Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil, fábula e trava-línguas: a interlocução de três gêneros textuais

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler, com desenvoltura, três gêneros textuais distintos.

Reconhecer o conceito e a utilização de trava-línguas a partir da literatura infantil.

 Reconhecer as especificidades do gênero fábula, através de leitura e atividades relacionadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor levará para os alunos degustarem um pedaço de queijo e os perguntará qual o animal que gosta de comer queijos.

Os alunos deverão responder: RATOS. Após essa resposta, o professor avisará aos alunos que eles lerão uma história de um rato que estava com muita fome e que não tendo nada para comer começou a roer tudo que encontrava.

O professor entregará o livro "O rato roeu a roupa", de Ana Maria Machado e Claudius para os alunos e os instigará a ler, perguntando-os o que será que esse rato roeu e o que aconteceu com ele.

(Foto produzida pela autora da aula)

Após a leitura individual e silenciosa o professor proporá que todos os alunos leiam ao mesmo tempo, e, portanto, em coro, o livro.

Momento 2

Em seguida, o professor entregará as figuras abaixo ampliadas para os alunos pintarem em grupos. Serão formados oito grupos. Cada grupo pintará uma figura a qual corresponde a uma parte da história do livro "O rato roeu a roupa"

(Foto produzida pela autora da aula. Imagens reproduzidas de acordo com as ilustrações do livro "O rato roeu")

Os grupos irão à frente e decidirão qual a ordem que as figuras devem ser apresentadas para formar a história lida. Após essa decisão, cada grupo escreverá em uma cartolina a parte da história que ficaram responsáveis, colando a figura na cartolina para ilustrar.

O professor orientará os alunos a utilizarem parágrafos e a contarem apenas aquela parte específica da história, apontada na figura. Os alunos poderão, também, realizar outras ilustrações para enfeitarem a cartolina.

Após um tempo estipulado pelo professor, um representante de cada grupo irá à frente da sala para ler sua parte da história, na ordem estipulada, e para mostrar a cartolina com o trabalho.

Ao término da leitura de cada grupo a história do rato roedor deverá ter sido recontada de forma semelhante e resumida, de acordo com a apresentada no livro.

Momento 3

O professor escreverá no quadro negro ou em uma cartolina a frase:

O rato roeu a roupa do rei de Roma

Ele perguntará aos alunos se eles já ouviram aquela frase e se sabem o que ela significa. Após ouvirem os alunos, o professor dirá que essa frase  inspirou o título do livro que eles acabaram de ler e que ela apresenta muitas palavras com "R", assim, quando pronunciada soa estranha, diferente e até engraçada, sendo, muitas vezes até difícil de ser dita.

O professor informará ainda que, essa frase faz parte de um conjunto maior de frases e o apresentará para os alunos em uma cartolina:

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA,

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RÚSSIA,

O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO…

O RATO A ROER ROÍA.

E A ROSA RITA RAMALHO

DO RATO A ROER SE RIA.

A RATA ROEU A ROLHA

DA GARRAFA DA RAINHA.

O professor complementará que esses tipos de frases e textos se chamam TRAVA- LÍNGUAS, pois são espécies de brincadeiras, nas quais a língua de alguns se enrolam, devido a dificuldade de se falar de forma rápida.

O professor desafiará os alunos a lerem o trava-língua do rato roeu rapidamente um a um.

Momento 4

O professor levará vários trava-línguas, escritos em uma tira de folha colorida, para a sala e entregará um para cada aluno.

