27/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ler, com desenvoltura, dois gêneros textuais distintos.
Utilizar a estrutura de fala dos personagens de uma história (parágrafo e travessão) em situações diversas.
Reconhecer a estrutura do gênero Poema através de leitura e interpretação.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
Para iniciar a aula, o professor pedirá que os alunos formem um círculo com as carteiras. Em seguida, informará que farão a leitura de um Livro de Literatura, mas que antes precisarão ler várias frases, as quais dizem respeito ao nome do personagem da história.
Assim, o professor entregará uma folha para cada aluno com as seguintes frases:
Quem sou?
1) Sou um animal 2) Moro no mar. 3) Como peixes. 4) Não sou agressiva. 5) Gosto de lugares gelados. 6) Bato palminhas 7) Meu nome começa com a letra "F"
Resposta: _________________________ (Foca)
|
Os alunos precisarão ler as frases, adivinhar o nome da personagem e escrevê-la, para tanto, o professor dará um tempo para essa tarefa e em seguida os perguntará: "Qual é o personagem da nossa história de hoje?"
Momento 2
Após a resposta dos alunos, o professor entregará o "Livro A foca Famosa" (Autora: Sônia Junqueira) para os alunos lerem em duplas. (As duplas deverão ser formadas de forma que um aluno com maior desenvoltura na leitura fique com outro com mais dificuldade.)
(Foto da capa do livro reproduzida pela autora da aula.)
O professor dará um tempo para todos lerem e, posteriormente, pedirá para que alguns alunos leiam uma página do livro. Após o término dessa leitura, outro grupo de alunos poderá realizar a mesma tarefa.
Concluída a leitura, o professor retomará a história com os alunos, fazendo que eles a recontem oralmente. Para auxiliar essa atividade, ele poderá realizar perguntas dirigidas, tais como:
Momento 3
Em um terceiro momento, o professor pedirá para que os alunos abram os livros e identifiquem as falas dos personagens, que são as seguintes:
__Rosa, você é bonita! (Fala de Pitoco)
__Rosa, você me namora? (Fala de Pitoco)
__Namoro! (Fala de Rosa)
Após essa identificação das falas, o professor perguntará à turma como eles identificaram essas falas e como eles diferenciaram as falas do que estava sendo contado na história.
Os alunos precisarão concluir que além de haver uma frase que introduz a fala, como "Ela fala" ou "Ele fala", há uma estrutura diferente, com a utilização de PARAGRÁFO E TRAVESSÃO.
Será necessário que o professor explique para os alunos que quando um personagem fala em uma história é necessário utilizar parágrafo (um espaço da margem da folha até o início da escrita) e travessão (um traço vertical antes de iniciar a escrita) como eles observaram no Livro de Literatura que leram. Essa estrutura diferencia uma fala do resto da história.
Para fixar essa ideia, o professor pedirá que os alunos anotem no caderno o lembrete:
Lembrete: Utilizamos parágrafo e travessão (__) nas falas dos personagens! |
Falas do livro: "A foca famosa" Pitoco disse: ___ Rosa você me namora? Rosa respondeu: ___ Namoro! |
Momento 4
Ainda como atividade de fixação da estrutura parágrafo e travessão, o professor entregará para os alunos as figuras abaixo para que eles pintem e escrevam, em duplas, (as mesmas da leitura) falas abaixo de cada animal. O título da atividade será: O que os animais estão falando?
(Foto produzida pela autora da aula. Imagens retiradas do Livro "No Mundo da Alfabetização")
Momento 5
Outra atividade será realizada, só que individualmente, e se diferenciará da outra por apresentar figuras com mais de um personagem. Nessa atividade, o professor pedirá para os alunos escreverem diálogos (conversas) como o de Pitoco e Rosa.
(Foto e atividade produzida pela autora da aula)
Momento 5
O professor preparará uma transparência com a poesia abaixo para ser projetada, caso a escola apresente esse recurso (outra estratégia é escrevê-la em um cartaz)
Antes da projeção, o professor avisará que, naquele momento, os alunos irão ver um texto diferente do livro de literatura, mas que também tem como tema "as focas".
