Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História em quadrinhos e narrativa: dois gêneros em diálogo

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler um texto narrativo com desenvoltura.

Interpretar um texto narrativo correlacionando-o com uma história em quadrinhos.

Reconhecer a estrutura do gênero História em Quadrinhos através de atividades relacionadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Inicialmente, o professor mostrará algumas figuras apresentando diferentes cachorros para os alunos.

Essas figuras serão mostradas separadamente e o professor irá incentivá-los a comentá-las, através da realização de algumas perguntas.

Imagem retirada do site: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com 

  • O cachorro dessa foto é grande ou pequeno? (Pequeno)
  • O que ele está fazendo? (Ele está deitado)
  • Vocês acham que ele está animado? (Ele parece estar desanimado)
  • O que pode ter acontecido para ele estar com essa cara? (Resposta pessoa)

Imagem retirada do site: http://www.blogdicas.com.br/fotos/2007/09/cachorro-engole-wii-remote-nos-usa.jpg 

  • E este cachorro? Como ele é fisicamente? (Ele é branco, tem quatro patas e as orelhas são mais escuras)
  • Ele é maior ou menor que o anterior? (Ele parece maior)
  • Qual é a sua cor? (Ele é branco, tem uma cor clara)
  • Ele está deitado como o outro? (Não está em pé)
  • Onde ele parece estar? (Resposta pessoal)
  • Como vocês acham que ele está se sentindo? Triste, feliz ou preocupado? (Resposta pessoal)

Imagem retirada do site: http://downloads.open4group.com/wallpapers/cachorro-preto-no-mato-990c2.jpg 

  • Que cor é o pelo desse cachorro? (Preto)
  • Ele tem mais ou menos pelos que os outros? (Ele é mais peludo)
  • Em que local ele parece estar? (Resposta pessoal)
  • Por que será que ele está com a língua para fora? (Ele pode estar cansado ou com sede)

Imagem retirada do site: http://www.zaroio.com.br/i/o/200901090210007.jpg        

  • Qual o tamanho dos dois cachorros que aparecem na figura? (O da esquerda é pequeno e o cachorro da direita é grande)
  • De que cor eles são? (O menor é branco e preto e o maior é preto)
  • O que o cachorro maior parece estar fazendo? (O cachorro maior parece estar intimidando o menor)

Momento 2

O professor continuará conversando com os alunos a respeito de cachorros, indagando:

- Se tem cachorro em casa.

- Se conhecem algum cachorro.

- Como se chama o cachorro deles e como ele é.

- Se brincam ou já brincaram com um cachorro.

- Se tem algum caso interessante sobre cachorros para contar.

- Se  gostam de cachorros e por que gostam.

Após essa conversa, na qual os alunos poderão contar suas próprias experiências, o professor entregará o texto abaixo para eles lerem:

O cachorro Rex

(Autora: Lívia Fagundes Neves)

Rex era um cachorro de pelos negros e olhos castanhos que morava em uma bela fazenda.

Seus donos eram a menina Clarissa e o menino João. Os três se divertiam muito e passavam por alguns apuros também, como aconteceu no dia em que Clarissa levou Rex para passear e começou a chover bem forte. Neste dia, os dois tiveram que correr muito, e, por pouco, não levaram uma bronca da mamãe, por terem chegado molhados.  

Rex não estava acostumado a andar pela fazenda sozinho. A fazenda era muito grande e ele podia se perder, assim ele ficava só dentro de casa e, quando seus donos podiam levá-lo, ele passeava, mas não ia muito longe de casa.

Um dia, Rex resolveu arriscar, ele pensou que já estava muito grande para ter que sair só acompanhado. Então, quando João se distraiu com seus brinquedos, ele disparou a correr indo em direção ao celeiro da fazenda.

Rex estava muito feliz e se sentia livre, ele queria muito ver os cavalos e apreciar toda aquela natureza, mas, ele começou a ficar cansado de correr e percebeu que não sabia o caminho para o celeiro.

Então, parou um pouco e começou a chorar de medo, ele disse:  

__ Eu não devia ter saído de casa.

Ainda chorando, Rex escutou um barulho, pareciam vozes. Ele enxugou as lágrimas com a patinha e andou um pouco mais a frente, para sua surpresa, ele encontrou vários animais. Eles estavam todos conversando alegremente.

Rex ficou com medo de se aproximar, no entanto um cachorro grande o avistou e correu para perto dele. Rex morreu de medo, mas logo percebeu que o cachorro era amigo.  

O cachorro Grande se apresentou:

__ Sou Pingo, o cachorro grande da fazenda! E você quem é? Nunca te vi por aqui.  

Rex respondeu:

__ Moro na casa da fazenda com as crianças, me chamo Rex, estou perdido por aqui!  

Pingo o tranquilizou:

__ Não fique preocupado, sei o caminho da sua casa. Mas venha conhecer nossos amigos Galo, Papagaio, Cavalo e Boi.

Rex se aproximou e todos o trataram muito bem. Os animais começaram a conversar a respeito da vida na fazenda e Rex percebeu que estava ganhando grandes amigos.  

No final da tarde, Pingo levou Rex até a casa da fazenda e disse a ele:

 __ Rex, podemos ser bons amigos a partir de hoje, agora você já sabe o caminho para nos vermos.

Rex adorou aquele dia diferente e, quando chegou em casa, seus donos estavam preocupados, mas entenderam que o cãozinho já estava crescido e podia passear sozinho quando quisesse.

