e as frases das atividades propostas.

Avaliará também se o aluno foi capaz de realizar sozinho a atividade de ordenar frases para formar o texto e a atividade de formar frases, a partir das palavras.

Verificará o desenvolvimento da escrita dos alunos, observando a desenvoltura deles ao sintetizar as informações da história lida.

E ainda observará se os alunos foram capazes de transmitir oralmente suas ideias para compor a história coletiva a respeito das aventuras do gato xadrez

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.