18/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Ler e interpretar, com desenvoltura, um texto narrativo.
- Identificar uma personagem do folclore brasileiro a partir de uma história em quadrinhos.
- Reconhecer as especificidades de cada gênero textual apresentado.
- Participar de brincadeiras, envolvendo uma personagem do folclore brasileiro, na aula de Educação Física.
É neccessário que os conheçam alguns personagens do folclore brasileiro.
1. Conversar com os alunos sobre histórias que o povo conta.
a) Vocês se lembram de alguma dessas histórias?
b) A história do Saci Pererê, habitante das matas brasileiras, vocês já ouviram falar?
2. Entregar uma folha contendo a seguinte história em quadrinhos: Como pegar um Saci?
Professor: A história em quadrinhos pode ser encontrada no Livro Coleção Linguagem e Vivência, Língua Portuguesa. 2ª série. Ensino Fundamental. Autores: Antônio de Siqueira e Silva, Rafael Bertolin e Tania Amaral Oliveira. 2004. p. 112 e 113.
Fonte: submarino.com.br
3. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa da história.
4. Após, o professor deverá fazer a leitura oral da história, salientando a figura do saci como personagem do folclore brasileiro.
5. Realizar uma discussão oral sobre as características do gênero textual " História em Quadrinhos".
* é uma história em sequência dentro de quadrinhos,
* possui diferentes tipos de balões,
* o uso das onomatopeias,
* como aparecem as falas do narrador.
6. Num segundo momento, entregar uma folha contendo um texto narrativo.
Pedrinho e o Saci
Tão impressionado ficou Pedrinho com a conversa que tivera com Tio Barnabé sobre sacis que dali por diante só pensava em saci, e até começou a enxergar sacis por toda parte. Dona Benta caçoou, dizendo:
- Cuidado! Já vi contar a história de um menino que de tanto pensar em saci acabou virando saci...
Pedrinho não fez caso da história, e um dia, enchendo-se de coragem, resolveu pegar um. Foi procurar Tio Barnabé.
- Estou resolvido a pegar um saci - disse ele - e quero que o senhor me ensine o melhor meio.
Tio Barnabé riu daquela valentia.
- Gosto de ver um menino assim. Bem mostra que é neto do defunto sinhô velho, um homem que não tinha medo nem de mula-sem-cabeça. Há muitos jeitos de pegar saci, mas o melhor é o de peneira. (...) Pois bem - continuou Tio Barnabé - arranja-se uma peneira destas e fica-se esperando um dia de vento bem forte, em que haja rodamoinho de poeira e folhas secas. Chegada essa ocasião, vai-se com todo o cuidado para o rodamoinho e zás! - joga-se a peneira em cima. Em todos os rodamoinhos há saci dentro, porque fazer rodamoinhos é justamente a principal ocupação dos sacis neste mundo. (...)
Fonte: princesinhadatorre3.blogspot.com
Depois de tudo ouvir com a maior atenção, Pedrinho voltou para casa decidido a pegar um saci, custasse o que custasse. (...)
Pedrinho foi se aproximando pé ante pé e, de repente, zás! - jogou a peneira em cima.
- Peguei! - gritou no auge da emoção, debruçando-se com todo o peso do corpo sobre a peneira. - Peguei o saci! (...)
Monteiro Lobato. Pedrinho e o saci.São Paulo:Brasiliense, 1994.
7. Após a leitura silenciosa e leitura oral feita pelos alunos, realizar uma discussão oral sobre as características do gênero narrativa.
* história real ou fictícia.
* Fato - o que se vai narrar (O quê ?)
* Tempo - quando o fato ocorreu (Quando ?)
* Lugar - onde o fato se deu (Onde ?)
* Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem ?)
* Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê ?)
* Modo - como se deu o fato (Como ?)
* Consequências (Geralmente provoca determinado desfecho)
1. Existem semelhanças entre as ideias dos dois textos?
Comparando textos:
a) O que existe em comum entre a história em quadrinhos e a história de Pedrinho e o saci?
b) Os dois textos foram escritos da mesma forma? Explique a sua resposta.
c) Qual dos dois textos você achou mais fácil de entender? Por quê?
d) Você acha que Pedrinho conseguiu o que queria? Como você chegou a essa conclusão?
e) O que você faria se fosse Pedrinho e encontrasse um saci?
f) O que você achou do modo de falar do Tio Barnabé apresentado na história em quadrinhos?
Professor: Explique aos alunos que o jeito do Tio Barnabé falar é muito comum entre as pessoas que vivem ou viveram na zona rural e não tiveram acesso à educação escolar: pessoas simples, mas muito sábias.