Alguns exemplos de trava-línguas que poderão ser distribuídos:

  • O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
  • A babá boba bebeu o leite do bebê.
  • O dedo do Dudu é duro.
  • A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
  • Quem a paca cara compra, cara a paca pagará.
  • O Papa papa o papo do pato .
  • Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.
  • Norma nina o nenê da Neuza.
  • A chave do chefe Chaves está no chaveiro. .
  • Sabia que a mãe do sabiá sabia que sabiá sabia assobiar?
  • Um limão, dois limões, meio limão .
  • É muito socó para um socó só coçar!
  • Nunca vi um doce tão doce como este doce de batata-doce!
  • O padre pouca capa tem, pouca capa compra.
  • Chega de cheiro de cera suja!
  • É preto o prato do pato preto.
  • Bagre branco; branco bagre
  • Um tigre, dois tigres, três tigres.
  • Três tristes tigres trigo comiam .

(Trava-línguas retirados do site: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22

Os alunos levarão as frases para casa com o objetivo de tentarem memorizá-las e pronunciá-los corretamente e rapidamente. Na aula seguinte, eles irão à frente da sala e tentarão, cada um, pronunciar sua frase.

Momento 5

O professor informará aos alunos que eles irão assistir a um vídeo, no qual eles conhecerão a história de um outro ratinho, diferente daquele que roia a roupa do Rei.

Então, o professor mostrará o vídeo que apresenta a fábula "O leão e o ratinho", disponível no endereço eletrônico:

http://www.youtube.com/watch?v=6d8HKhV7FKQ 

Posteriormente, o professor conversará com os alunos a respeito da história assistida, direcionando as seguintes perguntas:

  1. O ratinho dessa história é diferente do rato roedor? Por quê? (Sim, o rato dessa história não rói objetos, não estava com fome, ajudou o leão.)
  2. Na sua opinião, há alguma semelhança entre os ratinhos? (Resposta pessoal, o aluno poderá reconhecer que ambos os ratos eram espertos e que lutavam para sobreviver.)
  3. O leão fez certo em ajudar o ratinho? Por quê? (Sim, pois ele fez uma boa ação e depois foi salvo pelo rato)
  4. Qual lição podemos retirar dessa história? (Dentre as possíveis respostas: devemos ajudar uns aos outros, nunca se sabe o dia de amanhã...)
  5. Quem são os personagens dessa história? (O leão e o ratinho)

O professor ainda dirá aos alunos que a história do Leão e do rato é chamada de FÁBULA,  por ser uma história cujos personagens são animais e por apresentar uma lição ou um ensinamento ao final.

Momento 6

Finalizada a conversa a respeito do vídeo, o professor dividirá a turma em grupos e entregará uma parte da fábula "O leão e o rato" para cada integrante do grupo. O grupo terá que ler as partes, organizá-las e formar a fábula. Em seguida, o grupo colará a fábula em uma folha de ofício e a ilustrará.

O professor orientará a atividade, lembrando que primeiro será necessário colocar o título e o nome do autor e que por último eles deverão colocar a moral da história.

A fábula "O leão e o Rato" está disponível no site: http://www.paratexto.com.br/document.php?id=972 

Recursos Complementares

Outros exemplos de trava-línguas serão encontrados no endereço: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592 

Avaliação

Nesta aula, o professor avaliará se o aluno foi capaz de ler com desenvoltura o livro de Literatura;

Observará se ele compreendeu a história do livro através do reconto das partes;

Verificará se o aluno foi capaz de memorizar o trava-língua e de pronunciá-lo com destreza;

Atentará se os alunos foram capazes de trabalhar em grupo e

Avaliará se eles conseguiram estruturar a fábula adequadamente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • simone, ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO ANTONIO MARCUCCI. , Mato Grosso - disse:
    simoneborges10@hotmail.com

    29/05/2013

    Cinco estrelas

    amei a aula, foi uma otima sugestão para contextualizar a letra r. Parabens!!


  • silvana borges silva, UNIVIRR- Curso "ensinando e aprendendo com as tics" , Roraima - disse:
    gercinaborges@hotmail.com

    09/10/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula de acordo com a minha realidade esta excelente para alunos da terceira série ou quarto ano, e é uma boa sugestão para desenvolver a criatividade, leitura, e a oralidade e o trabalho em equipe. Infelizmente a memorização ainda se fez presente na avaliação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.