23/08/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Pessoas com Paralisia Cerebral” (Fig. 1), com duração de 44 segundos, disponível no link abaixo.
Link do vídeo “Pessoas com Paralisia Cerebral”:
http://www.youtube.com/watch?v=rEmLB6UspiI Acessado em: 04 de Agosto de 2010
Figura 1: Imagem do vídeo “Pessoas com Paralisia Cerebral”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentar este para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
O referido vídeo, elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), versa sobre a Paralisia Cerebral (PC). O vídeo, cujo intuito é mostrar que uma pessoa com PC pode realizar diversas atividades sociais, independentes das suas limitações, apresenta diversas fotos de pessoas com PC que tem uma vida normal, que estudam, trabalham, viajam.
Em seguida, quando todos terminarem de assistir o vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo deste. Para isto, sugerimos o roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão:
É importante que o professor estimule a participação de todos os alunos, para que eles dêem suas opiniões acerca do tema da aula, bem como para que possam esclarecer dúvidas etc.
Feito isto, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles sabem sobre Paralisia Cerebral. Após ouvir suas respostas, o professor deverá dizer que este é o tema desta aula – Paralisia Cerebral.
Atividade 1
Dando prosseguimento à aula, as duplas deverão fazer pesquisas em sites da internet sobre “Paralisia Cerebral”. A pesquisa deverá abarcar e responder as questões abaixo elencadas.
Roteiro de Pesquisa:
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://inclusaodasdiferencas.blogspot.com/2010/06/jovem-com-paralisia-cerebral-recebe.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u19209.shtml
http://www.dedosdospes.com.br/html/pc.htm
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/paralisia_cerebral.htm
http://www.inclusaoutopiareal.psc.br/paralisiacerebral.htm
http://www.nacpc.org.br/paralisia_oque_e.htm
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/portal.php/terminologia
http://www.icpg.com.br/artigos/rev02-12.pdf
http://www.psiqweb.med.br/site/ (Fig.2)
Figura 2: Imagem do site Psiqweb
Destacamos que é importante que os temas sugeridos sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla de alunos.
Em seguida, quando todas as duplas finalizarem as suas pesquisas, os alunos deverão formar um grupo de quatro alunos - junção de duas duplas- para discutirem a pesquisa, bem como salientarem o que acharam de mais importante nesta (pesquisa).
Atividade 2
Visando promover reflexão dos alunos sobre o fato de que uma pessoa com PC pode estudar, trabalhar, namorar, viajar etc., cada grupo deverá ler e discutir a reportagem “Estudante com paralisia cerebral passa na 1ª fase do vestibular da FUVEST ” (Fig.3), disponível abaixo. De forma a nortear este momento, sugerimos abaixo um roteiro para a leitura da reportagem.
Roteiro de Leitura:
No momento desta reflexão os alunos deverão compreender que a pessoa com Paralisia Cerebral, não é uma pessoa doente, mas que tem um distúrbio sensorial e senso- motor causado por uma lesão cerebral, a qual perturba o desenvolvimento normal do cérebro.
Link da reportagem:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u19209.shtml Acessado em 28 de Julho 2010
Figura 3: Imagem da reportagem
Sugestão:
Sugerimos que o professor disponibilize para cada grupo, folhas impressas da reportagem. Desta forma, os alunos terão maior autonomia sobre a leitura sugerida para a atividade.
Finalizada a leitura e discussão em grupo, os alunos deverão expor e compartilhar as suas opiniões acerca da reportagem “Estudante com paralisia cerebral passa na 1ª fase do vestibular da FUVEST ”com os demais, lendo as respostas que deram para as perguntas do roteiro de leitura.
Neste momento, o professor deverá favorecer para que estas questões sejam discutidas por todos os grupos – se concordam ou não com as respostas dos colegas e porquê.
Atividade 3
Finalizando a aula, os grupos deverão confeccionar um mural (Fig. 4) com textos explicativos e imagens, cujo tema deverá ser Paralisia Cerebral. Para a elaboração do Mural, cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos na atividade 1, sendo eles:
Temas para a elaboração do Mural
Figura 4: Exemplo de um Mural relativo ao tema “O que é a Paralisia Cerebral”
Fonte: do autor.
O mural contém uma foto de duas jovens que tem Paralisia Cerebral e que são acompanhadas no Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional (CPIDES) da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP).
Sugestão:
Sugerimos que os murais sejam disponibilizados em um local da escola que seja acessado por todos, para que o conhecimento sobre a Paralisia Cerebral possa ser difundido entre todos.
Sugestão de reportagem para a atividade 2
O professor, na atividade 2, poderá utilizar também a reportagem de uma pessoa com paralisia cerebral que lançou um livro, conforme link abaixo:
http://www.cedapbrasil.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=45
O professor, na atividade 2, poderá utilizar também a reportagem do blog de uma pessoa com paralisia cerebral que aprendeu a tocar, conforme link abaixo:
http://cidadao-pc.blogspot.com/2009/01/paralisia-cerebral-e-msica.html
Os links abaixo se referem ao conceito de Paralisia Cerebral:
http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/adap.htm
http://www.paralisiafacial.org.br/
http://www.bengalalegal.com/ronaldo.php
http://www.samauma.biz/site/samauma/ao00210depoimento.htm
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de Paralisia Cerebral, e de que uma pessoa com Paralisia Cerebral possui, em muitos casos, o seu cognitivo preservado, entre eles, destaca-se a inteligência. Além disso, o professor deverá avaliar como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula buscando desta maneira verificar se o aluno compreendeu todos os conceitos abordados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!