Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura Infantil e Notícia de Jornal: correlacionando dois gêneros.

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Ler, com desenvoltura, uma história infantil e uma notícia de jornal, correlacionando-as.

 Pesquisar, em diferentes fontes,  a diversidade de peixes existentes na natureza; 

 Refletir a respeito das características dos peixes a partir da realização de uma pesquisa.

Apresentar, com clareza, os resultados da pesquisa, através de exposição oral e escrita.

 Reconhecer a estrutura do gênero Notícia de Jornal, através de atividades relacionadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor levará para sala de aula um peixe de verdade em um aquário e dirá a turma que aquele peixe será deles; assim eles deverão votar um nome para ele e cuidar dele durante o restante do ano.Cada final de semana, um aluno será responsável por levar o peixe para casa para cuidar.

Após a votação do nome, o professor deverá discutir com os alunos quais são os cuidados necessários com o peixe e deverão concluir que ele precisa ser alimentado todos os dias (O professor terá levado a ração do peixe para a sala também), o aquário deve ser limpo toda semana (a água deve ser trocada), o peixe deve ser mantido na água, dentre outras ideias sugeridas pelas crianças.

A turma deverá, também, escolher uma parte da sala para colocar o peixe e decidir a ordem de alunos que levará o peixe para casa.

Momento 2

O professor proporá aos alunos uma pesquisa, com o objetivo de conhecerem com maior profundidade a vida e as características dos peixes e para, dessa forma, poder cuidar melhor do peixe da sala.

Para tanto, a turma será dividida em grupos e o professor orientará a pesquisa da seguinte forma:

Os alunos deverão pesquisar em diversas fontes, como: livros, internet e revistas, os diferentes tipos de espécie de peixe explicando que espécie é o mesmo que um tipo de peixe ou família de peixes e deverão pesquisar também suas características principais, levando para a sala imagens de diferentes peixes.

Essas informações serão anotadas em uma folha como a do modelo:

Pesquisa sobre os peixes:

  • Nome de diferentes espécies de peixes e diferenças e semelhanças entre eles: (Exemplo: Nomes de espécies: Piraputunga, Lambari, Tilápia, Bagre, Mero. Diferenças e semelhanças: Lambari, Piraputanga e Mero possuem escamas e se alimentam durante o dia; já o bagre tem pele coberta de couro, se alimenta a noite e possuiu barbatanas
  • Alimentação: (Eles comem minhoca, ração, inseto, peixes menores, algas, frutas, etc)
  • Lugares onde habitam: (água doce -rios e água salgada - mares)
  • Como respiram? (Através das brânquias e na água)
  • Como nascem? (Através de ovos)
  • Como se locomovem? (Com o auxílio de nadadeiras)
  • Como seu corpo é coberto? (O corpo é coberto de escamas)
  • Figuras de peixes:

Caso o professor tenha acesso a uma sala de informática com computadores, deverá levar os alunos e realizar a pesquisa lá, orientando a escolha dos sites.

Momento 3

O professor combinará um dia para os alunos levarem o resultado da pesquisa, se ela não tiver sido feita no Laboratório da escola,  os grupos deverão apresentar à turma as informações encontradas, mostrando também as figuras.

As imagens comporão, ao final, um mural na sala de aula.

Momento 4

O professor dirá aos alunos que eles irão conhecer a história de um peixe tristonho. Assim, ele entregará o livro de Literatura "O peixe Pixote", de Sônia Junqueira, para eles lerem, sentados em formato de círculo no chão.

(Foto reproduzida da capa e produzida pela autora da aula)

Após a leitura individual e oral, realizada por alguns alunos escolhidos, o professor conversará com a turma a respeito da história, fazendo com que eles a recontem oralmente. Para tanto, poderá utilizar perguntas como:

  • Onde Pixote vivia? (Ele vivia em um lago)
  • Ele era feliz? Por quê? (Não. Ele era muito infeliz, pois não gostava do lago)
  • Como era o lago? (O lago era escuro)
  • Aonde Pixote gostava de ir? (Ele gostava de ir à margem do rio)
  • Como era a margem do rio? (A margem era colorida, o céu era azul, tinha grama, crianças, cachorro, etc)
  • Por que Pixote não podia morar na margem? (Porque ele não conseguia respirar na margem)
  • Os outros peixes também eram tristes? (Não, eles nadavam e brincavam contentes)
  • Um dia, o que Pixote viu no lago? (Outros peixes, pedras, plantas, sapos, rãs, sapatos velhos e brinquedos)
  • Por que você acha que tinha sapatos e brinquedos no lago? (Resposta pessoal na qual o aluno terá que reconhecer que alguém jogou esses objetos no rio)
  • Você acha normal, objetos como sapatos e brinquedos estarem no lago? (Resposta pessoal, na qual os alunos terão que reconhecer que esses objetos não pertencem ao lago e o poluem)
  • Por que de repente Pixote começou a achar o lago bonito? (Porque ele descobriu que nadava de olhos fechados)
  • Vocês conhecem rios e lagos que têm muitos objetos como os encontrados por Pixote? (Resposta pessoal)
  • Que objetos vocês acham que as pessoas jogam no lixo? (Resposta pessoal)
  • Esses objetos deixam o rio sujo e poluído? (Os alunos deverão entender que objetos como sucata sujam o rio e o poluem)

Momento 5

O professor conversará com os alunos a respeito da poluição dos rios, dizendo-lhe que o peixe Pixote enxergava o lago escuro por não abrir os olhos, mas que, atualmente, as pessoas jogam tanto lixo nas águas que os peixes moram em locais escuros, devido a poluição. O professor complementará dizendo, ainda, que muitos peixes morrem devido a poluição.