Momento 3

O professor pedirá para os alunos formarem duplas e responderem as questões abaixo referentes ao texto:

  1. Onde e com quem Rex morava? (Rex morava na casa da fazenda com seus donos)
  2. O que o cachorro costumava fazer com seus donos? (Ele passeava, brincava e passava por alguns apuros)
  3. Rex saía de casa sozinho? Por que? (Não. Porque seus donos achavam que ele era pequeno)
  4. Por que você acha que animais pequenos não podem sair sozinhos? (Resposta pessoal)
  5. O que Rex resolveu fazer certo dia? (Ele resolveu passear pela fazenda sozinho)
  6. O que aconteceu com Rex quando ele parou de correr? (Ele percebeu que estava perdido)
  7. A aventura de Rex valeu a pena no final? Por quê? (Sim , porque ele ganhou novos amigos)
  8. Como os donos de Rex reagiram ao seu sumiço? (Eles ficaram preocupados, mas entenderam que o cachorro já estava crescido e podia sair sozinho)
  9. Você acha certo que Rex saía sozinho? (Resposta  pessoal.)

Após um tempo estipulado, o professor pedirá para cada dupla responder oralmente as questões, complementando algum aspecto, caso seja necessário.

Momento 4

O professor projetará a história em quadrinho abaixo no reto projetor, comentando com os alunos que eles irão conhecer um pouco mais das brincadeiras de Rex e seu dono João:

(Foto produzida pela autora da aula. Imagem do livro: "No mundo da Alfabetização")

Então, o professor pedirá para alguns alunos contarem o que está acontecendo em cada cena (E dirá que cada cena ou imagem é chamada de quadrinho)

- Na primeira cena João está segurando o osso e dizendo: "Rex veja"

- Na segunda imagem João joga o osso (há a palavra "ZUP" indicando o barulho do lançamento) e Rex aparece dizendo: "Au"

- No terceiro quadrinho Rex corre atrás do osso, latindo "Au..Au..." (Aparece o barulho do osso no ar: "Zup")

- No último quadrinho Rex feliz agarra o osso, fazendo : "nhac"

Em seguida, comentará com os alunos que aquele texto projetado é diferente do lido primeiramente, pois na projeção as imagens contam o que está acontecendo, não sendo necessário escrever os fatos, narrando-os como observado na história do "Cachorro Rex". As falas são escritas em balões e não com parágrafos e travessões, e os barulhos das ações são apontados nos quadrinhos.

Após mostrar com os alunos essas diferenças, o professor dirá que o texto lido a respeito da brincadeira de Rex com João chama-se HISTÓRIA EM QUADRINHOS, justamente por ser apresentada em quadrinhos.

Momento 5

O professor realizará, então, uma atividade dirigida com os alunos com o objetivo de se familiarizarem com as histórias em quadrinhos e de entenderem as especificidades apresentadas por esse gêneros.

Assim, ele entregará a história em quadrinhos abaixo e completará, junto com os alunos, as falas nos balões da história que conta a aventura embaraçosa de Clarissa e Rex, no dia em que eles saíram sozinhos e começou a chover muito forte.

(Foto produzida pela autora da aula. Imagem do livro: "No mundo da Alfabetização")

Após os alunos escreverem as falas dentro dos balões, elaboradas coletivamente, o professor pedirá para escreverem, a história em forma de narrativa.

Um modelo dessa escrita seria:

O passeio de Clarissa e Rex

Em um lindo sábado, Clarissa resolveu levar Rex para passear pela fazenda sem a autorização de sua mãe.

Então, ela saiu junto com o cachorrinho sem ninguém perceber, dizendo:

__ Vamos Rex, será um rápido e lindo passeio! Nem o João irá sentir nossa falta!

Eles visitaram lindos lugares da fazenda, mas, de repente, começou a chover muito forte e a garotinha ficou muito assustada. As nuvens estavam carregadas e o céu estava preto.

Clarissa disse para Rex:

__ Estamos em apuros! Chegaremos molhados em casa e todos saberão que saímos!

Os dois correrem o mais rápido possível e felizmente conseguiram chegar em casa.

Quando abriram a porta, perceberam que todos estavam na cozinha tomando um cafezinho quentinho, então correram para o banheiro e Clarissa enxugou o cachorrinho, dizendo:

__ Essa foi por pouco, amigo!

Momento 6

Como uma última atividade, o professor entregará os quadrinhos abaixo para os alunos e pedirá que escrevam nos balõezinhos os diálogos entre os animais da fazenda, encontrados por Rex durante seu passeio.

(Foto produzida pela autora da aula. Imagem do livro: "No mundo da Alfabetização")

Ele orientará a atividade, apenas comentando quais animais aparecem em cada quadrinho:

- No primeiro estão conversando Rex e o cachorro Pingo

- No segundo aparece o galo e o papagaio.

- No último quadrinho o diálogo é entre o cavalo e o boi.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula, o professor avaliará:

- Se o aluno foi capaz de ler com desenvoltura o texto narrativo, através da leitura em voz alta.

- Se o aluno conseguiu responder às perguntas relativas ao texto no momento da correção oral da atividade.

- Se o aluno percebeu as diferenças entre o gênero História em Quadrinhos e a história narrativa, através da realização das atividades de escrita nos balões e de escrita da história.

- A desenvoltura do aluno ao escrever as falas nos balões, observando as dificuldades ortográficas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.