Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contos populares: um encontro com Câmara Cascudo

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, GILVÂNIA MAURÍCIO DIAS DE PONTES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

- Escutar contos populares lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.

- Entrar em contato com as características do conto popular (tradição oral, narrativa breve, número reduzido de personagens, o tempo e o espaço estão fora do tempo e espaço reais).

- Registrar contos populares por escrito.

- Gostar de ler e ouvir contos populares.

- Realizar contação de histórias para outras turmas da escola.

Duração das atividades
Seis aulas com cerca de 50 minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Um encontro com Câmara Cascudo

1º momento: O professor inicia a aula levando para roda da história o livro Contos Tradicionais do Brasil, de autoria de Câmara Cascudo. Antes de iniciar a leitura dos contos, o professor faz a apresentação do livro da seguinte forma:

  • Hoje eu trouxe um livro de contos populares para ler para vocês. Alguém já ouviu algum conto popular? Qual?
  • O livro que eu vou ler foi escrito por Câmara Cascudo. Alguém já ouviu falar sobre ele?

Fonte: http://www.google.com.br  

2º momento: O professor prossegue a aula apresentando para turma alguns dados biográficos e imagens de Câmara Cascudo (http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/ clicar nos links vida e foto).      

Fonte: http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/ 

3º momento: Em seguida, o professor lê para turma o sumário do livro e propõe uma votação para selecionar os contos que serão lidos. Os contos selecionados devem ser listados e a lista afixada em algum local da sala. Sugerimos que nesse local, além da lista, seja colocadas imagens de Câmara Cascudas e materiais com alguns dados biográficos do folclorista. Esse local pode ser denominado “Cantinho dos Contos”.

4º momento: O professor combina que, todos os dias na roda da história, fará a leitura de dois contos. Prossegue a aula realizando a leitura dos contos escolhidos para o dia.

ATIVIDADE 2 – Apreciando a leitura dos contos populares

 1º momento: Após a leitura dos contos, o professor faz alguns questionamentos para as crianças perceberem as características do conto popular. Para isso pode fazer os seguintes questionamentos:   

  • Os contos que estamos lendo parecem com outras histórias que vocês conhecem? Por quê?  
  • Os contos são histórias curtas ou longas?
  • Quem são os personagens dos contos? Como eles são?
  • Em que locais aconteceram essas histórias?
  • Essas histórias aconteceram nos nossos dias?
  • Quem são os autores dessas histórias?  

2º momento: O professor propõe à turma a produção de um texto coletivo para registrar o que já sabem sobre os contos populares.

 3º momento: Após a conclusão do texto o professor solicita às crianças que façam desenhos para ilustrar o texto que deve ser afixado no “Cantinho dos Contos”.

ATIVIDADE 3 – Escrevendo e ilustrando os contos populares

1º momento: Concluída a leitura de todos os contos selecionados, o professor organiza as crianças em trios para reescreverem os contos. Em seguida organiza os trios de trabalho listando o conto que cada grupo escolheu reescrever definindo qual a função de cada criança na realização da tarefa: uma criança assumirá o papel de escriba e as outras duas de contadoras e de informantes acerca das regras que regem a nossa forma de escrita. Sugerimos que a criança que será a escriba do trio esteja vivenciando a hipótese silábica em seu processo de construção de escrita. Uma das crianças informantes deve estar vivenciando a hipótese silábica alfabética. Essa constituição contribuirá para o avanço de todas as crianças do trio, pois permitirá o confronto de suas ideias acerca de como se faz para escrever, ou seja, como a escrita funciona.

2º momento: O professor orienta as crianças acerca das informações que devem ser registradas no texto: quando aconteceu (época), onde aconteceu (local), com quem aconteceu (personagens), o que aconteceu (conflito e solução) Durante a atividade o professor vai passando pelos grupos observando como as crianças procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem do conto, questionando que letras podem usar para escrevê-lo. Ao chegar junto a um trio que já concluiu a reescrita, o professor solicita que leiam o que escreveram.

