15/09/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer o processo histórico da invenção da televisão. Além disso, serão discutidos os aspectos relacionados à importância da televisão como fonte cultural e de informação.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Conhecer o processo histórico de invenção da televisão;
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo.
Motivação
Para dar início a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo “De onde vem a televisão?” (Fig.1), conforme postado abaixo.
O referido vídeo, que tem a duração de quatro minutos e cinquenta segundos e foi produzido pela “TV Escola” e publicado no site do Portal do Professor, mostra como funciona a televisão e explica o seu processo de invenção.
Link do vídeo “De onde vem a televisão?”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1245
Figura 1 – Imagem do vídeo “De onde vem a televisão?”
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1245
Acesso em: . Jul. 2010.
Após a transmissão do vídeo, os alunos poderão se sentar em um círculo para que conversem sobre o que foi apresentado vídeo.
Atividade 1
Estando os alunos organizados em um círculo (Fig.2), o professor deverá fazer alguns questionamentos a eles, como os que estão elencados abaixo, de forma a promover uma conversa sobre o vídeo apresentado anteriormente.
- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?
- Qual é o assunto principal abordado no vídeo?
- Ele nos mostra um pouco da invenção da televisão, não é?
- E vocês, já tinham parado para pensar sobre a invenção da televisão?
- Quem aqui gosta de assistir televisão?
- Vocês acham que a televisão é um eletrodoméstico importante? Por quê?
- Vocês costumam usar a televisão para se informar, para aprender algo ou como lazer?
- Na opinião de vocês a televisão faz bem ou mal à vida das pessoas? Por quê?
Figura 2 – Imagem de alunos sentados em círculo
Disponível em: http://deco-01.slide.com/r/1/0/dl/Lm423BEm7z-I-fHI5nK3IjNtvU-dCzqS/zoomer.fpg
Acesso em: 04. Ago. 2010.
Este é um importante momento, pois, além de favorecer a socialização de pontos de vistas, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado no vídeo. Ou seja, a invenção da televisão e os processos de transmissão das programações, e ainda como esse eletrodoméstico modificou a vida das pessoas, por ser uma fonte de cultura, lazer e aprendizado.
Através das próximas atividades, os alunos farão a leitura de alguns textos que abordam assuntos ligados à televisão e suas influências na vida das pessoas. As leituras poderão trazer algumas “respostas” aos questionamentos feitos anteriormente, os quais dizem respeito a temática central das aulas. Para isto, sugerimos que os alunos estejam organizados em duplas, para efetuarem as leituras e discussão do texto em questão.
Observação: Com essa atividade, os alunos puderam desenvolver a oralidade e o senso crítico sobre a temática da aula, e provavelmente se sentirão estimulados a pesquisarem sobre o tema para poder responder com embasamentos, aos questionamentos feitos anteriormente, pelo professor.
Atividade 2
Nesse momento os alunos, organizados em duplas, farão leituras de textos que versam sobre a televisão como fonte cultural, de informação e de lazer.
Importante:
Sugerimos que o professor entregue as duplas um texto distinto (dos que estão sugeridos abaixo). Observamos que, os textos poderão ser trabalhados por mais de uma dupla. Contudo, todos os textos sugeridos abaixo, deverão ser trabalhados por, pelo menos, uma dupla (Fig.3).
Figura 3 – Imagem de alunos fazendo leitura em dupla
Disponível em: http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/ficha/uploads/fotos/13387/foto%20307.jpg
Acesso em: 23. Jul. 2010.
Segue abaixo os links de alguns textos sugeridos para esta atividade, para que o professor possa fazer a impressão e entregar uma cópia para as duplas:
- Texto: “A importância da televisão”
http://www.tudosobretv.com.br/educa/importancia.htm
- Texto: “A influência da TV na vida das pessoas”
http://pt.shvoong.com/humanities/1745006-influencia-da-tv-na-vida/
- Texto: ‘Televisão no Brasil”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_no_Brasil
- Textos sobre: “Tendências e Programa CQC”
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762002000100006
http://www.blogers.com.br/o-que-e-cqc/
http://www.blogers.com.br/cqc-custe-o-que-custar/
- Texto: “ Influência da TV”
http://www.superinfancia.com.br/site/artigos/artigo.php?art_codigo=11
- Texto: “A televisão como lazer para as crianças”
http://www.meubebezinho.com.br/seufilho050525.shtml
- Texto: ‘Dia da Televisão”
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/11-agosto-dia-da-televisao.html
Juntamente com a cópia do texto, o professor poderá entregar um roteiro de leitura, para subsidiar esse momento,como o do exemplo abaixo:
- Qual é o título do texto?
