01/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Para esta aula a professora deve providenciar um globo e uma esfera (que representará o sol). É importante lembrar que a esfera deve ser maior que o globo.
Momento 1
Através de uma conversa informal perguntar aos alunos quais são as 4 estações do ano. Possivelmente, a maioria sabe quais são as estações e, após as respostas, perguntar as características mais comuns a cada uma delas. Levá-los a refletir perguntando;
Momento 2
Pedir que uma criança vá a frente da turma para ajudar a professora. Essa criança deverá ficar em um ponto da sala segurando a esfera para representar o Sol, enquanto a profeesora vai segurar o globo explicando como ocorrem as estações.
Dizer que cada estação acontece devido a posição da Terra em relação ao Sol. Mostrar aos alunos onde está localizado o Brasil e explicar que embora pareça que estamos parados, a Terra está em constante movimento em torno do Sol.
A figura abaixo ajudará nessa explicação, é importante que ela esteja fixada no quadro.
Imagem disponível em: http://filoparanavai.blogspot.com/2010/03/conhecimentos-gerais-as-quatro-estacoes.html
Com o globo, posicionar o hemisfério sul bem de frente para o Sol e explicar que no verão (dezembro) é mais quente porque os raios chegam mais diretamente à esse hemisfério, como mostrado na figura acima (globo superior). Com o passar dos meses, a Terra vai girando e, quando chegamos no outono o hemisfério sul já não encontra-se de frente para o sol, mas de lado. Por isso no outono as temperaturas são mais brandas (globo da esquerda na figura). A Terra nunca pára seu movimento, e quando estamos no mês de junho, o hemisfério sul está quase de costas para o Sol, recebendo bem menos calor (globo inferior). Por isso, na estação do inverno as temperaturas caem tanto. Com o passar dos meses, chegamos em setembro, a Terra continua seu movimento e agora o Sol está chegando na Terra de forma perpendicular, novamente, fazendo mais calor que antes, por isso na primavera as temperaturas já começam a subir de novo (globo da direita). Todo esse processo acontece durante 1 ano, recomeçando depois um novo ciclo.
* Observar na figura que a Terra não faz um movimento totalmente circular, ficando mais próxima do Sol durante a primavera e o verão. Por isso, mesmo recebendo os raios solares de forma perpendicular no outono e na primavera, a temperatura acaba sendo um pouco mais alta na primavera do que no outono.
* É importante usar uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos, caso a aula seja dada para crianças maiores, a professora pode enriquecer a explicação com mais detalhes (ângulos, eixo de inclinação terrestre, etc).
* Abrir um momento para dúvidas e comentários
Momento 3
Depois da explicação, professora e alunos devem fazer a leitura do seguinte texto:
O texto completo encontra-se disponível em: http://cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte2.html
Dizer que esse texto é um exemplo de texto informativo, pois nos fala do que o homem veio aprendendo ao longo do tempo, como começou a prever as épocas de chuva, colheita e plantio e como são divididas as estações no nosso país e fora dele. Dessa forma, todo texto que nos informar algo, nos contar sobre alguma coisa, é caracterizado como texto informativo.
A professora pode fazer uma interpretação oral do texto lido, através de algumas perguntas:
Momento 4
Pedir que as crianças observem as características das árvores na imagem abaixo:
http://filoparanavai.blogspot.com/2010/03/conhecimentos-gerais-as-quatro-estacoes.html
Comentar que além do texto informativo, também existe um tipo de texto (dentre outros) onde a pessoa descreve o que está vendo ou relata um fato acontecido, esse tipo de texto é chamado de texto descritivo, ou seja, a descrição de algo com maiores detalhes.
Pedir a alguns alunos para descreverem a foto acima, onde cada figura está sendo caracterizada por uma estação. Após esse trabalho oral, a professora fará com a turma um texto descritivo das imagens apresentadas.
Ex:
Vejo uma foto com quatro imagens. Na primeira, vejo um caminho com muitas árvores. Essas árvores estão floridas, cheias de flores rosas e representa a estação da primavera.
A segunda imagem é do verão, as árvores continuam cheias e suas folhas estão bem verdes.
Já no outono, as folhas mudaram de cor, estão amareladas e muitas delas estão no chão. As árvores já não estão tão cheias como antes.
A última cena mostra um dia de inverno. A grama, o caminho, as árvores e os bancos, estão todos cobertos de neve.
Momento 5
Distribuir para cada crianças uma folha da atividade abaixo e pedir que relacionem as palavras e imagens a cada estação do ano. Devem cortar a segunda folha e encaixar cada item no quadro contendo as estações. Ao final da atividade podem colorir os desenhos.
Jogo da memória das quatro estações disponível em: http://www.discoverykidsbrasil.com/atividades/recortaremontar/jogo_estacoes/
Observar o interesse e a participação dos alunos durante as atividades propostas
Observar através das dúvidas e comentários se ficou claro para as crianças como acontece as estações do ano durante o momento 2
Observar se conseguiram responder às perguntas da interpretação oral, feita a partir do texto informativo
Observar se entenderam o conceito de texto descritivo a partir da produção feita no momento 4, bem como se está havendo avanço em relação à aquisição do código escrito
Observar se conseguiram fazer relação dos fatos e imagens com as estações estudadas.
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/09/2013
Cinco estrelastextos excelente
17/09/2012
Cinco estrelasamei essas aulas são bem inspirativas
10/02/2012
Cinco estrelasParabéns ótima a sua aula
22/05/2011
Cinco estrelasÒtimo seu plano de aula, inclusive as atividades sugeridas.
09/10/2010
Cinco estrelasAs sugestões são ótimas