Para os alunos constatarem esse fato, o professor entregará para lerem a Notícia de Jornal abaixo:

Região tem 11 espécies de peixes em extinção

Allan de Abreu

Vítimas da pesca predatória, da poluição e das usinas hidrelétricas, espécies de peixes típicas da região aos poucos desaparecem dos rios. O Livro Vermelho, publicado neste mês pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, lista 11 espécies de peixes da região ameaçadas de extinção, sete delas com valor comercial, como o pacu-prata, o surubim-pintado, o mandi e o jaú.

Outras três, dourado, tabarana e cascudinho-de-Marapoama, são classificadas como “quase ameaçadas” e uma é considerada extinta na natureza, o pirapitinga-do-Paraná. Pescador desde criança, José Alves da Silva, 34 anos, de Adolfo, acompanha de perto o sumiço dos peixes. “Faz anos que não sei o que é um mandi ou um dourado no Tietê.” Profissional há dez anos, ele se lembra com saudade do tempo em que era rotina pegar até 300 quilos por mês de mandi na rede. Agora, conta nos dedos os exemplares capturados. “Se for dois por ano é muito.”

De tão raro, o último dourado encontrado por Argemiro Lopes de Freitas, 52 anos, também pescador profissional, está bem guardado na lembrança. “Foi em março de 2009. Peguei um de cinco quilos.” Outra espécie cada vez mais rara é o pacu-prata. “Faz tempo que não vejo nenhum”, afirma o motorista Odair Mirabelli, 55 anos, pescador nas horas vagas.

Notícia retirada do site: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Meio+Ambiente/9540,,Regiao+tem+11+especies+de+peixes+em+extincao+.aspx 

Diário da Região. São José do Rio Preto, 23 de Maio, 2010

O professor dirá aos alunos que o texto acima é uma notícia retirada de um jornal da cidade de São José do Rio Preto e que, nessa notícia pode-se constatar o fato de muitas espécies de peixes estarem morrendo.

Para trabalhar com a notícia, o professor escreverá no quadro negro algumas perguntas e escolherá alguns alunos para respondê-las, escrevendo as respostas no próprio quadro. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de discutir as questões e refletir coletivamente a respeito da estrutura e do conteúdo da Notícia.

As perguntas anotadas no quadro serão as seguintes:

  1. Quando essa notícia foi escrita? (Ela foi escrita em 23 de maio de 2010)
  2. Quem é o autor dessa notícia? (Allan de Abreu)
  3. Em qual jornal essa notícia foi publicada? (No Diário da região de São José do Rio Preto)
  4. Qual é o título da notícia? ( Região tem 11 espécies de peixes em extinção )
  5. A que região o título se refere? (A região de São José do Rio Preto)
  6. Qual assunto é tratado nessa notícia? (A extinção dos peixes na região devido a poluição, a pesca e a Usinas)
  7. Quantas espécies estão sendo ameaçadas? (11)
  8. Por que os pescadores ficam preocupados? (Porque a pesca é o sustento deles e com a poluição eles não conseguem pescar) 
  9. Qual é o objetivo da notícia? (Informar aos leitores a respeito do desaparecimento dos peixes)

Após a discussão dessas questões, o professor enfatizará com os alunos que uma notícia de jornal tem o objetivo de informar as pessoas a respeito de algum assunto e que precisa apresentar a data em que foi escrita, o nome do Jornal em que foi publicada e o nome de quem a escreveu.

O professor ainda perguntará aos alunos se eles perceberam diferenças entre a história do Livro de Literatura e a notícia de jornal.

A turma poderá responder de acordo com suas concepções e o professor deverá conduzir a conversa de modo que eles percebam que no livro de Literatura uma história sobre peixes foi contada por um autor, já na notícia um acontecimento verídico, com relação aos peixes, foi reportado e sendo assim fez-se necessário apresentar local, época e nome da pessoa que garante a veracidade dos fatos.

Recursos Complementares

As informações a respeito dos peixes podem ser encontradas em sites como: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peixes/peixes-alguns-tipos.php 

Avaliação

O professor avaliará:

Se o aluno foi capaz de cuidar do peixe quando o levou para casa.

Se o aluno conseguiu pesquisar com êxito e apresentar os resultados da pesquisa, através da correção da folha de orientação de pesquisa e da apresentação oral dos grupos.

Se os alunos leram com desenvoltura o livro de Literatura quando solicitada a leitura oral e se souberam recontá-la.

A desenvoltura da leitura da notícia e se os alunos compreenderam seu conteúdo e sua estrutura ao responderem as perguntas do quadro negro.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.