- Qual é o tema central apresentado no texto?
- Qual parte te chamou mais a atenção?
Os alunos poderão responder cada uma dessas perguntas em seus cadernos, e no momento da discussão que será conduzida poderão respondê-las oralmente.
Observação: Os textos sugeridos não são suficientes para todas as duplas, por isso, o professor poderá distribuir o mesmo texto a duas (ou mais) duplas, ou oferecer outros textos.
Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.
Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:
- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?
- Vocês que já assistiram programas em que os telespectadores sejam levados a refletir sobre a política no Brasil, a importância do voto etc.
- Existem diferentes opiniões (positivas e negativas) sobre a influência da TV na vida das pessoas, e sobretudo, na vida das crianças, o que vocês podem falar sobre isso?
- Falem sobre influências positivas que a televisão exerce na vida das pessoas? Deem exemplos.
- Falem sobre influências negativas que a televisão exerce na vida das pessoas? Deem exemplos.
- Há algo que queiram compartilhar?
Obervamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade. Feito isso, os alunos serão convidados a elaborarem um vídeo, por meio da próxima atividade para finalização da aula.
Atividade 3
Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a criação de um vídeo em que eles abordarão os seguintes temas:
- Criação da televisão;
- Evolução da televisão;
- Como é feito o processo de transmissão das programações;
- A televisão como instrumento social de informação e reflexão (saúde, educação, política etc.)
- A influência positiva e negativa da televisão na vida das pessoas;
- Televisão como fonte de lazer.
Cada uma das duplas poderá falar sobre um dos temas acima propostos. Um aluno, poderá fazer o papel de entrevistador, que entrevistará cada uma das duplas, para que os assuntos discutidos na aula sejam pontuados no vídeo. O professor deverá auxiliar as duplas a elaborar um roteiro em que haja os principais pontos sobre as temáticas da entrevista (criação da televisão, evolução e etc), para que já saibam o que responder no momento da gravação do vídeo - entrevista.
O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto o desenvolvimento da entrevista. Neste momento, sugere-se contar também com a colaboração do professor de Artes para dar orientações quanto a figurino, cenário e uso do corpo e da voz.
Para a gravação dos vídeos poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares.
Se considerar necessário, os alunos poderão fazer a edição do vídeo. Para isso, sugerimos uma ferramenta que pode ser utilizada para esse fim, chamada "Windows Movie Maker". Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:
Recurso Tutorial Widows Movie Maker: http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker
Sugerimos que quando o vídeo estiver pronto, os alunos o apresentem aos demais alunos da escola e que façam também alguns cartazes sobre a evolução das televisões e seus inúmeros fins, entre outras informações que aprenderam durante a aula.
Sugestão de atividade:
Produzir diferentes tipos de textos é uma competência que deve ser desenvolvida nos alunos do Ensino Fundamental Inicial, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos e da Educação Escolar Indígena. Por isso, nessa atividade, as duplas serão convidadas a elaborar um texto narrativo abordando nele o que aprenderam com a leitura do texto e com as discussões feitas com todo grupo. Esse texto, após a correção do professor, deverá ser entregue a outra dupla, de modo que haja um rodízio entre os textos produzidos, para que além das informações serem disseminadas entre as duplas, que elas se sintam valorizadas.
- Sugerimos que o professor faça a leitura de um texto que aborda a importância da produção de textos no Ensino Fundamental: http://www.webartigos.com/articles/18826/1/PRODUCAO-DE-TEXTO/pagina1.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o processo histórico de invenção da televisão, bem como se refletiram sobre a importância desse meio de comunicação como fonte cultural.
Em termos cognitivos deverão ser avaliados os seguintes aspectos:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!