Vinicius de Moraes
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É pôr uma bola
No seu nariz.
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha
Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Bem na barriga
Lá vai a foca
Toda arrumada
Dançar no circo
Pra garotada
Lá vai a foca
Subindo a escada
Depois descendo
Desengonçada
Quanto trabalha
A coitadinha
Pra garantir
Sua sardinha
O professor pedirá para algum aluno ler a poesia em voz alta e, ao final, perguntará em quais aspectos o texto atual é diferente do lido no livro. Ele então ajudará os alunos a perceberem que o texto projetado se trata de uma POESIA, por ter uma estrutura diferenciada, sendo dividido em partes (chamadas estrofes). Cada estrofe apresenta linhas denominadas versos e, algumas vezes, rimas (palavras que terminam com o mesmo som). Os versos são mais curtos, diferentes das frases de uma história que são dispostas até o final da folha.
O professor dará aos alunos essa explicação, caso eles não cheguem a essa conclusão apenas lendo a poesia, e entregará a poesia "A foca" para eles montarem no caderno, coletivamente, observando, primeiramente, o número de estrofes (6) e o número de versos em cada estrofe (cada estrofe tem 4 versos)
Para essa atividade, o professor terá que juntar as estrofes e embaralhar os versos em uma folha. O aluno precisará consultar a projeção da poesia, ordenar os versos, colocando-os nas estrofes certas e separadas.
Essa atividade permitirá que o aluno perceba a organização da poesia, uma vez que precisará formar estrofes com os versos e separar as estrofes com um espaço.
Após a colagem, o professor pedirá para os alunos observarem as rimas da poesia e circulá-las com um lápis de cor. As rimas são:
Primeira estrofe: feliz e nariz.
Segunda estrofe: palminha, sardinha.
Terceira estrofe: briga e barriga.
Quarta estrofe: arrumada e garotada.
Quinta estrofe: escada e desengonçada
Sexta estrofe: coitadinha e sardinha
Como uma última atividade, a turma lerá a poesia "A foca" em coro.
Momento 6
Caso o professor queira ampliar os objetivos, poderá propor a confecção de fantoches de focas (segundo modelo abaixo) nas aulas de Artes.
Imagem retirada do site: http://4.bp.blogspot.com/_JB1MBJfZNw4/SI83TZv9lnI/AAAAAAAAB9I/IMhnoB2-f3Y/s400/foca01.jpg
Para preparar os fantoches, os alunos recortarão a imagem acima, a enfeitarão de acordo com os personagens Rosa e Pitoco (para representar Rosa, poderá ser desenhado, por exemplo, um laço de fitas na cabeça da foca) e colarão na figura um palito de picolé.
O professor poderá, também, realizar uma dramatizaçãoda história “A foca Famosa” com os fantoches confeccionados.
Para tanto, um aluno fará o papel da foca, outro o papel de Pitoco e outro será o narrador.
O vídeo contendo a música da poesia "A foca" de Vinícius de Morais está disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=rcBcKLiD95Y&feature=player_embedded
O professor avaliará a desenvoltura do aluno ao ler as frases da atividade de adivinhação do personagem e ao ler o livro de Literatura.
Avaliará, também, se os alunos compreenderam e souberam utilizar a estrutura parágrafo e travessão para falas, a partir da correção das atividades de elaboração de falas e diálogos em grupo.
Atentará, ainda, para as dificuldades dos alunos ao realizarem a atividade de montagem do poema, verificando se assimilaram a estruturação desse gênero.
Por fim, observará se os alunos foram capazes de dramatizar a história "A foca Famosa", utilizando os fantoches confeccionados e representando com desenvoltura oral os personagens.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/04/2012
Quatro estrelasAdorei o seu trabalho!
17/02/2011
Quatro estrelasgostei um pouco sim! hihi