3º momento: Após a conclusão da reescrita cada trio produz uma ilustração para o seu conto.

4º momento: O professor convida as crianças para a roda e realiza a leitura do texto de cada grupo. Neste momento as demais crianças podem apreciar os textos lidos comentando se faltou alguma informação e se ela era importante para a compreensão do conto.

ATIVIDADE 4 – Organizando a caixa dos contos

1º momento: O professor propõe à turma a organização da caixa dos contos. Cada trio ficará responsável pela caixa de seu conto que deverá conter objetos, desenhos ou figuras que ajudem no momento de contação da história.   

2º momento: O professor solicitar às crianças que se organizem em seus trios e discutam que objetos, desenhos ou figuras podem colocar em suas caixas. Em seguida, o professor distribui caixas de sapatos para as crianças iniciarem o trabalho decorando as mesmas.  As caixas podem ser cobertas com algum tipo de papel ou tecido. As crianças também podem  pintar as caixas com tinta guache, plástica ou de parede.

Fonte: http://jacirinha.blogspot.com/2007/06/reciclagem-na-caixa-de-sapato.html  

3º momento: Enquanto às caixas secam as crianças fazem os desenhos ou recortam as figuras que vão usar dentro delas.

ATIVIDADE 5 – Organizando a socialização os contos para outras crianças

1º momento: O professor monta um cronograma de contação junto com às crianças, providenciando uma cópia para cada turma convidada, como no exemplo abaixo:

TRIO DE CONTADORES

NOME DO    CONTO

 TURMA CONVIDADA

DATA DA CONTAÇÃO

2º momento: Concluída a organização do cronograma as crianças realizam a entrega dos mesmos as demais turmas.

3º momento: O professor propõe aos trios uma contação na própria turma.

ATIVIDADE 6: Socializando os contos

1º momento: O professor recebe as turmas organizando as crianças em uma roda.

2º momento: Os trios de contadores, com o auxílio das caixas, realizam a contação das histórias.

Recursos Complementares

Vida e obra de Câmara Cascudo - http://www.memoriaviva.com.br/cascudo/ 

Ao acessar o site clica na imagem e em seguida no link vida. Nele é possível encontrar vários outros links contendo dados da biografia de Câmara Cascudo. Para ter acesso a a lista de obras do autor é só clicar no link livros. Algumas obras podem ser acessadas para leitura.

O trabalho com produção de texto - http://www.novaescola.abril.com.br  

Ao acessar o site clicar no link tudo sobre produção de texto e, em seguida no link produção de texto na alfabetização. Nele, no link palavra de especialista, o professor pode acessar entrevistas com Ana Teberosky e Telma Weiz falando sobre a importância do trabalho com texto na alfabetização.

No site da revista escola, também é possível acessar o vídeo A reescrita no percurso de autoria clicando no link  You Tube..

Imagem da obra  http://www.google.com.br

Para ter acesso a imagem da obra "Contos tradicionais do Brasil", ao entrar no google o professor digita o nome da obra na caixa de pesquisa, clica no link imagens e em seguida no link pesquisar imagens.

Caixa dos contos http://jacirinha.blogspot.com/2007/06/reciclagem-na-caixa-de-sapato.html

Neste endereço o professor encontra dicas que ajudaram na confecção da caixa dos contos.

Avaliação

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades, observando-se as contribuições, individual e coletivas, dos alunos durante a reescrita dos contos e confecção da caixa de história, bem como na socialização de suas produções.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rita Pacifico, em casa , Pernambuco - disse:
    ritapacifico@hotmail.com

    21/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, pois está me ajudando a ensinar meu neto.


  • Douglas Fontes, E. M. Ana Cândida Ebling de Oliveira , São Paulo - disse:
    dougmfontes@gmail.com

    22/09/2010

    Cinco estrelas

    Ano passado trabalhei contos populares, focando nas obras de Câmara Cascudo. Esse ano ampliei o projeto. Bom saber que há professores que ousam em seus trabalhos. Professora, parabéns pela proposta aos nossos pequenos!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.