Você quer saber se Pedrinho pegou mesmo o saci? Então leia a continuação da história. (Entregar outra folha contendo a continuação da história)
Pela informação do Tio Barnabé, logo que a gente põe a garrafa dentro da peneira o saci por si mesmo entra dentro dela, porque, como todos os filhos das trevas, tem a tendência de procurar sempre o lugar mais escuro. De modo que Pedrinho o mais que tinha a fazer era arrolhar a garrafa e erguer a peneira.
Assim fez, e foi com o ar de vitória de quem houvesse conquistado um império que levantou no ar a garrafa para examiná-la contra a luz.
Mas a garrafa estava tão vazia como antes. Nem sombra de saci dentro...
Narizinho deu-lhe uma vaia e Pedrinho, muito desapontado, foi contar o caso ao Tio Barnabé.
- É assim mesmo - explicou o negro velho - Saci na garrafa é invisível. A gente só sabe que ele está lá dentro quando a gente cai na modorra. Num dia bem quente, quando os olhos da gente começam a piscar de sono, o saci pega a tomar forma, até que fica perfeitamente visível. É desse momento em diante que a gente faz dele o que quer. Guarde a garrafa bem fechada, que garanto que o saci está dentro dela.
Monteiro Lobato. Pedrinho e o saci.SãoPaulo:Brasiliense,1994:
2) Pedir aos alunos que observem e releiam o 5º quadrinho da história Como pegar um saci?
a) Você acha que Pedrinho fala da mesma maneira que Tio Barnabé? Como você chegou a essa conclusão?
b) Como seria escrita a fala do primeiro balão se essas palavras tivessem sido pronunciadas por Pedrinho?
Reescreva em seu caderno esse trecho, desenhando o balão e fazendo as alterações necessárias.
c) Reescreva agora a fala de Pedrinho, colocando-a na forma de parágrafo, como no texto de Monteiro Lobato.
a) Os alunos confeccionarão boinas vermelhas semelhante a do Saci-Pererê. As boinas poderão ser feitas de papel cartaz.
b) Será organizado, junto com o professor de Educação Física, a "Festa do Saci e amigos", em que os alunos participarão de várias brincadeiras.
Festa do Saci e Amigos
Brincadeiras
. Caça ao objeto: Faz-se uma lista de objetos fáceis de serem encontrados no local onde a festa será realizada. Reúne-se os participantes para avisá-los do tempo disponível e o nome do objeto que devem procurar. Ao sinal de um apito todos correm para procurá-lo. Ao sinal de outro apito devem retornar pois é o aviso de que o tempo terminou ou o objeto já foi achado. O primeiro que retornar com o objeto pedido é o vencedor. Se o objeto não for encontrado, pede-se o seguinte da lista.
. Corrida do Saci (com um pé só): Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.
. Roda do Saci: Fazer uma brincadeira de roda usando a cantiga infantil "A Carrocinha Pegou" com a letra modificada. Para substituir a palavra "carrocinha", podem ser usados nomes de personagens do folclore (Caipora, Curupira, Boto, Iara, Boitatá, Cobra Grande) ou usar os nomes dos alunos da turma. A palavra "cachorros" é substituída por "sacis". Exemplo: "A (o) ................... pegou / Três Sacis de uma vez! (bis) / Tralalalá, que gente é essa? / Tralalalá, que gente má! (bis)." Ao ser iniciada a brincadeira, três crianças são escolhidas para "sacis" e formam uma roda menor, no centro. A música é cantada uma vez, quando começa a ser cantada novamente, os sacis escolhem um substituto para ir para o centro da roda. Juntos eles pulam, cantando "Tralalalá, que gente é essa? / Tralalalá, que gente má!" E a brincadeira recomeça.
. Pega carapuça: Os jogadores colocam uma carapuça de Saci, na cabeça - pode ser um lenço ou um boné. Dois deles serão os pegadores. Dado o sinal, eles devem tirar as carapuças dos outros jogadores. Vence quem conseguir pegar mais carapuças.
Sítio do Picapau Amarelo: Como pegar um saci?
Ao término das atividades o professor avaliará se o aluno:
- Leu e interpretou, com desenvoltura, um texto narrativo.
- Identificou uma personagem do folclore brasileiro a partir de uma história em quadrinhos.
- Reconheceu as especificidades de cada gênero textual apresentado.
- Participou de brincadeiras, envolvendo uma personagem do folclore brasileiro, na aula de Educação Física.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/06/2013
Cinco estrelasfoi muito bom , me ajudou muito... :D