06/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ler, com desenvoltura, três gêneros textuais distintos.
Reconhecer o conceito e a utilização de trava-línguas a partir da literatura infantil.
Reconhecer as especificidades do gênero fábula, através de leitura e atividades relacionadas.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
O professor levará para os alunos degustarem um pedaço de queijo e os perguntará qual o animal que gosta de comer queijos.
Os alunos deverão responder: RATOS. Após essa resposta, o professor avisará aos alunos que eles lerão uma história de um rato que estava com muita fome e que não tendo nada para comer começou a roer tudo que encontrava.
O professor entregará o livro "O rato roeu a roupa", de Ana Maria Machado e Claudius para os alunos e os instigará a ler, perguntando-os o que será que esse rato roeu e o que aconteceu com ele.
(Foto produzida pela autora da aula)
Após a leitura individual e silenciosa o professor proporá que todos os alunos leiam ao mesmo tempo, e, portanto, em coro, o livro.
Momento 2
Em seguida, o professor entregará as figuras abaixo ampliadas para os alunos pintarem em grupos. Serão formados oito grupos. Cada grupo pintará uma figura a qual corresponde a uma parte da história do livro "O rato roeu a roupa"
(Foto produzida pela autora da aula. Imagens reproduzidas de acordo com as ilustrações do livro "O rato roeu")
Os grupos irão à frente e decidirão qual a ordem que as figuras devem ser apresentadas para formar a história lida. Após essa decisão, cada grupo escreverá em uma cartolina a parte da história que ficaram responsáveis, colando a figura na cartolina para ilustrar.
O professor orientará os alunos a utilizarem parágrafos e a contarem apenas aquela parte específica da história, apontada na figura. Os alunos poderão, também, realizar outras ilustrações para enfeitarem a cartolina.
Após um tempo estipulado pelo professor, um representante de cada grupo irá à frente da sala para ler sua parte da história, na ordem estipulada, e para mostrar a cartolina com o trabalho.
Ao término da leitura de cada grupo a história do rato roedor deverá ter sido recontada de forma semelhante e resumida, de acordo com a apresentada no livro.
Momento 3
O professor escreverá no quadro negro ou em uma cartolina a frase:
O rato roeu a roupa do rei de Roma |
Ele perguntará aos alunos se eles já ouviram aquela frase e se sabem o que ela significa. Após ouvirem os alunos, o professor dirá que essa frase inspirou o título do livro que eles acabaram de ler e que ela apresenta muitas palavras com "R", assim, quando pronunciada soa estranha, diferente e até engraçada, sendo, muitas vezes até difícil de ser dita.
O professor informará ainda que, essa frase faz parte de um conjunto maior de frases e o apresentará para os alunos em uma cartolina:
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA,
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RÚSSIA,
O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO…
O RATO A ROER ROÍA.
E A ROSA RITA RAMALHO
DO RATO A ROER SE RIA.
A RATA ROEU A ROLHA
DA GARRAFA DA RAINHA.
O professor complementará que esses tipos de frases e textos se chamam TRAVA- LÍNGUAS, pois são espécies de brincadeiras, nas quais a língua de alguns se enrolam, devido a dificuldade de se falar de forma rápida.
O professor desafiará os alunos a lerem o trava-língua do rato roeu rapidamente um a um.
Momento 4
O professor levará vários trava-línguas, escritos em uma tira de folha colorida, para a sala e entregará um para cada aluno.
Alguns exemplos de trava-línguas que poderão ser distribuídos:
(Trava-línguas retirados do site: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22)
Os alunos levarão as frases para casa com o objetivo de tentarem memorizá-las e pronunciá-los corretamente e rapidamente. Na aula seguinte, eles irão à frente da sala e tentarão, cada um, pronunciar sua frase.
Momento 5
O professor informará aos alunos que eles irão assistir a um vídeo, no qual eles conhecerão a história de um outro ratinho, diferente daquele que roia a roupa do Rei.
Então, o professor mostrará o vídeo que apresenta a fábula "O leão e o ratinho", disponível no endereço eletrônico:
http://www.youtube.com/watch?v=6d8HKhV7FKQ
Posteriormente, o professor conversará com os alunos a respeito da história assistida, direcionando as seguintes perguntas:
O professor ainda dirá aos alunos que a história do Leão e do rato é chamada de FÁBULA, por ser uma história cujos personagens são animais e por apresentar uma lição ou um ensinamento ao final.
Momento 6
Finalizada a conversa a respeito do vídeo, o professor dividirá a turma em grupos e entregará uma parte da fábula "O leão e o rato" para cada integrante do grupo. O grupo terá que ler as partes, organizá-las e formar a fábula. Em seguida, o grupo colará a fábula em uma folha de ofício e a ilustrará.
O professor orientará a atividade, lembrando que primeiro será necessário colocar o título e o nome do autor e que por último eles deverão colocar a moral da história.
A fábula "O leão e o Rato" está disponível no site: http://www.paratexto.com.br/document.php?id=972
Outros exemplos de trava-línguas serão encontrados no endereço: http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592
Nesta aula, o professor avaliará se o aluno foi capaz de ler com desenvoltura o livro de Literatura;
Observará se ele compreendeu a história do livro através do reconto das partes;
Verificará se o aluno foi capaz de memorizar o trava-língua e de pronunciá-lo com destreza;
Atentará se os alunos foram capazes de trabalhar em grupo e
Avaliará se eles conseguiram estruturar a fábula adequadamente.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2013
Cinco estrelasamei a aula, foi uma otima sugestão para contextualizar a letra r. Parabens!!
09/10/2010
Quatro estrelasEsta aula de acordo com a minha realidade esta excelente para alunos da terceira série ou quarto ano, e é uma boa sugestão para desenvolver a criatividade, leitura, e a oralidade e o trabalho em equipe. Infelizmente a memorização ainda se fez presente na avaliação.